Xangô
No Brasil, a depender da região, pode-se encontrar o sincretismo de Xangó com 4 diferentes santos católicos: São João Batista, São Pedro e São Jerônimo, São Judas Tadeu ,homenageados, respectivamente, em 24 de junho, 29 de junho 30 de setembro e 28 de Outubro
Xangô é o orixá da Justiça. Ele rege tanto a justiça divina quanto a justiça dos homens, de forma imparcial, sem escolher lados.
Ele é o orixá da sabedoria, da justiça, da política. A balança, simboliza o equilíbrio do julgamento. Ele é quem luta para manter o universo divino balanceado e consistente. A representação de Xangô muitas vezes é feita com um machado. É um machado de dois gumes, que representa a força da justiça que corta para os dois lados, representando a neutralidade do equilíbrio. Quem invoca a justiça de Xangô deve ter em mente que também será julgado, e se estiver devendo à justiça divina, também terá que pagar. Antes de nos ajudar, ele irá analisar a nossa conduta. Ele verifica se temos sido justos em nossa vida com os nossos semelhantes. A balança deste orixá busca o equilíbrio, e tudo o que não concorda com a Justiça Divina é contado. Ele nos provém da justiça que buscamos segundo a nossa necessidade e merecimento. A simbologia deste orixá é as pedras, as rochas, elas são símbolos de Xangô Umbanda, pois representam a estabilidade do mineral. Quando as pedras se chocam, saem faíscas que iniciam o fogo. Por isso, o elemento de Xangô é o fogo. E essa é uma analogia da chama purificadora e equilibradora de Xangô.
Cor: as cores principais de Xangô são o vermelho e o branco.
Mas, a depender da casa, ou da qualidade do Orixá pode-se, assim, encontrar Xangô de vermelho e marrom; de Marrom e Preto; de marrom e Branco; todo de marrom; ou todo de vermelho.
Domínios: Xangô rege, na natureza, as pedreiras, o elemento fogo, os vulcões, os raios e trovões.
Atuação: na energia da justiça divina e da Lei Maior e as energias dos estudos e do conhecimento
Saudação: Kawô Kabiesilé
Elemento: os livros representam Xangô porque este orixá está ligado as questões da razão, do conhecimento, do intelecto e da letra da lei, assim como a justiça e o direito
Dia da semana: quarta-feira
Cor de vela: marron
Ferramentas: Oxê, machado duplo de dois cortes laterais feito e esculpido em madeira ou metal, o machado de dois lados, que simboliza a justiça imparcial, a balança e a estrela de seis pontas que simboliza o equilíbrio das energias no mundo.
Principais folhas e erva: alfavaca roxa, café (folhas), cipó-mil-homens, erva de São João, flamboyant, hortelã, levante, manjerona, mentrasto, nega-mina.
Oração a Xangô para inspirar a justiça divina em sua vida
Salve Xangô! Orixá de grande força e harmonia.
Protetor dos injustiçados e advogado das boas causas.
Pedimos que nos envie um raio de luz e uma faísca de seu incomensurável poder,
a fim de abrandarmos a violência de nossa manifestações de ódio e de rancor
contra os nossos semelhantes.
Mostrai-nos o caminho certo, para cumprirmos a missão
que foi determinada pelo Pai.
Se nossos erros ou nossas faltas nos desanimarem,
deixai-nos sentir a sua presença, para seguir suas pegadas
no caminho da fé e da caridade, para que assim possamos levar
a Sua Justiça por toda a eternidade.
Kaô Cabiesilê!
Comentários
Postar um comentário