AS SETE LINHAS DA UMBANDA – OS EXÉRCITOS DOS ORIXÁS‘As sete linhas da Umbanda são formadas por exércitos espirituais, comandados por um determinado Orixá. As linhas, ou vibrações, foram ratificadas em um congresso realizado no Rio de Janeiro, em 1941, 33 anos após a fundação da Umbanda. Este foi o Primeiro Congresso Brasileiro de Umbanda. Os nomes e configurações das sete linhas da Umbanda podem variar. Cada uma, existe por um propósito, que protege e influencia a vida de todos. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as sete linhas da Umbanda.AS SETE LINHAS DA UMBANDAAs linhas tradicionais, de acordo com as doutrinas dos terreiros, possuem poderes cósmicos, se subdividem e incluem todas as entidades da Umbanda. Conheça cada uma das linhas ou vibrações.As sete linhas da Umbanda – Linha ReligiosaDentre as sete linhas da Umbanda, a Linha Religiosa é comandada por Oxalá. Ela representa o início, a criação, a imagem de Deus e a luz solar. Oxalá possui sincretismo com Jesus Cristo e a composição desta linha é formada por caboclos, pretos velhos, santos católicos e o povo do Oriente. Ela é a primeira das sete linhas da Umbanda e representa a religiosidade e a fé. As entidades desta linha são calmas e se expressam com elevação. Os pontos cantados de Oxalá invocam grande misticismo, porém são raros de ser escutados hoje em dia, pois dificilmente assumem uma “Chefia de Cabeça”.As sete linhas da Umbanda – Linha do Povo D’águaEsta linha é comandada por Iemanjá. Ela representa a gestação, o divino, a mãe de todos os Orixás. Iemanjá tem sincretismo religioso com Nossa Senhora da Conceição. A composição de sua linha é formada por orixás femininos, ondinas, náiades, sereias, caboclas dos rios e das fontes, ninfas e marinheiros. As vibrações destas entidades são serenas e trabalham com a água do mar. Os pontos cantados de Iemanjá possuem lindos ritmos e costumam falar sobre o mar.As sete linhas da Umbanda – Linha da JustiçaDas sete linhas da Umbanda, um dos destaques é a Linha da Justiça. Ela é liderada pelo Orixá da Justiça, Xangô. O Orixá Xangô comanda a lei kármica, dirige as almas e rege a balança universal, que influência nosso estado espiritual. O exército da Linha da Justiça é composto por advogados, cablocos, pretos velhos, juristas e policiais. O sincretismo religioso de Xangô é com São Jerônimo. Os pontos cantados deste Orixá transportam para os sítios vibracionais como cachoeiras, montanhas e pedreiras.As sete linhas da Umbanda – Linha das DemandasO Orixá Ogum é o comandante da Linha das Demandas. Esta linha rege a fé, as batalhas da vida e salva os aflitos. Ogum é o senhor da glória ou da salvação, ele mede as consequências do Karma. No misticismo, é conhecido por defender os guerreiros. Seu sincretismo religioso é feito com São Jorge. O exército da linha é composto por baianos, boiadeiros, caboclos, ciganos, eguns (almas) e exus de lei. Os Caboclos do Orixá Ogum andam de um lado para o outro, possuem vivacidade e falam de forma forte. As preces cantadas de Oxum fazem invocações para a luta pela fé, batalhas, guerras, etc.As sete linhas da Umbanda – Linha dos CaboclosEsta linha pertence ao Orixá Oxossi, que tem sincretismo religioso com São Sebastião. Ele é o regente das almas e atende na doutrina e na catequese. Seus trabalhos, conselhos e passes são calmos e sua entidade fala serenamente. Seu exército é composto por boiadeiros, caboclos e índias. Seus pontos são cantados para invocar as forças da espiritualidade e das matas.As sete linhas da Umbanda – Linha das CriançasA Linha das Crianças é regida por Iori, sincretizado como Cosme e Damião. Suas entidades, têm vozes infantis e serenas. São protetores das crianças e gostam de comer doces sentados no chão. A composição do exército é formada por crianças de todas as raças. Os pontos cantados de Iori podem ser alegres e tristes, geralmente falam em Papai e Mamãe do Céu e em mantos sagrados.As sete linhas da Umbanda – Linha das almas ou dos Pretos VelhosEsta linha é designada a combater o mal sempre que for manifestado. O líder da linha é o Orixá Iorimá, que é sincretizado com São Benedito. Os Pretos Velhos são os mestres da magia, que velam as formas kármicas. Representam a doutrina, os fundamentos e ensinamentos. Realizam suas consultadas sentados e fumando cachimbos. Eles pensam muito antes dizer algo, e falam de forma compassada. O exército desta linha é formado por pretos e pretas velha de todas as nações. Os pontos cantados da linha dos Pretos Velhos possuem melodias tristonhas e melancólicas, com ritmos compassados.As sete Linhas da Umbanda, as Legiões e as FalangesAlém das sete linhas da Umbanda, existem as sete legiões, que também possuem um líder. As legiões, dividem-se em falanges, que também têm seus chefes. Ainda existem as sub-falanges, que acompanham a mesma configuração. As divisões seguem uma regra lógica, determinada pela religião Umbanda.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM

