ESCLARECENDO OU ESCLARECIMENTO.Preto velho, índios e caboclos na visão espírita.Pretos velhos, índios e caboclos são realmente como se apresentam?Therezinha Oliveira – Uma vez desencarnado, o espírito não mais pertence a qualquer das raças humanas terrenas. Não tendo mais corpo físico, o espírito não é amarelo nem negro ou branco. O espírito poderá apresentar em seu perispírito (corpo espiritual) características de alguma raça, se ainda se sentir assim, ou assim se mentalizar.Devemos acolhê-los ou não em nossas reuniões mediúnicas?Therezinha Oliveira – Devemos acolher fraternalmente, sem qualquer intolerância ou preconceito, todos os espíritos manifestantes, porque é com a permissão de lei divinas que eles vêm às nossas reuniões.Analisemos, porém, sua natureza e o conteúdo de suas comunicações, como devemos fazer com qualquer espírito que entre nós se manifeste. Pois, esses espíritos, para se comunicarem mediunicamente, não precisariam usar de um linguajar estranho aos médiuns e aos participantes da reunião.Como atendê-los?Resp.: 1) Se o espírito adota essa aparência ou linguajar momentaneamente, porque assim era conhecido na existência terrena e que comprovar sua individualidade?A manifestação estará justificada, caso haja quem o possa reconhecer e identificar.2) Se o espírito se apresenta desse modo porque ainda se sente nas condições em que vivia na sua última encarnação?Procurar ajudá-lo a se liberar desse indesejável condicionamento:– esclarecê-lo quanto à sua real natureza de espírito;– lembrar-lhe que já teve muitas outras existências e em diferentes condições e, portanto, tem um patrimônio espiritual mais amplo;– mostrar-lhe que não precisa ficar fixado nas condições da existência que findou e que na vida espiritual pode continuar progredindo (inclusive no modo falar).3) Se o espírito diz que se apresenta assim, porque essa encarnação lhe foi muito grata por lhe haver permitido adquirir virtudes, especialmente e humildade (por não se rebelar nem odiar ante o domínio injusto que sofreu), e o deseja exemplificar?Dizer que entendemos o seu propósito mas que a humildade não consiste em aparências exteriores nem em atitudes servis; ser humilde é não se considerar melhor ou mais merecedor que os outros, não se colocar jamais acima de ninguém.4) Se o espírito finge essa aparência e linguajar com o objetivo de nos iludir e perturbar?Advertir, alertar para a responsabilidade pelos seus atos;Se não atender, usar de firmeza para que se afaste, rogando, se necessário, o amparo dos dirigentes espirituais.Por que há tantos espíritos que se apresentam dessa maneira no Brasil?Therezinha Oliveira- Pretos-velhos, índios e caboclos são figuras apreciadas na cultura popular brasileira e a Umbanda, em que a manifestação de espíritos que assim se apresentam é bem aceita e até estimulada, mais incentivou a crença neles. Muitas pessoas supõem que pretos-velhos, índios e caboclos sejam inferiores e estejam, ainda, numa condição de serviçais, para lhes atenderem aos pedidos. Outras acreditam que eles tenham poderes misteriosos, capazes de resolver de modo mágico os problemas dos consulentes. Parecem, também, julgá-los venais, já que aceitariam agir em troca de algum “pagamento” ou compensação. Evocação por rituais específicos convidam e condicionam certos espíritos a se apresentarem como preto-velhos, índios ou caboclos. E muitos espíritos, às vezes até os benévolos, assumem essa aparência porque sabem que, assim, as pessoas do meio em que se vão manifestar aceitarão mais facilmente a sua presença e mensagem.Se não oferecermos esse condicionamento, muitos espíritos deixarão de se apresentar assim, passando a se comunicarem em seu modo próprio e natural.Divaldo Franco disse: “…Muitos acham que os pretos-velhos são mais fortes. Acreditam que as coisas que os guias não fazem eles fazem. Quer dizer que nós deixamos para eles a tarefa do lixo? E existe lixo no mundo espiritual?