Reflexões Umbandistas Sobre O QUE PERDEMOS QUANDO A MAKUMBA SE TORNOU UMBANDA ?A Makumba preparava as pessoas para a Vida Cotidiana, o Neo-umbadista de hoje não sabe o que isso significa, ele coloca o "uniforme" dele mas não tem vivência de Terreiro.Perdemos muito no quesito de preparo das pessoas. Os mais antigos dentro da Umbanda, aqueles que viram a transformação de Makumba para Umbanda, sabem das coisas. Conhecem as origens, não necessariamente são Mães ou Pais de santo, mas sabem e estudam sobre o povo.Perdemos também a questão de Fazer a Makumba na hora. (Fazia o descarrego na hora, banho de ervas e etc). Não fazemos mais para não "chocar" que procura um Terreiro. As Giras (oriunda do termo Njila (caminho) do Kimbundo) foram transformadas em sessões.É importante entender a questão da cultura do Povo Africano para entender a MAKUMBA. O termo vem do Quicongo kumba – “feiticeiro” (o prefixo ma, no quicongo, forma o plural), Makumba, pode ser entendida como a Reunião do Melhores, pois somente os melhores eram feiticeiros ou Kimbandas (termo de origem Kimbundu). Tem gente que até hoje acha que ser makumbeiro é ruim ou que makumba é apenas um instrumento musical. Antes de ser Umbandista seja Makumbeiro. Makumba é Filosofia de Vida; um Sistema Espiritual e Civilizatório que nos mantém em contato com nossos Ancestrais. A Umbanda já foi vista assim por todos, porém perdeu essa noção, quando foi invadida e deturpada pelo Kardecismo.Perdemos totalmente as referências Bantu, tanto que os mais novos juram que a Umbanda é um culto aos Orixás! Sem Cultura Bantu não há Umbanda. Sem Cultura Bantu não há Preto Velho. Sem Cultura bantu não há Mavambo. Não sabe o quem é Mavambo? Busque então por Aluwaia e suas denominações nos seus diversos campos de atuação. Será difícil encontrar, afinal de contas o Neo-Umbandista quer entender apenas de orixá, mas canta para Tata Caveira, Tata Mulambo, Tata Rompe Mato, Vó Cabinda e Vovô Congo.A contribuição bantu na formação linguística brasileira é muito expressiva, pois são inúmeras palavras presentes em nosso vocabulário: angu, abano, banda, bunda, bazuca, caçula, capanga, candango, cachimbo, cafundó, caxumba, dendê, fubá, fundanga, batuque, macumba, miçanga, mocotó, moleque, muamba, muvuca, muquiço, quitanda, quizila, quitute, quilombo, samba, umbanda, saravá, camundongo, ginga, tanga, sunga, catinga e tantas outras palavras que marcam a influência da língua, e da cultura bantu no Brasil. Mas o Umbandista Moderno quer apenas aprender Yorubá! Sugiro aprender Kimbundu, são 3 anos de Curso, tenho certeza que o "teu" Preto Velho vai se amarrar (na UFB tem curso). Terreiro é terra de resistência ou seja é importante falar de política, mobilização para ações sociais, cura para os aflitos, dar de comer a quem tem fome de comida e de saber, e principalmente liberdade para as mentes dos oprimidos. Isso é exercitar a espiritualidade, e hoje tem terreiro que parece clube onde a preocupação maior é com a mensalidade do médium.Nós perdemos tudo isso, os mais novos não sabe mais fazer Makumba! Tornaram-se místico sem fundamento, sem lastro, sem tradição.O Terreiro era como um Quilombo mesmo, as pessoas viviam, conviviam e resistiao. Hoje as pessoas só se encontram para a Gira.Por isso somos os Quilombo das Almas e o que nos Guia é o M.A.R. - Makumba - Ancestralidade - Resistência.Cláudio ZeferinoQuilombo das AlmasMukuiu Nzambi.

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!