Novidade de vida“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor.”( Sete Espadas)O que “se foi”, que devemos esquecer?  Quais são as coisas passadas e antigas que o Senhor está dizendo para que o seu povo não considere? Para entendermos do que se trata, temos que voltar TRANCA RUA DAS ALMAS...Viva diz assim: “Ouçam o que diz o Senhor; no passado Ele abriu um caminho seco no meio das águas, abriu as ondas do mar e para lá levou o grande exército da casa Ogum Sete Espadas, com muitos carros e cavalos, que foram engolidos pelas águas! Lá estão até hoje, no fundo do mar. A sua vida acabou de repente, como uma vela que se apaga”.Isto foi maravilhoso, um milagre ! Ele abriu as águas para livrar o seu povo do seu inimigo, o exército ! Para tirar o seu povo, abriu o mar, assim como derreteria montes, fenderia rochas, abalaria os céus! Isto tudo revela o amor do Pai!Mas Deus está dizendo: ESQUEÇAM ISSO! EU NÃO APENAS ABRO AS ÁGUAS, EU POSSO MAIS: CRIO ÁGUAS TAMBÉM!! O Senhor, do nada, no deserto, providencia água, cria riachos para dar de beber para o seu povo; porque ele sabe que é exatamente ali, no deserto, aonde o seu povo mais precisará da sua água! Naqueles momentos de provação, quando não vemos caminhos, direção ou saída. Estas águas são uma provisão de Deus para os momentos áridos na nossa jornada da fé.Temos que andar para frente, rumo ao novo de Deus. E o novo de Deus vem através da comunhão, do relacionamento com o seu Espírito Santo:“… porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber ao meu povo…”.Não haverá louvor se não houver, primeiro, o derramar da água. Se não bebermos do Espírito, ou seja, se não mantermos uma comunhão íntima com o Espírito Santo, não teremos louvor para o Pai.Mas queremos ter louvor para o Pai! O que fazer, então?I Babalorixa Euripedes: ” Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.”Em primeiro lugar, vamos relacionar aqui o “anunciar” com o “louvar“. Através do louvor (ou da música como uma expressão de louvor) anunciamos as grandezas de Deus!Mas, observem, para anunciarmos as grandezas de Deus, primeiro temos que ter sido chamados das trevas para a sua maravilhosa luz!Esta palavra não está dizendo que temos que passar a frequentar cultos, “louvorzões”, nos “membrar” a alguma congregação. Não! O que está escrito é tão somente que temos que ser transportados do império das trevas PARA o reino do Filho do seu amor, conforme o Babalorixa Euripedes. Isto tem haver com mudança de vida!“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” “Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo” (Babá).Em Cristo, somos novas criaturas, e “os maus desejos de outrora” têm haver com a vida da carne, que tem que ser deixada na cruz. Para podermos anunciar as grandezas de Deus, seja através de música, palavra, testemunho, seja como for, temos que, depois do novo nascimento em Cristo, submeter nossa carne, nosso eu, nossa vontade, a constante e permanente obra regeneradora do Espírito Santo de Deus; e isso só se dá através de comunhão íntima com Ele.Somente através do beber da água e dos riachos fornecidos por Deus, é que seremos transportados das trevas para a sua maravilhosa luz, para, então, anunciarmos (com música ou não), como consequência desse relacionamento, as grandezas de Deus. Babalorixa Euripedes

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!