QUANDO VOCÊ FALTA A SESSÃO NA TERREIRA(O)O que acontece?Outros trabalham dobrado no seu lugar! Ser médium de Umbanda exige compromisso e disciplina. Se pediu para ingressar na corrente mediúnica de um terreiro.O mínimo que é pedido de você! É que frequente assiduamente as sessões da casa.E caso as entidades que te acompanham.Já estejam liberadas para o atendimento.A responsabilidade é ainda maior.A não ser que passe por um problema urgente e inadiável.De saúde, família ou trabalho!Não há razão para deixar de ir!Estar cansado ou desanimado não é justificativa.Esteja atento, são muitas as almas que desejam te afastar da obra caritativa... Se você der ouvido para as sugestões negativas.Que são sopradas em seus pensamentos...Poderá se afundar nas trevas.PARE de desculpas! O atendimento aos consulentes.É a essência maior de todos os rituais de Umbanda.Pouco vale você fazer firmezas, participar de trabalhos externos.Giras fechadas, festas de Orixás ou entidades.Se, no final, você não vai no momento mais importante: A sessão pública de atendimento para todos.A Umbanda não se pratica isolada numa caverna ou no alto de uma montanha.Entenda, não estamos afirmando que não há valia se dirigir aos sítios naturais.O contato com a natureza é uma dádiva para todo umbandista.No entanto, embora esses locais possuem seu axé.E possam até facilitar a conexão com o sagrado.Todo rito deve ser atrelado, de alguma maneira, à prática da caridade.Nós nos fortalecemos para melhor auxiliar o próximo. Uma pessoa ausente impacta a rotina dos trabalhos.Mesmo um cambono! Muitos consulentes aguardam ansiosamente... Para conversar com as entidades! Que se manifestam em seu aparelho.Alguns estão em tratamento com elas.Ainda que possam se consultar com os outros guias da casa.Não será a mesma coisa do que aquela entidade que já conhece.E já está realizando um trabalho.Além disso, a gira tende a terminar muito mais tarde. Desgastando todo o corpo mediúnico...Não deixe de ir no terreiro por problemas de convivência com outros irmãos de corrente.Este é o pior motivo possível.Você não está ali para agradar ninguém.Nem para ser amigo de todo mundo.Mas cumprir a responsabilidade espiritual que aceitou.Infelizmente, em qualquer grupo social existem as “panelinhas".Os melindres, as fofocas! Se mudar de terreiro! Encontrará as mesmas situações com rostos diferentes.Então, de uma forma ou de outra, precisará aprender a lidar com isso.E se alguma assunto te incomoda no terreiro.Converse sobre isso com o seu Pai de Santo. Não se ausente apenas para “protestar”..Seu compromisso maior ali é com os guias e com os consulentes.Existe a hora certa para tudo! Durante a sessão é melhor momento para se discutir alguns assuntos.Honre sua missão e deixe as entidades trabalharem.E quando chegar a oportunidade, exponha com clareza e maturidade.Para o dirigente da casa, o que você acredita que não está correto.Pequenos imprevistos acontecem no dia de trabalho.Sempre surgem pequenos problemas para irritá-los ou pessoas de mau humor querendo brigar com você.Tome cuidado, com frequência é fruto do astral negativo.Com o intuito de te afastar do dia da gira...Umbanda é compromisso, responsabilidade, disciplina e seriedade.Estar presente no terreiro é uma obrigação de todos os que aceitaram esta missão.Afinal, foi você quem pediu para participar da corrente mediúnica.Se deseja que a espiritualidade abençoe seus caminhos.Não troque a sessão por uma cervejinha... Seja, primeiramente, fiel aos guias que te acompanham.

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!