Tudo começou em meados dos anos de   2000  quando o atual babalorixá o senhor José Eurípedes Liberato descobriu a sua mediunidade, o mesmo se encontrava com a vida em dificuldades, apos sair da cidade de Paraopeba interior de Belo horizonte com sua família e vim morar na capital, conheceu aqui uma senhora praticante da religião umbandista. A senhora  conhecida como Tia Lia, agora falecida. Foi quem direcionou, e iniciou  o atual babalorixá   o Senhor José Eurípedes Liberato na religião.Desde esta época o pai de santo veio se preparando, abriu sua casa e hoje presta serviço em prol da caridade ajudando a todos que procuram a sua casa em busca de ajuda. O babalorixá o senhor José Eurípedes Liberato  relata que  toda vez que entra no terreiro todos os seus sentidos são afetados, com os cantos, as orações, o som das cantigas, tudo é um misto que compõem as emoções, os sentimentos, a fé é impossível não se emocionar, todos os seus sentidos são  estimulados, é algo sem explicação. Porem também ocorre momentos de tristeza afinal tudo tem (dois) lado, e àqueles casos onde pessoas o procuram  para resolverem problema de ordem material, exigindo um resultado imediato, e quando não encontram culpam o Terreiro ao Dirigente, os Médiuns, quando não a própria Umbanda, o motivo do seu fracasso. Porem o que muitos não entende e que  para aqueles que tem o merecimento e empenho, muito problemas acabam realmente por ter a “solução desejada”, mas somente aos que merecem. A umbanda tem vários espíritos que possuem acessos as várias camadas do astral, contudo  a pessoa realmente tendo merecimento é atendida e assim suas realizações ocorrem ou tendem a ocorrer’ mais rápidas’’, contudo, vale ressaltar que a Umbanda e uma religião digna como qualquer outra e merece respeito. Muitos pensam que por fazerem’’ oferendas’’ as entidades terão seus pedidos atendidos, de imediatos e que por isso não poderão ouvir um não, ou serem frustrados, porem esquecem que a entidade não precisa de sua oferenda, eles não precisam, por exemplo, de sua vela, de  seu incenso e por aí vai, estes itens, estes elementos usados não é para eles e sim para nos, e um canal, uma porta para nos conectarmos com eles. E, nessa altura a realização de nossos desejos vem conforme os nossos merecimentos. Por exemplo, quando se oferece  uma vela ao seu anjo de guarda, não é porque ele necessita de uma vela, e sim a pessoa que necessita acende la, para assim abrir um portal que a conecte ao seu anjo de guarda, para que assim ele possa ouvi-la. E interceder por ela os elementos usados  serve para auxiliar  a pessoa a ter aquele contato. Não para o anjo  de guarda.

       A umbanda, é Amor, e Caridade, pura e simplesmente. A pessoa ao buscar uma casa seria deve se atentar a alguns princípios se não cobra consultas e trabalhos e se tem como principal a caridade e o amor ao próximo. Essa é a verdadeira  Umbanda. Quanto ao ritual de cada casa a diferença ocorre, pois, cada culto tem um leque vasto, para ficar mais fácil de intender  imagine que a umbanda é um bolo de festa e este bolo foi dividido em várias fatias. A primeira parte foi aquela que ficou com a espiritualidade maior, e  os demais pedaços foram distribuídos

  Cada pessoa que recebeu o seu pedaço ira come lo dê uma forma, porem é o mesmo bolo. Assim também é a umbanda ela veio de uma espiritualidade maior, de la veio um representante para cada terreiro, este representante passara  direcionamento e doutrina  ao pai de santo, ou a mãe de santo. Porem se, por exemplo, se para a casa um,  veio um  caboclo ele vai orientar a casa nos seus conhecimentos de caboclo. Com suas ervas, assobios, brados, rezas, etc.  Já a casa dois,  quem veio foi um boiadeiro então ele já tera ensinamentos neste campo, irar atuar com berates, sementes olho de boi, chifres, rezas, chicote, etc. Quem ta certo? Os dois. Não é por que difere que está errado. Se o fundamento é o mesmo se mantém amor, caridade, é umbanda e no fim todo levara a umbanda maior. Não é porque eu passo café diferente que eu estou errado, não importa se vou colocar o café na água e passar, ou se vou colocar o pó de café no coador e depois colocar a água. O resultado vai ser café do mesmo jeito. Entao não há certo ou errado, a maneiras diferentes de entender e realizar a mesma coisa. São pessoas diferentes, culturas diferentes porem todos na mesma religião buscando amor, caridade, evolução espiritual dentro da umbanda. Então Qual é o mistério da Umbanda? Amor e Caridade, pura e simplesmente  .

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!