…….”Não seria para comprovar a identidade deles que falam assim?Therezinha Oliveira- Estudiosos da cultura africana, indígena e cabocla, analisando-lhes a linguagem, usada quando se comunicam nas reuniões mediúnicas, tiram alertadoras conclusões: 1) A fala de pretos velhos não costuma corresponder aos diletos africanos, mesmo levando-se em conta a mescla com o idioma português. É mais uma algaravia (confusão de vozes) sem significado ou ligação com o que os africanos falavam;2) Índios brasileiros não poderiam jamais se denominarem “Caboclos 7 Flexas” (não tinham noção de número além dos cinco dedos da mão, nem contavam um, dois, tres, quatro e cinco mas chê po = minha mão). Também não se denominariam “Flecha Ligeira”, “Nuvem Branca” etc., como o fazem os índios norte-americanos, os quais o cinema vulgarizou entre nós. (Mediunismo e Antroponomia, Sylvio Ourique Fragoso, Revista Internacional de Espiritismo, setembro/1981).Um verdadeiro preto ou preta velha pode ser guia espiritual?Therezinha Oliveira – SIM, se por suas palavras e atos mostrar que é digno desse título, que tem conhecimentos superiores para nos orientar e verdadeiro amor para nos exemplificar. NÃO, se demonstrar pouca evolução espiritual e muito apego ainda às sensações materiais (como o fumar e o beber, por exemplo).OBSERVAÇÃO: A maioria das comunicações de pretos-velhos como guias espirituais não passa de fruto da sugestão, do animismo, fraudes e mistificações.Houve, certamente, bons espíritos que se encarnaram entre os escravos para liderarem aquele povo sofrido, de modo sábio e amoroso, durante o seu cativeiro.Alguns deles, depois de desencarnados, talvez tenham podido voltar à retaguarda terrena, por amor aos próprio crescimento espiritual no serviço do bem.Mas não devem ter sido muitos, pelo contrário, serão bem poucos, porque a maioria dos africanos escravos eram como nós: espíritos de mediana ou pouca evolução.Será que, arrancados de seu país e de seu lar, privados da liberdade, agredidos cruel e impiedosamente anos a fio, foram capazes de se resignarem e sublimarem os sentimentos em relação aos seus senhores e algozes?Pouquíssimos espíritos terão, nessas expiações e provas, triunfado desse tão duro, embora todas tenham tido ensejo de algum aprimoramento intelecto-moral. Entretanto, aí estão incontáveis espíritos de pretensos pretos e pretas-velhas, a se comunicarem e querendo assumir a posição de orientadores espirituais da humanidade, sem demonstrarem condições para tanto.Do livro: Reuniões MediúnicasDe: Therezinha OliveiraPor que é que, comumente, não vemos comunicações de pretos velhos ou de caboclos, nas sessões mediúnicas espíritas? Isso se deve a algum tipo de preconceito?J.Raul Teixeira – A expressão da pergunta está bem a calhar. Realmente, a maioria dos participantes não vê os espíritos que se comunicam, mas eles se comunicam. O Espiritismo não tem compromisso de destacar essa ou aquela entidade, em particular. Se as sessões mediúnicas espíritas são abertas para o atendimento de todo os tipos de espíritos, por que não viriam os que ainda se apresentam como preto-velhos ou novos, brancos, amarelos, vermelhos, índios, ou caboclos, e esquimós?O que ocorre é que tais espíritos devem ajustar-se às disciplinas sugeridas pelo Espiritismo e só não as atendem quando seus médiuns, igualmente, não as aceitam.Muitos espíritos que se mostram no além como antigos escravos africanos, ou como indígenas, falam normalmente, sem trejeitos, embora as formas externas dos perispíritos possam manter as características que eles desejam ou as quais não lograram desfazer.Talvez muitos esperassem que esses desencarnados se expressassem de forma confusa, misturando a língua portuguesa com outros sons, expressando-se num dialeto impenetrável, carecendo de intérpretes especiais, que, na maioria parte das vezes, fazem de conta que estão entendendo tal mescla. Se o espírito fala em nagô, que seja nagô de verdade. Se se apresenta falando guarani, que seja o verdadeiro guarani. Entretanto, não sendo o idioma exato do seu passado reencarnatório, por que não falar o médium em português, pois que capta o pensamento da entidade e reveste-o com palavras?Não há portanto, preconceito nas sessões espíritas. Entretanto, procura-se manter o respeito às entidades, à mediunidade e à Doutrina Espírita, buscando a coerência com a Verdade que já identificamos.Do livro: Diretrizes de Segurança

