🏺Quem foi o primeiro preto velho que existiu 🏺Foi Pai Antônio, ....ele foi o primeiro Preto Velho na UmbandaNo dia 16 de Novembro, na primeira gira de Umbanda surge um outro espírito, de fala mansa, voz baixinha, corpo curvado e gestos de quem já passou a meia idade e caminha com o pesar da velhice e da vida sofrida.Deixando a mesa e caminhando para o canto da sala, justifica-se proferindo as primeiras palavras e assim, se apresenta "nego num senta não meu sinhô, nego fica aqui mesmo. Isso é coisa de sinhô branco e nego deve arespeita".Ocorre então a primeira manifestação dos espíritos identificados como Pretos- Velhos no contexto Umbandista. Pai Antônio chega no ambiente para concluir a cura do paralítico que o Caboclo havia começado e já nesse momento pede o que seria o primeiro elemento físico magístico da religião, "minha cachimba, nego qué o pito que deixo no toco, manda moleque busca" pede Pai Antônio, exclamando a frase que originou o primeiro ponto de Umbanda. .Meu cachimbo tá no toco manda moleque busca, no alto da derrubada meu cachimbo ficou lá.. Nas próximas sessões centenas de pessoas apareciam com cachimbos em mãos para presentear o Preto Velho "curadô", que com suas mirongas fazia cego ver, paralítico andar e pessoas voltarem a sanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

HISTÓRIA DA ERÊ CONCHINHA:👧🏾🐚''Sou bem pequenininha e sou a princesinha de Iemanjá enviada por ela pra trazer luz pra vocês!Eu vinha com a minha mamãe em um navío, eu estava dormindo quando ele afundou tia, minha mamãe sumiu, todo mundo sumiu, mas mamãe Iemanjá cantou pra mim tia, eu abri meus olhinhos no fundo do mar e lá estava ela, rodeada de peixinhos que dançavam em volta dela, ela me pegou no colo e eu consegui parar de chorar, eu adoro as conchinhas, adoro correr na praia e pegar as conchinhas da mamãe Iemanjá, depois jogo elas no mar e mamãe devolve pra areia tia! Eu me chamo Conchinha, quem me deu esse nome foi mamãe Iemanjá, adoro brincar com o Pedrinho, o Juquinha, a Julinha e a Estrelinha, mas quando anoitece a mamãe canta e a gente vai pro fundo do mar tia, sabia que lá tem cavalo marinho tia? Eu adoro brincar com eles! Eu amo chupetas tia, amo as conchinhas também, mas quando eu venho em terra eu adoro comer bolo e fazer bagunça! Mamãe Iemanjá está cantando tia, hora da conchinha ir embora! Tchau tia, até depois, quando ver uma conchinha lembra de mim tá? ''🐚🐚🐚🐚