Ossaim 

Ossaim era o senhor absoluto das folhas. Utilizava seus segredos medicinais com plantas e ervas para fazer chás, banhos, pomadas e outros métodos para tratar e curar a saúde física, psicológica e espiritual.

             

Dia principal de culto:   Quinta-feira

Comemoração Anual:  05 de outubro

saudação:  Ewê ewê asá ou Asá ô ou Ewê ô ou Eruejé

Velas: verde, branco, e todas as variações de verde dependendo da nação

Símbolo: sua ferramenta tem uma haste central com um pássaro na ponta, do meio dessa haste saem sete pontas, chamada de Opassanìyn.

Elemento:  Floresta, plantas selvagens (terra/ matas /cruzeiro ) .

Clareira de matas no ar livre, que governa toda a floresta, búzios, no reino vegetal, às plantas, mais especificamente às folhas

Domínios: Medicina e Liturgia através das folhas, atua contra demanda, traz a vitalidade e segurança , atua conta
problemas ósseos, reumatismo, artrite

Oferendas: pitangueira, arruda, eucalipto cheiroso. Banana frita, milho cozido com amendoim torrado, canjiquinha, pamonha, inhame, bolos de feijão e arroz, farofa de fubá; abacate

Comidas: couve passada na panela com dendê (epô) e farofa, abacate, figo.

Flor: cravo, Flores do Campo,

Ervas: Manacá, quebra-pedra, mamona, pitanga, jurubeba, coqueiro, café (alfavaca, coco de dendê, folha do juízo, hortelã, jenipapo, lágrimas de nossa senhora, narciso de jardim, vassourinha, verbena)

Bebida:  suco de hortelã, suco de goiaba, enfim sucos de qualquer fruta








Oração de Ossaim para acolhimento e sabedoria

“Ossain, senhor da cura e do axé das folhas! Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos; Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas; Senhor das folhas! Que no outono as folhas protejam meus caminhos; Que na primavera as folhas enfeitem meu destino; Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada; Que no verão as folhas alegrem minha vida. Amém!”

 

Oração da cura de Ossain


“Ossain,  Senhor da cura e do axé das folhas!

Ó Senhor das Ervas, venho te louvar neste momento!

Peço nessa Oração que seu axé inspire minhas ações.

Sem o “Orixá das Folhas”,  nenhum orixá é cultuado, 

sendo assim;  pela sua força e poder eu peço:

Que suas bênçãos derramem sobre meu espírito, minha mente e meu corpo, 

 trazendo cura, paz e harmonia a minha vida,

Com as folhas frescas, traga a fartura, a saúde, a alegria, e o amor a minha jornada diária, 

Ewê o!

Com as folhas secas,  leve para longe aqueles que obstruem meus caminhos, 

Ewê o!

Saravá Ossain,  traga sua proteção a meus caminhos! 

Ewê Asá! 

Ewê o!

Meu Pai, Meu mestre, Meu Senhor do Desconhecido!

Que as encruzilhadas das dúvidas sejam afastadas de minha vida.

Que o seu pássaro voe

À chegada de meu espírito!

Meu Pai,  Meu Mestre e Senhor das Folhas,

Que as folhas do outono possam alegrar a minha alma!

Que as folhas da primavera possam enfeitar meu destino!

Que as folhas do inverno cubram-me com sua proteção!

Que as folhas do verão tragam-me sabedoria e esperança!!

Meu Pai, Meu Mestre, e Senhor das Curas!

Que seu pássaro cante 3 vezes para levar a minha saudade;

Que seu pássaro cante 7 vezes para levar a minha dor;

Que seu pássaro cante eternamente para receber o seu amor!

Saravá Ossain, traga sua proteção a meus caminhos! 

Ewê Asá! 

Ewê o!”.



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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!