A HISTORIA DA "LAMPARINA" PARA O CATIMBÓ JUREMA.Antes de Mais nada ! Quero deixar bem claro, Cada família de catimbó jurema, trás suas tradições da forma que lhe foram passados através da oralidade, isso quer dizer, Que nem todas as famílias eram iguais referente a seus conhecimentos, costumes e rituais. Sendo assim ! A minha opinião não se agrega a todas familias do catimbó jurema.A Lamparina surgir presadamente durante o período do século XIX. A lamparina era um recipiente onde era colocado óleo de baleia ""óleo retirado da banha de animais"" e um pavio encravado num pedaço de cortiça que gerava a chama. Durante esse período, muitos moradores nordestinos, principalmente aqueles de baixa renda, os mesmo faziam sua utilizações das lamparinas. A lamparina era um meio de iluminação em noites festivas ou até mesmo em casas de moradores humildes. Grandes catimbozeiros utilizavam em seções espirituais dentro das matas ou até mesmo em suas residências. A lamparina foi umas das formas que os velhos catimbozeiros encontraram para adaptar grandes ciências as quais são utilizadas até os tempos de hoje em muitas famílias tradicionais do catimbó jurema. Devemos lembrar que, nem todos os catimbozeiros tinham dinheiro para comprar velas. A lamparina além de ser fácil na sua confecção, também era mais apropriado em seu uso, já que a mesma tinha uma duração a mais do que a vela. A lamparina se tornou-se uns dos elementos primordias para o culto a jurema, assim como ela também era muito utilizada pelos preto velhos, na verdade, a lamparina era a iluminação dos pretos velhos, ja que os mesmo também estão inseridos dentro do culto a jurema. A lamparina também era a iluminação das cidades reais dos encantos da jurema, várias ciências foram atribuídas através da espiritualidade de cada velho catimbozeiro que conseguiram através de seus dons mediunicos, fazerem sua adaptações para dentro do catimbó jurema. Devemos também lembrarmos que, a lamparina passou a ser a luz que iluminava aqueles que morriam ou faziam seus desencarnes para o mundo e nasciam para a ciência espiritual através da consagração. Existe várias formas de suas utilizações, tudo dentro da ciência. Existe lamparinas que eram utilizadas com dendê, com azeite doce, com querosene, tem lamparinas que são perfumadas, existe várias formas de uso com as lamparinas dentro do catimbó jurema, as formas e práticas, os rituais e os encantos, ainda segue em segredo em várias famílias de catimbó Jurema. Em alguns rituais e acomodações (assentamentos) utilizam as lamparinas durante as seções espirituais, o exemplo disso é, o ritual do batismo da qual a lamparina se faz presente. Em uns dos rituais do cachimbo da qual e feitos vários procedimentos, a lamparina também se faz presente. Em Algumas mesas de consagracções iremos encontrar a lamparina presente em determinadas cerimônias e ritualísticas. Em algumas mesas rasteira ou mesa de chão a onde a lamparina também se faz presente dês do começo até o término da seção . Podemos encontra-la em várias ocasiões as quais estão ligadas diretamente com o culto a jurema, portanto, a lamparina passou a ser primordial para o catimbo jurema dentro de algumas tradições familiares do catimbó jurema.Espero que todos apreciem esse texto, ele trás um bom conteúdo para o nosso aprendizado.Agradeço a todos de coração..

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!