Oxumaré   


Oxumarê na Umbanda: Orixá ainda pouco cultuado. Assim, cabe explicar que esse amado Pai rege a Segunda Linha de forças, a Linha do Amor e da Concepção com Mãe Oxum. Regente Cósmico dessa Linha, já foi alvo de muitas interpretações dos ‘conhecedores’ dos mistérios dos Orixás. 

Oxumaré é Orixá de origem daomeana conforme os Cultos de Nação e sincretiza com São Bartolomeu, santo católico. Diz-se que não exatamente Pai Oxumare tem origem daomeana, mas sim o Daomê ou Daomei tem suas raízes nesse Pai.

A saber: “Dã” é serpente. Então, Daomê significa “terra da serpente”.

Dessa forma, quanto às lendas a seu respeito, chegam a caracterizar que esse amado Pai é seis meses masculino e seis meses femininos. Ou até mesmo metade do tempo homem, metade do tempo cobra (serpente).
Que interpretem como quiserem os profundos ‘conhecedores’…

 Dia principal de culto:   Terça-feira

 Comemoração Anual:  24 de Agosto, 

Saudação:  Arroboboi Oxumarê!

Velas: amarelo e verde, cores do arco-iris

Símbolo: cobra e o arco iris

Elemento: água.,Oxumaré leva a água da terra para o céu, para que possa voltar como chuva. Ele liga os antepassados aos homens de hoje, sendo associado ao cordão umbilical. Oxumaré e Bessém são a mesma face de um único orixá masculino cultuado na Umbanda, que tem forte ligação com a riqueza e prosperidade, além da clarividência. água salgada e sal.

Domínios:  trasformar paixões em amor ,pressão alta, pressão baixa, alergia, vertigens.

Oferendas: “Cobra” feita de batata-doce amassada e banana-figo frita em azeite doce.

Batata Doce, Inhame , agrião e manjericão branco, todas amarelas,

Bebida:  água mineral.


Oração a Oxumaré – Senhor da Evolução e Riqueza


Arroboboi Oxumaré!

Sem Vossa interferência, noite e dia se confundiriam,

Mas temos Vossa proteção para ligar céu e terra, reger as estações,

Sempre renovando a vida, eliminando o que não é mais necessário,

Para que novas forças reiniciem os eternos ciclos.

Senhor da Riqueza, Serpente Divina!

Sábio Deus que afasta inimigos e as intrigas,

Como Serpente da sabedoria,

Ensina o caminho de luz para purificar meu espírito.

Como Orixá do Arco-Íris, traga a bênção da riqueza a minha vida,

Que eu prospere em meu trabalho e finanças.

Envolva-nos com as cores vivas de seu Arco-Íris e liberte-nos dos vícios do espírito,

Trazendo evolução espiritual, prosperidade, saúde, paz e amor.

Arroboboi Oxumaré!

Traga-nos a chuva purificadora e fertiliza a terra!

Renova a esperança em dias melhores, e com as cores do Arco-Íris conduza minha evolução.

Arroboboi Oxumaré!


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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!