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OS 7 REINOS DE EXÚExistem sete reinos, sendo sua organização remanescente das organizações tribais em reinos na África Banto. Cada Reino é composto por nove povos de Exu, sendo que cada povo é comandado por um Exu Chefe.A diante falaremos especificamente sobre cada um desses reinos.1) Reino das EncruzilhadasQue sendo chefiado por Exu Rei das Sete Encruzilhadas e Pomba gira Rainha das Sete Encruzilhadas, governa todas as passagens dos Exús que ali trabalham. Sua função principal é abrir caminhos para os outros Guias chegarem e também para os filhos e fregueses.2) Reino dos CruzeirosChefiado pelo Exu Rei dos Sete Cruzeiros e Pomba gira Rainha dos Sete Cruzeiros, governa todas as passagens dos Exús que trabalham nos cruzeiros (não confundir com encruzilhada).3) Reino das MatasChefiado pelo Exu Rei das Matas e Pomba gira Rainha das Matas. Governa todos os Exús que trabalham nas matas ou locais que tenham árvores a excepção do Cemitério, que pertence a outro reino.4) Reino da calunga Pequena (Cemitério)Governado pelo Exu Rei das Sete calungas ou calungas e Pomba gira Rainha das Sete calungas. Esses Exús também são chamados pelo nome de Rei e Rainha dos Cemitérios. Geralmente quando se diz calunga nas giras é para nomear ao cemitério. Trabalham neste reino todos os Exu que moram dentro dos cemitérios exclusivamente.5) Reino das AlmasChefiado por Exu Rei das Almas Omulu e Pomba gira Rainha das Almas. Eles também são conhecidos por Rei e Rainha da Lomba, porque governam todos os Exús que trabalham em locais altos. Porém, os Exús deste reino também trabalham em hospitais, morgues, etc.6) Reino da LiraOs chefes deste reino são muito mais conhecidos por seus nomes sincréticos: Exu Lúz e Maria Padilha, sendo na verdade seus nomes Exú Rei das Sete Liras e Rainha do Candomblé (ou Rainha das Marias). Seus apelidos mostram justamente sua afinidade pela dança, a música e a arte (lira e candomblé). Dentro do reino da Lira, que também às vezes é chamado "reino do candomblé" não pelo culto africanista aos orixás, senão por ser essa palavra o sinonimo de dança e música ritual. Trabalham aqui todos os Exús que tem que ver com a arte, a música, poesia, boémia, artes ciganas, malandragem, etc.7) Reino da PraiaGovernado por Exu Rei da Praia e Rainha da Praia. Dentro dele encontram-se todos os Exús que trabalham nas praias, perto da agua o ainda dentro dela, podendo ser salgada ou doce.POVOS DE EXUEm cada reino existem 9 povos, sendo um total de 63 povos de Exu. A seguir oferecemos uma lista com os povos que pertencem a cada reino:REINO DAS ENCRUZILHADAS1) Povo da Encruzilhada da Rua -Chefe Exu Tranca Ruas2) Povo da Encruzilhada da Lira -Chefe Exu Sete Encruzilhadas3) Povo da Encruzilhada da Lomba -Chefe Exu das Almas4) Povo da Encruzilhada dos Trilhos -Chefe Exu Marabô5) Povo da Encruzilhada da Mata -Chefe Exu Tiriri6) Povo da Encruzilhada da Calunga -Chefe Exu Veludo7) Povo da Encruzilhada da Praça - Chefe Exu Morcego8) Povo da Encruzilhada do Espaço - Chefe Exu Sete Gargalhadas9) Povo da Encruzilhada da Praia - Chefe Exu MirimREINO DOS CRUZEIROS1) Povo do Cruzeiro da Rua -Chefe Exu Tranca Tudo2) Povo do Cruzeiro da Praza -Chefe Exu Kirombó3) Povo do Cruzeiro da Lira -Chefe Exu Sete Cruzeiros4) Povo do Cruzeiro da Mata -Chefe Exu Mangueira5) Povo do Cruzeiro da Calunga -Chefe Exu Kaminaloá6) Povo do Cruzeiro das Almas -Chefe Exu Sete Cruzes7) Povo do Cruzeiro do Espaço -Chefe Exu 7 Portas8) Povo do Cruzeiro da Praia -Chefe Exu Meia-Noite9) Povo do Cruzeiro do Mar -Chefe Exu Calunga (Calunga grande)REINO DAS MATAS1) Povo das Árvores -Chefe Exu Quebra Galho2) Povo dos Parques -Chefe Exu das Sombras3) Povo da Mata da Praia -Chefe Exu das Matas4) Povo das Campinas -Chefe Exu das Campinas5) Povo das Serranias -Chefe Exu da Serra Negra6) Povo das Minas -Chefe Exu Sete Pedras7) Povo das Cobras -Chefe Exu Sete Cobras8) Povo das Flores -Chefe Exu do Cheiro9) Povo da Sementeira -Chefe Exu