A BATALHA ESPIRITUAL NA UMBANDA:Cada vez que um zelador de Santo decide fazer uma gira de Umbanda, a baixa espiritualidade entra em polvorosa.Muito trabalho pra atrapalhar.Exus isolando o entorno do terreiro ficam sendo constantemente bombardeados e os médiuns da casa, passam a ser atribulados para deixar de cumprir o preceito, dificultar sua rotina para que eles desistam de ir trabalhar, obsessão de desculpas pra evitar a todo custo que a gira aconteça. E com vocês, não é diferente.Muitas coisas acontecerão. Uma dorzinha de cabeça chata, um amigo que liga pra ir a uma festa, o carro escangalha.Mas você persevera e vai!E toda vez que você entra em um terreiro, você já sabe, na porta tem muitos sentinelas.Exus estão ali pra selecionar quem pode ou não pode entrar.As vezes kiumbas estão tão entranhados no perispírito da pessoa que acaba passando, ou as vezes alguns que já estão aptos a ser doutrinados são permitidos; mas a esmagadora maioria dos espíritos malfazejos, obsessores, espíritos perdidos, espíritos que trabalham para o mal são travados na porta.Os guardiões bloqueiam a sua entrada e não é de se espantar que eles arrumem a maior arruaça.Parasitas não gostam de ser separados do seu hospedeiro.Nem sempre é uma tarefa fácil para os Exus.As vezes kiumbas travam lutas corporais sérias pra poder entrar, muitos deles estão desencarnados e corroídos pelo mal há milênios, muitos tem muita força e muitas vezes a energia de quem entrou no terreiro é tão ruim e a afinidade com o kiumba tão grande que os Exus sofrem ataques espirituais sérios para impedir a entrada dele no entorno sagrado e imaculado do terreiro.É por isso que ao adentrar você se sente aliviado.Mas nem todo mundo que vai ao terreiro vai em busca de paz, não é mesmo?Cada vez que alguém pede pra desfazer um casamento e vai buscar o marido da outra, uma batalha séria é travada lá fora, porque um kiumba se fortalece energeticamente e luta feroz para ir pra junto do consulente.Se você pensa em fazer mal a alguém, quer prejudicar inimigos que você mesmo fez, quer vingança contra algum desafeto, faz pedidos errados, coisas que você não merece, acontecem milhares de tentativas de furar o bloqueio.Exus são confrontados seriamente, e os kiumbas vão ficando cada vez mais fortalecidos pelas energias maléficas que você está dando a eles.Quase nunca eles vencem porque os Exus estão muitos degraus acima deles em força e poder, mas creia, eles estarão te esperando lá fora.E se a sua ida ao terreiro não foi para aumentar seu padrão vibracional, ser grato pela sua vida, sua saúde e pela limpeza do seu perispírito, mas para conseguir intentos imerecidos e satisfazer seus desejos insanos... Eles vão te "pegar na saída".E sua ida ao terreiro não valeu de nada, nenhuma entidade de luz vai te dar nada que você não tenha trabalhado pra comprar e nem nenhum amor que você não tenha conquistado.Você só fez mesmo foi o jogo dos kiumbas, atrapalhou os trabalhos do bem, facilitou a guerra, conseguindo ainda mais trevas para sua vida.Na Umbanda o responsável por seus atos é sempre você mesmo.Então..se você for, vá para somar.Ninguém que seja do bem faz o mal e vice versa.Se você quer escolher o lado do mal o livre arbítrio é seu, mas respeite o sagrado alheio!

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!