Ogum
Ogum é um dos principais Orixás na Umbanda estando presente em praticamente todas as vertentes da religião afro-brasileira. Ele é o Orixá guerreiro, que protege contra as guerras e as demandas espirituais negativas é um orixá muito forte, destemido e estratégico, conhecido por ser o responsável pela manutenção da lei e da ordem no terreiro. Pelo sincretismo religioso, nos centros de umbanda das regiões sul e sudeste do Brasil é comum associar Ogum a São Jorge, o santo guerreiro da Igreja Católica.Além disso, o orixá protege os agricultores, os soldados, artesãos e seus filhos e todas as pessoas que lhe pedem ajuda nas lutas, para fazer justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Ogum é pleno de energia, empreendedor e suas decisões são rápidas. Ele ama a liberdade.
Dia principal de culto: Terça-feira
Comemoração Anual: 23 de abril
Saudação: Ogunhê! (ou Ogum Yê! ou, ainda, Patacori Ogum!
Símbolo: Espada
Elemento: Todos os metais
Domínios: Abertura de caminhos, defesa e energia (ligada à atitude , jazidas, caminhos e estradas
Oferendas: Inhame ou cará, mel ou dendê e velas vermelhas ,
Bebida: Cerveja branca
Oração de Ogum para Nossa Proteção contra Demandas
Ogum, rogai por nós. Nunca ficará sem resposta àquele que nele crê… Ogunhe meu Pai!
Eu andarei vestido e armado com as armas de Ogum para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.
Que assim seja, amém!
Comentários
Postar um comentário