Um exu de grande nome no meio dos espiritualistas, devido aos seus incríveis trabalhos. Sr. GIRA MUNDO se liga diretamente a Xangô, trabalhando sob a sua serventia e sendo chefe da linha negativa deste Orixá. É subordinado ao guardião da Calunga e pertence ao grupo das Almas. Trabalha no corte de negativos e desmancho de trabalhos de baixa magia, cortando correntes numa situação tormentosa, atrito e desordem astral, percebendo-se males cardíacos; desenrola (dentro da linha justa) casos arrastados na justiça tendo trabalhos de magia interferindo no andamento e descarga e desempregnação nos filhos de Xangô. Pode-se dizer que ele é o “machado” de Xangô, é a lâmina do corte da justiça divina de Xangô, o grande executor.Este exu não é muito fácil de se ver em Terra, pois seus aparelhos de ação são muito cobrados por ele. Ele é a solidificação do fogo sagrado, um grande justiceiro e manipulador das energias do fogo. Como todo exu, ele é incompreendido, pois, por serem os justiceiros cármicos, são a linha de frente da justiça de Xangô – “quem deve paga, quem merece recebe”. Trabalha nas encruzilhadas e nos cemitérios, pois seu nome é GIRA MUNDO; ele está em todos os lugares: cavernas e calungas, porque ele é GIRA MUNDO, assim como outro exu de sua falange, o sr Vira Mundo.Exerce toda sorte de influência na atividade humana, principalmente sobre os espíritos desencarnados, que ainda não compreendem seu estado atual.Bebe marafo e uísque de boa qualidade; fuma charutos também de boa qualidade. Suas guias são vermelha e preta. Recebe suas oferendas nas encruzilhadas. Velas: preta e vermelha e preta (irá de acordo com o trabalho a ser realizado e deve ser pedido pela própria entidade). GIRA MUNDO odeia coisas ruins, pois sempre oferece o do bom e do melhor, então gosta de presentes de boa qualidade e, acima de tudo, que venham de coração; não suporta pessoas avarentas e mal educadas.Deve-se lembrar que “GIRA MUNDO” é uma falange de exus que trabalham com este nome, quando não estão nos terreiros ou fazendo algum trabalho específico, se tornam fiscais das esferas espirituais, e comandando outras entidades para o encaminhamento dos eguns, para que possam reencontrar a luz e a remissão. São exus de rua, ou seja, servem, também, o Orixá Ogum e trabalham para negociações, dinheiro, oportunidades, abertura de caminhos, trabalho e também a peculiaridade de serem ótimos em fazer desobsessões e a condução de maus espíritos.Seo GIRA MUNDO gosta e exige uma conduta dos médiuns no terreiro, não gosta de “espetáculos”, pois diz que o centro não é picadeiro de circo; é muito correto e quer servir de exemplo a todos, para que tenham responsabilidade na vida e com os Orixás. Um grande amigo, que não abandona jamais os que são caros para ele. É um chefe de falange, ou seja, atingiu um grande grau de evolução para comandar e ensinar outros exus.Recebe esse nome porque ele corre sua gira pelo mundo até resolver o problema. Sua companheira é, normalmente, a bombogira Morgana, que pertence a uma falange das Padilhas.Durante a incorporação, tem a postura de um lorde e fala como um. Este é um dos motivos que levam as pessoas a falarem que ele foi um membro da família real em vida passada. Entretanto, vale ressaltar que a “vida” que ele corresponde como exu é a africana, dos tempos dos Orixás. Tem uma excelente articulação de palavras e ideias, algumas vezes os consulentes apenas em ouvir essas palavras de conforto já se sentem bem e ficam ainda melhores após o trabalho realizado por essa grande entidade. Utiliza as mesmas cores dos demais exus, como o preto e o vermelho, e gosta de utilizar capa.Texto: Umbanda de Fé os Guerreiros da casa Ogum Sete Espadas é Iansã Igbale

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!