Erês
A palavra Igbeji que dizer gêmeos. Forma-se a partir de duas entidades distintas que coo-existem, respeitando o princípio básico da dualidade.
O Erê é uma energia ancestral que pode estar relacionada ao orixá de cabeça da pessoa ou, até mesmo ligado ao orixá da ancestralidade familiar, pode ser compreendido também como um espírito desencarnado, infantil ou que se manifeste no estado infantilizado, orientando o fiéis da Umbanda.
Os Erês são um meio de conexão espiritual que comunicam ensinamentos e experiências diversas a seus médiuns e a comunidade.
O Erê representa o espírito em sua condição natural, sem as impurezas espirituais advindas da evolução e livre arbítrio, portanto; tem imensa capacidade de perdoar, curar e aconselhar os seres humanos. O Erê da Umbanda prega a união e o amor incondicional entre os seres
Dia principal de culto: domingo.
Comemoração Anual: 27 de setembro
Saudação: Oni Beijada!
Velas: azul, rosa e branco.
Elemento. Fogo, Terra
Domínios: jardins , parques e praias , luta contra contra doenças e feitiços
Oferendas: doce e frutas. Doces diversos, de preferência com muito mel
bolo de chocolate,caruru: cebola, alho, azeite de dendê, camarão seco, quiabo, limão, castanha de caju moída, água quente e gengibre ralado.Guaraná, todas as oferendas são servidas com guaraná e uma vela que pode ser rosa, branca ou azul, podemos usar fitas se for pedido.
Margarida,alecrim, jasmim e rosa.
Bebida: água de coco e refrigerante (principalmente, guaraná).
Oração aos Erês
Salve a força das crianças! Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças.
Encaminhe minhas preces a Oxalá Pai de imensa pureza, que meus pedidos feitos com clareza e verdade sejam atendidos. (Fazer pedido)
Doces crianças, oh Erês! representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção Me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
Aceitem minha humilde oferenda que é feita com verdade e fé E interceda por mim junto ao Pai De Amor Supremo. Agradeço as Crianças!
Salve Erês!
Comentários
Postar um comentário