A Linha do Oriente e a Umbanda A linha do Oriente é uma das mais cercadas de mistérios e misticismos, pouco compreendida e que quase não se apresenta nos trabalhos nos terreiros de atualmente. Durante a década de 1960 e 1970 era uma linha muito popular, e acabava abarcando todas as linhas de antigas religiões ou povos extintos sob a luz da Umbanda.O Oriente no caso não é no sentido geográfico, mas sim uma associação com grandes conhecimentos místicos, filosóficos e iniciáticos trabalhados geralmente nas civilizações do oriente.É dito que a regência dessa linha é feita por Oxalá e por Xangô – ou um aspecto de Xangô conhecido como Kaô – e que seu patrono é João Batista, o primo de Jesus que o batizou nas águas do Rio Jordão.Está linha é dividida em sete legiões, sendo: Indianos; Árabes, Persas, Turcos e Hebreus, Chineses, Tibetanos, Japoneses e Mongóis; Egípcios; Mais, Toltecas, Astecas, Incas e Caraíbas; Europeus; Médicos, Curadores, Sábios e Xamãs.Essa divisão um tanto heterogênica não é desprovida de méritos, são por aproximações culturais ou geográficas, e também de atuação desses espíritos trabalhadores.A Legião dos Indianos é chefiada pelo Pai Zartu, ou também conhecido como Zartu Indiano, particularmente na casa onde trabalho esse Espírito Chefe também é chamado nos trabalhos de cura. Os trabalhadores dessa linha são de origem da Índia, sacerdotes antigos, brâmanes, yoguins, etc. Ramatís, um espírito com diversos livros publicados, é associado a essa Legião.A Legião dos Árabes, Persas, Turcos e Hebreus, é chefiada pelo Pai Jimbarue, e em suas fileiras estão os mouros, guerreiros do deserto chamados tuaregues, sábios árabes, os mulçumanos, rabinos judeus. Uma curiosidade é que esses rabinos sabem os mistérios da Cabala, e a usam nos atendimentos.A Legião dos Chineses, Tibetanos, Japoneses e Mongóis é chefiada pelo Pai Ory do Oriente, Ori do Oriente em outra grafia, e é composta pelo povo que dá nome à linha, mas também pela falange dos esquimós. Uma falange quase esquecida, que não dá consulta – pelo menos nunca vi nenhum vir a dar consulta – mas que trabalhando no desmanche de demandas e magia negra e descarrego de fim de trabalho. A manifestação desses esquimós é curiosa, pois com quem já conversei, todos foram unânimes ao afirmar sentir um vento gelado subir pelas pernas.A Legião dos Egípcios é chefiada pelo Pai Inhoarairi, e é composta pelos antigos sacerdotes da antiga religião egípcia. Em suas fileiras encontramos muitos magos que conhecem a magia contida no Livro dos Mortos, entre outros mistérios egípcios.A Legião dos Maias, Toltecas, Astecas, Incas e Caraíbas, é liderada pelo Pai Itaraici, e é formada pelos espíritos de sacerdotes, chefes, guerreiros e pajés desses povos da América antes da chegada dos Europeus.A Legião dos Europeus, liderada pelo Imperador Marcus I, é formada por sábios, magos, mestres e velhos guerreiros de origem europeia; romanos, gauleses, ingleses, escandinavos, etc.A Legião dos Médicos, Curadores, Sábios e Xamãs, também conhecida como a linha da cura é chefiada por Pai José de Arimatéia, que em minha casa também é chamado juntamente de Zartu Indiano, Bezerra de Menezes e o Grande Pajé em uma linha de cura. Suas fileiras contam com espíritos especializados no poder curador, conhecedores das ervas, curandeiros, médicos, raizeiros, xamãs de diversas origens, portadores do dom do corte e da cura.Alguns espíritos que fazem parte da Linha do Oriente são muito conhecidos tais como o Caboclo Sultão das Matas, o Orixá Mallet, o Caboclo Peri, O Pai Jacó do Oriente. A Linha dos ciganos antigamente costumava se manifestar nos trabalhos dessa Linha.Locais de Oferendas: colinas descampadas, praias desertas, jardins reservados, matas, santuários ou congás (substituiria aqui o termo para altar de devoção) domésticos.Velas: amarelas, azul-claras, rosas, laranjas e brancas.Essências: alfazema, olíbano, benjoim, mirra, sândalo e tâmara.Pedras: citrino, quartzo rutilado, topázio imperial (citrino tornado amarelo por aquecimento) e topázio.Dia da semana para culto e oferenda: quinta-feira.Lua propícia para oferenda mensal: segundo dia do quarto minguante ou primeiro dia da lua cheia.Guias ou colares: com 108 contas, brancas e amarelas, intercaladas e fechadas com firma branca. As entidades indianas também utilizam o rosário de sândalo ou tulasi, com 108 contas (japamala). Alguns solicitam as guias de acordo com a irradiação e o mistério com que trabalham.Uma oferenda para a Falange dos Médicos e Sábios Curadores, do Livro A Linha do Oriente na Umbanda, de Alberto Marsicano e Lurdes de Campos Vieira, para curas espirituais e físicas consiste em traçar no chão, com pemba branca, um coração com uma cruz dentro. Firmar uma vela dourada dentro da cruz e colocar um copo de água mineral sem gás e rosas brancas dentro do coração ao redor da cruz. Mas ressaltam que para essa falange é a dedicação aos trabalhos de cura, com muito amor, desprendimento, firmeza e sinceridade a maior oferenda.A saudação para a Linha do Oriente é “Salve o Povo do Oriente!”.Alguns usam a saudação Kaô! (João Batista, ou dando o nome doOrixá, Xangô) e também “Salve o Povo da Cura!”.

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!