Arranca TôcoREINO DA CALUNGA1) Povo das Portas da Calunga -Chefe Exu Porteira2) Povo das Tumbas -Chefe Exu Sete Tumbas3) Povo das Catacumbas -Chefe Exu Sete Catacumbas4) Povo dos Fornos -Chefe Exu da Brasa5) Povo das Caveiras -Chefe Exu Caveira6) Povo da Mata da Calunga Chefe Exu Calunga (conhecido também como Exu dos Cemitérios)7) Povo da Lomba da Calunga -Chefe Exu Corcunda8) Povo das Covas -Chefe Exu Sete Covas9) Povo das Mirongas -Chefe Exu Capa Preta (conhecido também como Exu Mironga)REINO DAS ALMAS1) Povo das Almas da Lomba -Chefe Exu 7 Lombas2) Povo das Almas do Cativeiro -Chefe Exu Pemba3) Povo das Almas do Velório -Chefe Exu Marabá4) Povo das Almas dos Hospitais -Chefe Exu Curadô5) Povo das Almas da Praia -Chefe Exu Giramundo6) Povo das Almas das Igrejas e Templos -Chefe Exu Nove Luzes7) Povo das Almas do Mato -Chefe Exu 7 Montanhas8) Povo das Almas da Calunga -Chefe Exu Tatá Caveira9) Povo das Almas do Oriente -Chefe Exu 7 PoeirasREINO DA LIRA2) Povo dos Cabarés -Chefiado por Exu do Cabaré3) Povo da Lira -Chefiado por Exu Sete Liras4) Povo dos Ciganos -Chefiado por Exu Cigano5) Povo do Oriente -Chefiado por Exu Pagão6) Povo dos Malandros -Chefiado por Exu Zé Pelintra7) Povo do Lixo -Chefiado por Exu Ganga8) Povo do Luar -Chefiado por Exu Malé9) Povo do Comércio -Chefiado por Exu Chama DinheiroREINO DA PRAIA.1) Povo dos Rios -Chefiado por Exu dos Rios2) Povo das Cachoeiras -Chefiado por Exu das Cachoeiras3) Povo da Pedreira -Chefiado por Exu da Pedra Preta4) Povo do Marinheiros -Chefiado por Exu Marinheiro5) Povo do Mar -Chefiado por Exu Maré6) Povo do Lodo -Chefiado por Exu do Lodo7) Povo dos Baianos -Chefiado por Exu Baiano8) Povo dos Ventos -Chefiado por Exu dos Ventos9) Povo da Ilha -Chefiado por Exu do CôcoPOMBA GIRA / BOMBO GIRA / POMBO GIRAChamada de Pomba gira, Bombo gira, Exu mulher ou ainda Pombo Gira, é conhecida com entidade feminina. Esta forma de chamar para Ela é sem dúvida pela influência banta (Angola). A Entidade banta Aluvaiá Pomba gira foi então submetida à Entidade iorubana Exu, sendo colocada como sua mulher.Diz-se que a Pomba gira representa o poder feminino feiticeiro, comparável com as Iyami Oxorongá dos Iorubá. Ela pode ter muitos maridos, que se tornam seus "escravos" ou empregados. Todas as Entidades são duplas, é dizer, cada uma delas pode se apresentar em baixo da aparência de homem ou mulher. Por seu lado, os Exu homens podem ter muitas mulheres, as quais passam a ser suas escravas ou empregadas. É muito comum usar o número 7 (sete) para dizer quantas mulheres ou homens pode ter uma Entidade, isso é assim, por ser um número cabalístico e mágico.Cada Exu homem tem sua parte feminina ou contrapartida, que na verdade são a mesma Energia em baixo de aparências distintas, temos assim:Exu Rei das Encruzilhadas / Pomba gira Rainha das Encruzilhadas;Exu das Matas / Pomba giras das Matas;Exu Giramundo / Pomba gira Giramundo;Exu do Cravo Vermelho / Pomba gira da Rosa Vermelha;Exu Mulambo / Pomba gira Maria Mulambo;Exu Sete Capas / Pomba gira Sete Saias;Exu 7 Estrelas / Pomba gira 7 Estrelas; etc.Cada pessoa tem pelo menos um par de Exús que age e mora perto dela desde o dia do nascimento. Que um homem tenha como Guia uma Pomba gira (que incorpore nele) não quer dizer que ele vai se tornar homossexual, ou vai mudar seu gosto pelas mulheres, como muitos pensam; nada disso, ele vai seguir sendo o mesmo homem de sempre. O mesmo é para as mulheres que tiverem um Exu. Isso é para os casos onde se puxa somente uma das duas Entidades que possui cada um como mínimo, pois existem muitas casas onde são puxadas a dois (Exu homem e Pomba gira), sendo que tampouco eles vão influir na definição sexual da pessoa. O que acontece é que muitos se aproveitam para colocar as culpas em Exu. Pode acontecer também que alguma pessoa tenha duas pomba giras e dois Exús, um par de Exús que estava submetido aos espíritos evangelizados e que logo após foi liberada, e uma parelha de Exús que se apresentou.Quando incorporada no cavalo, a pomba gira mostra-se quase sempre bonita, feminina, amável, elegante, sedutora, mais também