QUANDO O MÉDIUM DEIXA DE CUMPRIR SUA MISSÃO, UM LONGO INVESTIMENTO SE PERDEA Umbanda se constitui numa ampla organização, onde se articulam encarnados e desencarnados. Ela está firmada no Astral, mas possui uma profunda atuação no plano material. E os médiuns, membros fundamentais deste trabalho coordenado, são a ponta final desta intrincada cadeia de atividades.Para que seja possível o exercício mediúnico, longa preparação é realizada. Com frequência, a ligação entre o médium e seus guias é estabelecida ao decorrer de sucessivas encarnações em conjunto. Experiências específicas foram necessárias para que seu corpo espiritual se tornasse sensível às diferentes vibrações. Muitos foram recrutado entre as fileiras dos obsessores e kiumbas. Outros foram resgatados de densas zonas do Umbral. Passaram pela conversão, tratamento, evangelização. Alguns até mesmo frequentaram escolas espirituais. E quando estiveram prontos, receberam a permissão de reencarnar.A mediunidade é um compromisso firmado antes de sua encarnação. Você a aceitou. E para que a praticasse, foram realizadas as devidas preparações. O seu programa de vida foi desenhado para que seus caminhos te levassem a conhecê-la e vivenciá-la. É nela que você encontra as respostas para aspirações que há tanto tempo sonda sua alma.O médium é um espírito em aprendizado, o qual aspira por redenção. Raro são os missionários; a maior parcela encontra neste dom um caminho para se acertar com o passado. A mediunidade, para tanto, se apresenta como uma face da graça divina, que o permitiu retornar à carne para continuar seu progresso.Por esta razão, se ele recusa esta missão que lhe é oferecida, abre mão de muitas bênçãos que lhe foram planejadas. Fique claro, não digo que a mediunidade é que uma condição para que sua vida seja próspera e feliz. Possuímos nosso livre arbítrio, e existem outros caminhos tão maravilhosos quanto ela. Ainda que exista um programa de vida, nosso destino não está determinado. Nossas escolhas podem alterá-lo.No entanto, é importante que ele desenvolva o espiritual de alguma forma e pratique a caridade. Não foi por acaso que ele nasceu médium. E mesmo que siga por outras searas, continuará possuindo as características que acompanham seu dom. Ele é portador de uma sensibilidade maior do que o das outras pessoas. Deve, portanto, sempre cuidar de sua energia.A mediunidade é um presente da espiritualidade. Sejamos gratos por ela. Aquele se permite ser um canal de luz, consolo e orientação se torna um elo na grande obra de Deus. Isto é razão suficiente para nos alegrarmos e nos encantarmos pelo o que recebemos. É certo que nem tudo são flores; seus espinhos, resultados de nossas imperfeições, exigem muito de nós. Entretanto, a vida espiritual é capaz de dar sentido a todas as lágrimas e sorrisos.Saravá a todos!Babalorixa Euripedes

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!