Historia da umbanda
A umbanda é uma religião brasileira originada da junção das religiões africanas, indígenas, orientais e europeias (catolicismo e espiritismo kardecista). Por seu aspecto mestiço e sincrético, a umbanda é considerada uma religião genuinamente nacional.
Historia da umbanda: Ela nasceu durante uma sessão espírita no dia 15 de novembro de 1908, na cidade de Niterói (RJ). E por isso que no dia 15 de novembro se comemora o Dia da Umbanda. A palavra umbanda tem origem no idioma bantu e tem dois significados: “lugar de culto” e “sacerdote”. Segundo o Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade mensageira responsável pela definição das bases dessa religião,
“A umbanda é a manifestação do espírito para a caridade.”
A umbanda é uma religião monoteísta — isto é. Acredita em um único Deus abaixo do qual existem os orixás e as entidades ou guias protetores (espíritos ancestrais). Assim, a umbanda pode ser entendida como o culto que os espíritos encarnados prestam a Deus através dos orixás e dos espíritos desencarnados. Os umbandistas acreditam que os orixás e as entidades ancestrais habitam outro plano de existência. Os orixás são antigas divindades iorubás cujo culto foi trazido ao Brasil pelos negros escravizados.
Oxalá: é o orixá mais importante, é o criador da humanidade.
Seu símbolo é o branco e sua qualidade é a sabedoria. No sincretismo, é Jesus Cristo.
Oxóssi: é o orixá da caça, identificado com as matas, os animais e as plantas.
Seu símbolo é o arco e flecha. No sincretismo, é São Sebastião.
Xangô: é o orixá da justiça e do trovão.
O símbolo de Xangô é o machado e, no sincretismo, é identificado com São Jerônimo.
Iemanjá: e o orixá feminina das águas salgadas, Iemanjá é a Rainha do Mar.
É identificada com Nossa Senhora , sua cor é o azul claro .
Ogum: é orixá guerreiro da luta e do trabalho. Seu símbolo é a espada. No sincretismo, é o São Jorge.
Oxum: orixá feminina das águas doces, ligada a maternidade, à fertilidade, à beleza e ao amor.
e oxum e a deusa do ouro. É identificada com Nossa Sra. da Conceição.
Iansã: orixá feminina dos raios, tempestades, trovões e vendavais.
Seu símbolo é o raio. No sincretismo, é Santa Bárbara.
Exu: orixá mensageiro, dono das encruzilhadas e guardião das entradas.
Seus símbolos são o tridente ou o ogó (bastão de madeira). No sincretismo, é Santo Antônio
As entidades são espíritos desencarnados de ancestrais que podem ser incorporados por médiuns durante os cultos nos terreiros de umbanda. Essas entidades, que cumprem funções ligadas à cura e ao aconselhamento. São :
Pretos-velhos: espíritos de negros escravizados, os pretos-velhos são possuidores de vasta sabedoria.
Caboclos: espíritos de antepassados indígenas, os caboclos possuem forte vínculo com a natureza e são grandes conselheiros.
Baianos: espíritos descontraídos, dotados de grande energia positiva, os baianos são conhecidos por serem bons de prosa e bem sinceros.
Boiadeiros: diferentemente dos baianos, os boiadeiros não são de falar muito, porém são bondosos, justos e muito corajosos.
Zé-Pelintras: também chamados malandros, os zé-pelintras são os espíritos dos marginalizados pela sociedade. É o patrono dos bares e da vida noturna.
Pombagiras: associadas à sedução, à força feminina e à liberdade, as pombagiras são entidades protetoras das mulheres e representam a não submissão ao masculino. Saiba mais:
Marinheiros: também chamados marujos, os marinheiros são associados às águas sendo responsáveis pela limpeza e descarrego .
ERÊS : essas entidades que se apresentam de maneira infantil.Quando chegam no terreiro transformam o ambiente em pura alegria.
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