tem vidência, é certeira e sempre tem algum conselho para aqueles que estão sofrendo por um amor. Ela gosta das bebidas suaves: vinhos doces, licores, cidra, champanhe, anis, etc. E gosta dos cigarros e cigarrilhas de boa qualidade, assim como também lhe atrai o luxo, o brilho e o destaque. Usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras, etc. Sendo que existem milhares de pomba giras, e que cada uma tem sua própria pessoalidade, e torna-se muito difícil uma descrição geral.Suas oferendas levam ovos, maçãs, morangos, perfumes, pentes, espelhos, flores (especialmente rosas nunca botões), bebidas, cigarros, etc.As principais pomba giras em ordem hierárquica são as correspondentes às sete passagens da representação feminina de Exu Rei, Pomba gira Rainha, após temos 63 pomba giras chefas, sendo cada uma delas a contrapartida de algum dos Exu chefes que já apresentamos na parte onde falamos dos povos de Exu.As funções principais de Pomba gira são as de ajudar os seus em todos os casos de amor, mas também é usada a sua força para desmanchar feitiços, para pedir protecção e curar várias doenças.GENERALIDADES DE ALGUNS EXUSDeixamos claro que quando falamos de alma encarnação de um determinado Exu, isso não indica que faz alusão a todos os que se apresentam com este nome, sendo que se trata de um caso específico sobre o qual estamos falando. Os Exús que chegam aos médiuns são pessoais, portanto, suas vivências e encarnações são únicas. Devem sim, ter algo em comum com a falange da qual representam e também possuir uma base sólida.Tenho constatado que muitas narrativas baseadas em dados por algum Exu pessoal têm se estendido e se generalizado para todos os que chegam com este nome em outros médiuns, o que é um erro.EXU REI DAS SETE ENCRUZILHADASEsta entidade se apresenta como um homem de idade avançada, de pele escura, barba e olhos vermelhos, cor de brasa. Traz a metade do seu corpo (o lado esquerdo) queimado, sendo que sua perna esquerda não funciona bem, por isto é muito comum que se apoie em um bastão.Prefere beber whisky de boa qualidade e fumar charutos grossos, sua voz é rouca, grave e forte. Quando está manifestado em algum médium, gosta também de azeitonas. Seu olhar é insustentável e quando se fixa em alguém, parece que o atravessa, sabendo seus segredos mais íntimos. As pessoas que o conhecem sentem certa autoridade nele e o respeitam.Se desmancha em passagens que envia ao mundo para que transmitam suas mensagens através de seus (médiuns), sendo que isto acontece com todas as demais Entidades. Sua vestimenta quase sempre é em tons vermelho e negro, com toques brancos e às vezes dourados (quando fora da Encruzilhada da Lira), prefere a capa e a cartola. Gosta de trabalhar com pouco público, em sessões que tenham força espiritual, onde os que nelas se encontram estejam concentrados ao máximo para dar o melhor de si. Não é importante a quantidade, e sim a qualidade e o resultado final da cerimónia.Em sua última encarnação foi um Tatá Nganga banto, que foi trazido como escravo ao Brasil. Começou chegando como um Exu de baixo e foi levantado para "o alto" quando se fizeram os sacrifícios. Quando lhe perguntamos porque se denominava "da Lira" respondeu:"Lira é uma cidade africana, que fica nas fronteiras orientais do Reino Baganda, de lá venho eu..."Tem um carácter sério, amável e tranquilo, mas também pode ser enérgico e enojar-se quando há algo que ele não gosta. Tem prazer em ensinar e doutrinar, por isto sempre está tirando dúvidas a todo aquele que lhe faça perguntas, desde as perguntas mais insólitas como "porque há estrelas..." até as mais comuns como "quero saber se meu marido me engana..."Apesar do Exu Rei das 7 Encruzilhadas tenha sido posto em um lugar privilegiado por alguns autores (os que escreveram com muita subjectividade), ele mesmo afirma que não é o Rei absoluto, e sim que apenas é um dos principais.