*** A Cadeira de Espinhos! ***Um dos lugares mais horríveis de se sentar, é na cadeira de Pai (Mãe) de Santo, mas isso, ninguém entende antes de se sentar nela!Sentado ali, você está exposto e é o centro das atenções de todos. E em consequência disso, você se torna "o alvo a ser abatido".Parece cruel, mas é real !!!Sentado nessa cadeira, você tem que aguentar diuturnamente as facadas que vão te dar pelas costas e as traições dentro do próprio Axé.Ali, você vai ter que conviver com a maldade, a inveja, a cobiça, as fofocas, as mentiras. E acima de tudo, com a ingratidão humana!Dali daquela bela cadeira, você vai assistir aquelas pessoas que você mais ajudou, se levantarem contra você. Cheios de si e "cobertos de razão"!Muito se tem apontado, para os "erros" dos Sacerdotes:Pai ou Mãe fulano(a) é maldoso, mercenário, só pensa em si, não tem mais sentimentos esqueceu o que é ser humano, não tem carinho pelos filhos, não tem empatia, etc etc etc...Mas o que deixou esses Sacerdotes assim?É, algo aconteceu!Mas isso só quem vive sabe. Os demais nem imaginam!!!Quantas tristezas, mágoas, decepções e traições aquele Sacerdote já teve na vida? Claro que nesse Batuque "moderno" onde se jura amor eterno hoje e amanhã se joga todos os prints na internet! Ninguém se importa com o que aquele Sacerdote passou. Afinal de contas na boca de ex filho de Santo, ex Pai ou Mãe nunca "prestam" mesmo. E ao Sacerdote, sobram a tirania (insana e louca) e a sua bela Cadeira de Espinhos!Tem uma frase que diz: "Quando borir um filho novo, cobre bem. Cobre pelo teu axé e já cobre pelo chute que assim que ele se aplumar ele vai te dar".Salvo algumas excessões. ERRADA, ESSA FRASE NÃO ESTÁ!É difícil de explicar, mas alguma coisa o mundo espiritual deve querer nos ensinar, com tudo isso. Mas talvez, nós ainda não estamos prontos, para aprender essa lição!Uma coisa é certa: a "cadeira" que todos querem, muitos,mas muitos mesmo QUE SENTARAM NELA OU ESTÃO NESSE EXATO MOMENTO BEM ACOMODADOS, EM CIMA DELA... SE ARREPENDERAM OU SE ARREPENDEM DISSO!E pensar que a maioria desses Sacerdotes, correu e dedicou a sua Vida inteira A ESSA CADEIRA!TRISTE ILUSÃO - DURA REALIDADE - CRUEL VERDADE Alguém certa vez escreveu "Ser pai de santo é viver mil vidas em uma". Porém na maioria das vezes, nenhuma dessas mil vidas, é a vida pessoal do sacerdote! Dessa cadeira, assistimos as nossas dores, dilemas, problemas, sonhos e projetos pessoais FICAREM DE LADO OU SEREM ESQUECIDOS. Por que o fulano tem que deitar, a fulana não está bem, o pai do ciclano está doente, a Maria se separou do marido, o Pedro está perdido nas drogas, a Ana está sem emprego. E os demais, precisam muito do Sacerdote e todos correm para buscar ajuda com o Sacerdote. E esse precisa ajudar aos seus!Ah detalhe, esse Sacerdote ainda corre o risco, de em qualquer situação dessas citadas acima. Ser "eleito" como o ÚNICO E EXCLUSIVO CULPADO DISSO TUDO TER ACONTECIDO NA VIDA DESSAS PESSOAS!Porque ?POR QUE É O SACERDOTE QUE ESTÁ SENTADO E BEM ACOMODADO NAQUELA BELA, LINDA E IMPONENTE. CADEIRA DE ESPINHOS!Afinal de contas, é bem como diz com muita propriedade, um grande amigo meu:"Não basta alimentar o Judas, tem que servir do bom e do melhor para ele... na tua mesa"!Texto: Babalorixa Euripedes

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!