Muito se fala nos terreiros de Umbanda sobre três personagens bem temidos por todos frequentadores da religião, e esses personagens são conhecidos por Eguns, Kiumbas .Mas o que são esses seres?Para nosso entendimento inicial, devemos saber que tanto os Eguns, quanto os Kiumbas, ou mesmo os Zombeteiros são espíritos que já desencarnaram. Isso mesmo, todos são exatamente a mesma coisa nesse ponto de vista, e a diferença entre um e outro é a evolução de cada um deles.Cada qual tem seu objetivo próprio, fazendo assim que, com ou sem intenção, atrapalhar a caminhada evolutiva de um encarnado.egumO egum é um espírito que desencarna, mas que possui um certo grau evolutivo. Podem estar entre nós apenas em seu período de transição até o mundo espiritual. Ou, então, podem se manter no mundo material trabalhando para evoluir ainda mais.São espíritos do bem e que não causam mal a ninguém. E, se pensarmos bem, poderemos então concluir que todos nós, em algum momento, seremos um egum transitando de um plano a outro.Os guias espirituais que atendem em centros espíritas, de umbanda ou candomblé e que já tiveram uma vida encarnados, podem também ser considerados eguns.KiumbaDiferente dos eguns, que têm um certo grau de evolução, os kiumbas são espíritos de baixíssima evolução. Eles não aceitam seu desencarne ou, às vezes sequer têm consciência de que desencarnaram. Dessa forma, se mantêm entre nós e causam grandes prejuízos às pessoas às quais se ligam.Os kiumbas podem atuar das mais diversas formas. Por exemplo, podem se conectar a alguém cuja espiritualidade está enfraquecida; ou a alguém que se cerca de pessoas e energias negativas. Rapidamente, começam a afetar a pessoa, induzindo-a a comportamentos indesejados que lhes proporcionarãoOu, então, podem se fixar em lugares de energia muito pesada, densa e negativa e, assim, sugar energia de todos os que adentram o local. Em alguns casos, podem levar negócios ou famílias à ruína.Como identificar se estou sendo alvo de um kiumba?Quando um kiumba se liga a uma pessoa, rapidamente ele começa, então, a induzir a mudança de comportamentos e hábitos. A pessoa passa frequentar lugares que antes não frequentava, fica mais agressiva. Além disso, se descuida do trabalho, podendo, até mesmo, chegar a ser demitida.Há casos, também, de pessoas que se viciam em jogo, álcool ou drogas, sexo, etc.. Mas algo comum a quase todos os casos, o kiumba faz com que a pessoa afaste de si os amigos ou parentes queridos. Ou seja, as pessoas que poderiam identificar o problema e, assim, intervir na situação.Muitas pessoas conseguem identificar que algo externo a elas está afetando sua vida. Desta forma, acabam buscando a ajuda de que necessitam para se livrar do kiumba.Mas, frequentemente, quem identifica que tem algo errado é alguma pessoa da família ou da intimidade da pessoa afetada; visto que, estando tomada pelas energias negativas, a pessoa afetada não conseguirá enxergar a necessidade de buscar ajuda.reinodeexu Como se livrar de um kiumba que já está fazendo estragos na vida de alguém?O tratamento é feito com diversos rituais de limpeza, como, por exemplo, descarrego e ritual de proteção espiritual. Além disso, podem ser necessários diversos trabalhos e oferendas para que os guias da pessoa afetada se reaproximem dela; e tragam, assim, a proteção espiritual necessária para banir de vez o kiumba.Em alguns casos, a própria pessoa ou alguém próximo pode realizar os rituais em casa e, assim, obter sucesso no banimento definitivo do kiumba.Já em outros casos, kiumba já está muito fortalecido e a pessoa enfraquecida demais; ou, então, em casos em que o kiumba foi enviado por meio de magia negra praticada por alguém quer mal à pessoa. Nestes casos, pode ser, então, necessária a ajuda de um Pai/Mãe de santo ou médium de confiança que saberá identificar e, assim, realizar o tratamento mais adequado ao caso.Cada caso poderá exigir especificidades neste tratamento espiritual, e poderá exigir mais ou menos tempo para que se chegue, então, ao resultado esperado.Por isso, o ideal é que se tenha ajuda ou orientação de Pai/Mãe de santo ou praticante espírita de confiança; que possa ver qual o melhor tratamento para cada caso e, assim, fazer os rituais necessários da forma correta.

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!