É rígido e severo quanto a seguir as tradições e que os rituais se cumpram passo a passo como deve ser, mesmo que, como todo Exú está aberto a mudanças, às movimentações e inovações, sempre e quando os mesmos sejam feitos pelos próprios Exús.EXU VELUDO.Este Exu, vem das costas orientais da África, era swahili (negro arabizado). Usa um turbante na cabeça, e lindos tecidos de veludo trazidos de oriente, que lhe valeram o apelido, de "veludo" Dado a sua forma luxuosa de se vestir, no estilo muçulmano, muitos que viram seu tipo de apresentação através da mediunidade, o confundiram com um cigano e o associaram com os mesmos. Isto não significa que não trabalhe com os ciganos, ao contrário, tem inclusive uma passagem ou caminho que se apresenta como um. Tem muitos conhecimentos sobre feitiços que se fazem utilizando panos, tigelas, agulhas, pembas e outros ingredientes. Abre os caminhos e limpa trabalhos negativos feitos nos cemitérios. Gosta de um bom whisky e grossos charutos.Alguns de seus caminhos são:Exu Veludo da Meia-NoiteExu Veludo CiganoExu Veludo 7 EncruzilhadasExu Veludo Menino VeludinhoExu Veludo dos 7 CruzeirosExu Veludo das AlmasExu Veludo da CalungaExu Veludo da PraiaExu Veludo do OrienteExu Veludo SigatanaExu Veludo do LixoEXU MEIA-NOITEO Exu da Meia-noite que conhecemos foi um negro descendente de escravos, que vivia em Minas Gerais. Sua especialidade é a de praticar feitiços ou trabalhos que são efectuados sob a influência dos planetas, as estrelas e suas posições. E prefere, como seu nome o diz, receber oferendas e fazer trabalhos à meia-noite, mais não o que marca no relógio, e sim a mágica, aquela que se calcula dividindo as horas do dia em que há luz solar e encontrando justamente sua metade.Gosta de beber whisky e fuma charutos. Sua vestimenta é totalmente de cor negra, com alguns tons vermelhos. Traje negro, chapéu e às vezes traz uma capa.Alguns de seus caminhos são:Exu Meia-Noite da CalungaExu Meia-Noite das AlmasExu Meia-Noite da PraiaExu Meia-Noite do MarExu Meia-Noite do OrienteExu Meia-Noite das 7 EncruzilhadasExu Meia-Noite da CapelaExu Meia-Noite do CruzeiroExu Meia-Noite da MataEXU CIGANOEste, como seu nome indica, se manifesta sob a aparência de um cigano. Quando vivia foi um cigano árabe, que veio como escravo ao Brasil junto com um contingente que provinha da África Oriental. Seu nome em vida era Hassam. Por ser o primeiro cigano que se iniciou no culto afro brasileiro que ele conheceu no cativeiro junto com os demais escravos, obteve o privilégio de ser o comandante dos demais ciganos que se iniciaram, de onde passou a ser chefe do povo cigano. Logo, quando começa a manifestar-se, como "Exu de Alto" se dá a conhecer como "Cigano L'erú" que significa: "O cigano que foi escravo", dando a entender que foi um dos que chegaram primeiro.Sua vestimenta é composta de panos coloridos, turbante e bombacha no estilo árabe. Sendo um dos poucos ciganos (homens) que se apresentam desta maneira, já que a maioria vem com chapéu de feltro ou lenço de cabeça, calça, camisa e jaleco, pois são ciganos muito mais novos no tempo. Os outros Exús que se manifestam como ciganos, quase nunca se chamam "ciganos", por que de uma maneira geral são Almas de Ciganos que se iniciaram no culto, e chegam com a representação de algum outro Exu do Alto Comando, por exemplo: Exu Corcunda Cigano.Alguns de seus caminhos são ramos de onde podem chegar os distintos ciganos:Exu Cigano do Oriente -O que vem da África Oriental, Arábia e outros países asiáticos.Exu Cigano do Circo -O que trabalha -como indica seu nome -nos circos e também em todos os lugares onde fazem espectáculos públicos.Exu Cigano do Pandeiro -É quem vem com um pandeiro na mão, bom dançarino, tem um estilo turco.Exu Cigano Caló -É ele que representa a os ciganos que vieram ao Brasil desde Portugal, Espanha e França.Exu Cigano da Praça -Aquele que se dedica a buscar oportunidades nas praças, feiras e parques, fazendo negócios.Exu Cigano Romanó -Quando se apresenta como um cigano que vem de algum dos países de Europa oriental.Exu Cigano do Violino -Que é a passagem na qual ele sabe tocar violino, sendo um cigano rumano.Exu Cigano da Lira – Que faz alusão aos conceitos: (a que provém de uma cidade africana chamada Lira e que fora a princípio um ponto de encontro entre várias raças