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No Candomblé, o Erê, tem uma função muito importante. Como o Orixá não fala, é ele quem vem
para dar os recados do pai. É normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de
tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano. Ainda no Candomblé,
o Erê tem muitas outras funções, o Yaô, virado no Erê, pode fazer tudo o que o Orixá não pode, até mesmo
as funções fisiológicas do médium, ele pode fazer. O Erê muitas vezes em casos de necessidade extrema
ou perigo para o médium, pode manifestar-se e trazê-lo para a roça, pegando até mesmo uma condução
se for o caso.
Na Umbanda mais uma vez, vemos a diferença entre as entidades/divindades. A Criança
na Umbanda é apenas uma manifestação de um espírito cujo desencarne normalmente se deu em
idades infanto-juvenis. São tão barulhentos como os Erês, embora alguns são bem mais
tranqüilos e comportados.
No Candomblé, os Erês, tem normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os
filhos de Obaluaiê, Pipocão, Formigão, para os de Oxossi, Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum,
Rosinha, para os de Yemanjá, Conchinha Dourada e por ai vai.
As Crianças da Umbanda tem os nomes relacionados normalmente a nomes comums,
normalmente brasileiros. Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc...
As crianças de Umbanda comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas,
os Erês do Candomblé além desses, comem frangos e outras comidas ritualisticas como o Caruru, etc...
Isso não quer dizer que uma Criança de Umbanda não poderá comer Caruru, por exemplo. Com
Criança tudo pode acontecer.
Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte)
como qualquer criança. É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar
que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida.
Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as "meninas" são mais
quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando,
outros estão sempre com fome, etc... Estas características, que às vezes nos passam
desapercebido, são sempre formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de
descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência.
Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente são atendidos de maneira
bastante rápida. Entretanto a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Nunca
prometa um presente a uma criança e não o dê assim que seu pedido for atendido, pois a
"brincadeira" (cobrança) que ela fará para lhe lembrar do prometido pode não ser tão "engraçada"
assim.
Poucos são aqueles que dão importância devida às giras das vibrações infantis.
A exteriorização da mediunidade é apresentada nesta gira sempre em atitudes infantis. O
fato, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora
normalmente seja realizada em dias festivos, e às vezes não consegamos conter os risos diante
das palavras e atitudes que as crianças tomam.
Mesmo com tantas diferenças é possível notar-se a maior características de todos, que é
mesmo a atitude infantil, o apego a brinquedos, bonecas, chupetas, carrinhos e bolas, como os
quais fazem as festas nos terreiros, com as crianças comuns que lá vão a busca de tais brinquedos
e guloseimas nos dias apropriados. A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados
com Ibeiji, à 27 de Setembro é muito concorrida em quase todos os terreiros do pais.
Uma curiosidade: Cosme e Damião foram os primeiros santos a terem uma igreja erigida
para seu culto no Brasil. Ela foi construída em Igarassu, Pernambuco e ainda existe.!SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM !
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