para comerciar;) que é hábil compondo canções, cantado e tocando instrumentos variados.Exu Cigano Giramundo -Que não deve se confundir com "Exu Giramundo cigano", pois Cigano Giramundo é uma passagem de Exu Cigano o que mostra sob a faceta de trota mundos, andarilho, em sua carruagem viajando de povo em povo. Sem dúvida, Giramundo cigano é a representação de Exu Giramundo através de uma passagem como cigano.Exu Cigano do Garito -O que trabalha nas casas de jogo clandestino. Devemos ressaltar, que "garito" é uma palavra cigana.Há, todavia, muitos sub ramos derivados das primeiras passagens e também outras passagens. Devemos deixar claro que, não há algum lugar para ciganos (homens) com nomes próprios, pois temos ouvido por aí que chegam: cigano André, cigano Ramiro, cigano Sandro, cigano Marco, etc. No Candomblé só chega Exu Cigano "de tal parte", os espíritos de ciganos homens que venham com nomes próprios, NÃO SÃO EXUS DE LEI, não devem ser admitidos nas giras, porque não pertencem à nossa religião. Os ciganos que entraram na nossa religião quando viviam, têm até o momento, somente um dos caminhos: a) Chegar representando a Exu Cigano ou Pomba gira Cigana e um grupo; b) Chegar representando qualquer Exu dos altos comandos e ter ao final a denominação: "cigano".BREVE RESUMO DE OUTROS EXUS QUE NÃO DEIXAM DE SER IMPORTANTES:Exu Angola -Que pertence ao povo das Almas do Cativeiro.Exu Cobra Preta -Pertence ao povo das Cobras que trabalha dentro do Reino das Matas.Exu Come Fogo -Ronda nas cercanias dos crematórios e pertence ao povo do forno.Exu Coquinho -Que integra (dentro do Reino da Lira)Exu da Estrada -Que trabalha nas rotas e estradas (povo do Cruzeiro da Rua)Exu da Lama -Tem a incumbência onde há incêndios e faz parte do Povo do Forno.Exu Dalva -Pertence ao Povo do Cruzeiro do Espaço. Gosta de trabalhar quando está amanhecendo e recebe as oferendas em terrenos abertos.Exu do Ar -Trabalha sob o comando de Exu dos Ventos.Exu Formiga -Pertence ao Povo das Campinas, mora perto dos formigueiros onde procura um de seus alimentos predilectos: as formigas.Exu Gato -Prefere trabalhar nas encruzilhadas dos montes.Exu Gererê -Trabalha dentro do mar, pertence ao povo dos pescadores, de fato, seu nome significa “red” em linguagem banto.Exu Hora Grande -Outro tipo de nome que se usa para referir-se a Exu Meia-Noite.Exu Kolobô -Que trabalha nos cemitérios e ataca condolências, pertence ao povo das Mirongas.Exu Lalu -Trabalha nas encruzilhadas da praia sob as ordens de Exu Mirim.Exu Limpa Trilhos -Trabalha nas vias de trem abrindo os caminhos, pertence ao povo da Encruzilhada de Trilhos e seu chefe directo é o Exu Marabô.Exu Mangue -Vive nos mangues.Exu do Pantanal -pertence ao povo do Lodo.Exu Pinga Fogo -Que pertence ao povo dos Fornos ou do Fogo (povo do fogo material)Exu Relâmpago -Trabalha no povo da Encruzilhada do Espaço (pontos cardinais), sob as ordens de Seu Sete Gargalhadas.Exu Sete Horas -Que pertence ao povo do Cruzeiro do Espaço.Exu Tira Tôco -Trabalha nos montes de Eucaliptos a beiradas do mar. Pertence ao povo da mata da praia.Exu Tranca Gira -Trabalha nos cruzeiros sob as ordens de Exu Tranca Tudo.Pomba gira da Terra -Trabalha nos cemitérios.Pomba gira Rosaria -Trabalha nos mercados e feiras.Pomba gira Sete Folhas -Pertence ao povo das árvores e trabalha na entrada dos montes.OFEREÇO TAMBÉM A SEGUINTE LISTA:Exu AlebaExu ApavenãExu BanzéExu BaráExu BauruExu Boca de FogoExu CaçambaExu CandôExu CasamenteiroExu Chico PretoExu da FigueiraExu da GuinéExu da LaranjeiraExu da LimeiraExu do CongoExu do MarExu EspetoExu Folha SecaExu GibóiaExu João CaveiraExu João da BaiaExu João das AlmasExu João CalungaExu João MandingaExu João MirongaExu João PepeuExu LaborêExu LoáExu LofeExu LonãExu MadeiroExu MaiôExu MareiroExu MarombaExu MarujoExu MatançaExu MiloáExu MirôExu Olho GrandeExu PanteiraExu Pedra roxaExu Pena de CorujaExu Pena de UrubuExu Pena PretaExu PimentaExu ReboloExu SerapiãoExu Sete BaforadasExu Sete DiasExu Sete FacasExu Sete MontesExu Sete PregosExu Tata NdaíExu TataláExu TatuExu TibiriExu Tira TeimaExu ToquinhoExu Treme TerraExu Três Encruzilhadas da PerdiçãoExu Três PenasExu TroncoExu TronqueiraExu TrovoadaExu TuniquinhoPomba gira AkiesanPomba gira AruáPomba gira CarangolaPomba gira da LombaPomba gira das CachoeirasPomba gira das CobrasPomba gira das FloresPomba gira de BelémPomba gira de MaceióPomba gira de Máfia (da Ilha de Máfia na África)Pomba gira de Pemba (da Ilha de Pemba na África)Pomba gira DetêPomba gira do BananalPomba gira do JardimPomba gira do LuarPomba gira do OrientePomba gira do RioPomba gira do Sol e da LuaPomba gira GanzáPomba gira KirombôPomba gira MalevaPomba gira Maria Alagoana (de Alagoas)Pomba gira Maria Baiana (da Baia)Pomba gira Maria ColodinaPomba gira Maria da PraiaPomba gira Maria das AlmasPomba gira Maria de Minas (de Minas)Pomba gira Maria FarraposPomba gira Maria LixeiraPomba gira Maria MulamboPomba gira Maria NavalhaPomba gira Maria QuitériaPomba gira Maria RosaPomba gira Maria TúnicaPomba gira Moça BonitaPomba gira MundanaPomba gira Rosa AmarelaPomba gira Rosa CaveiraPomba gira Rosa PretaPomba gira Rosa RoxaPomba gira RosinhaPomba gira Sete ChocalhosPomba gira Sete CoresPomba gira Sete EstrelasPomba gira Sete MaridosPomba gira Sete OndasPomba gira Sete SaiasSARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM..

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​☀️🇧‌🇴‌🇲‌ 🇩‌🇮‌🇦‌🌤Vamos dar início às postagens devocionais do dia0⃣9⃣/1⃣2⃣/2️⃣1⃣。・♡.°• •° 🌹 Semeando com Amor .•°🌼🌼°•.🍃🍃_{🍃🌸🍃__________________ 🍃🌸🌸🍃°•🌸🍃°• 🌸🌸🍃 _ •.¸ ✫¸¸.•*•❥✫❝"... 💁🏻 💁🏻‍♂ ✔ .•°.•°🍃🌼🌼 .•°.•°🌼🍃 ... Nem todo mundo terá maturidade espiritual o suficiente para entender suas conclusões, então não se preocupe com as palavras contrárias, ainda que "usem" a Bíblia para contradizer o seu posicionamento, não se deixe abater, o Diabo conhece a Bíblia do início ao fim, mas não a revelação por trás da palavra.... ❞✫¸¸.•*•❥✫♡ ♡✍ °°•🌼🌼°°• 🙋🏻‍♀✍ °❤️ °°•🍃🌸•°🍃🌸🌸🍃°•🌸🌸↪ Deus é contigo...✍°°•🌹🍃🍃°°• _ Graça e paz. Bom dia Babalorixa Euripedes 。・゚♡ ゚・・゚♡・。。゚♡゚・。* 🌸🍃

OS ESPÍRITOS NÃO PERMANECEM NOS TÚMULOSComo se sabe, a visita às sepulturas apenas expressa que lembramos do amado ausente. Mas saibam que, não é o lugar, os objetos, as flores e as velas que realmente importam. O que vale é a intenção, a lembrança sincera, o amor e a oração. Túmulos suntuosos não importam e não fazem diferença para aquele que partiu.Podemos orar por eles, em qualquer lugar, porque eles sentem e recebem as nossas vibrações, orações e pensamentos. O lugar não importa, desde que a prece seja sincera. Da mesma forma que ligamos pelo celular para alguém que mora em outro país, podemos também orar de qualquer lugar para os entes queridos que vivem na pátria espiritual, usando o pensamento.Quando oramos, a força do pensamento emite um fio luminoso impulsionado pelo sentimento de amor, indo ao encontro do espírito para o qual rogamos as bênçãos de Deus. Porém, o que importa é orarmos com sinceridade em benefício deles; afinal, se os nossos parentes e amigos já estão felizes na pátria espiritual, as nossas preces aumentarão ainda mais essa felicidade. Caso estejam sofrendo, como os espíritos que estão no Umbral, perdidos, desorientados, ou no Vale dos suicidas, as nossas orações são um bálsamo, com o incrível poder de aliviar as suas dores, aflições e sofrimentos. No Livro dos Espíritos, ANDRE LUIZ esclarece sobre a não permanência dos espíritos nos túmulos. Os espíritos elevados se comunicam pela oração sincera e não necessitam de rituais específicos. O próprio ANDRE menciona: “Os Espíritos, enquanto encarnados, acham-se localizados, por isso mesmo que constituem uma espécie de matéria, porém, uma vez desencarnados, não o estão mais” Além disso, a Revista Espírita de janeiro de 1866, em seu artigo sobre “A comunicação dos espíritos”, detalha como as preces sinceras e pensamentos elevados são capazes de alcançar e confortar os espíritos em qualquer estado que estejam. Isso demonstra a importância do sentimento e da sinceridade da prece, detrimento do local físico. 🕊️🕯️ Luz e paz em nossos corações!SIGA 👉 Espalhando Adoutrina Espirita.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!!