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OS 7 REINOS DE EXÚExistem sete reinos, sendo sua organização remanescente das organizações tribais em reinos na África Banto. Cada Reino é composto por nove povos de Exu, sendo que cada povo é comandado por um Exu Chefe.A diante falaremos especificamente sobre cada um desses reinos.1) Reino das EncruzilhadasQue sendo chefiado por Exu Rei das Sete Encruzilhadas e Pomba gira Rainha das Sete Encruzilhadas, governa todas as passagens dos Exús que ali trabalham. Sua função principal é abrir caminhos para os outros Guias chegarem e também para os filhos e fregueses.2) Reino dos CruzeirosChefiado pelo Exu Rei dos Sete Cruzeiros e Pomba gira Rainha dos Sete Cruzeiros, governa todas as passagens dos Exús que trabalham nos cruzeiros (não confundir com encruzilhada).3) Reino das MatasChefiado pelo Exu Rei das Matas e Pomba gira Rainha das Matas. Governa todos os Exús que trabalham nas matas ou locais que tenham árvores a excepção do Cemitério, que pertence a outro reino.4) Reino da calunga Pequena (Cemitério)Governado pelo Exu Rei das Sete calungas ou calungas e Pomba gira Rainha das Sete calungas. Esses Exús também são chamados pelo nome de Rei e Rainha dos Cemitérios. Geralmente quando se diz calunga nas giras é para nomear ao cemitério. Trabalham neste reino todos os Exu que moram dentro dos cemitérios exclusivamente.5) Reino das AlmasChefiado por Exu Rei das Almas Omulu e Pomba gira Rainha das Almas. Eles também são conhecidos por Rei e Rainha da Lomba, porque governam todos os Exús que trabalham em locais altos. Porém, os Exús deste reino também trabalham em hospitais, morgues, etc.6) Reino da LiraOs chefes deste reino são muito mais conhecidos por seus nomes sincréticos: Exu Lúz e Maria Padilha, sendo na verdade seus nomes Exú Rei das Sete Liras e Rainha do Candomblé (ou Rainha das Marias). Seus apelidos mostram justamente sua afinidade pela dança, a música e a arte (lira e candomblé). Dentro do reino da Lira, que também às vezes é chamado "reino do candomblé" não pelo culto africanista aos orixás, senão por ser essa palavra o sinonimo de dança e música ritual. Trabalham aqui todos os Exús que tem que ver com a arte, a música, poesia, boémia, artes ciganas, malandragem, etc.7) Reino da PraiaGovernado por Exu Rei da Praia e Rainha da Praia. Dentro dele encontram-se todos os Exús que trabalham nas praias, perto da agua o ainda dentro dela, podendo ser salgada ou doce.POVOS DE EXUEm cada reino existem 9 povos, sendo um total de 63 povos de Exu. A seguir oferecemos uma lista com os povos que pertencem a cada reino:REINO DAS ENCRUZILHADAS1) Povo da Encruzilhada da Rua -Chefe Exu Tranca Ruas2) Povo da Encruzilhada da Lira -Chefe Exu Sete Encruzilhadas3) Povo da Encruzilhada da Lomba -Chefe Exu das Almas4) Povo da Encruzilhada dos Trilhos -Chefe Exu Marabô5) Povo da Encruzilhada da Mata -Chefe Exu Tiriri6) Povo da Encruzilhada da Calunga -Chefe Exu Veludo7) Povo da Encruzilhada da Praça - Chefe Exu Morcego8) Povo da Encruzilhada do Espaço - Chefe Exu Sete Gargalhadas9) Povo da Encruzilhada da Praia - Chefe Exu MirimREINO DOS CRUZEIROS1) Povo do Cruzeiro da Rua -Chefe Exu Tranca Tudo2) Povo do Cruzeiro da Praza -Chefe Exu Kirombó3) Povo do Cruzeiro da Lira -Chefe Exu Sete Cruzeiros4) Povo do Cruzeiro da Mata -Chefe Exu Mangueira5) Povo do Cruzeiro da Calunga -Chefe Exu Kaminaloá6) Povo do Cruzeiro das Almas -Chefe Exu Sete Cruzes7) Povo do Cruzeiro do Espaço -Chefe Exu 7 Portas8) Povo do Cruzeiro da Praia -Chefe Exu Meia-Noite9) Povo do Cruzeiro do Mar -Chefe Exu Calunga (Calunga grande)REINO DAS MATAS1) Povo das Árvores -Chefe Exu Quebra Galho2) Povo dos Parques -Chefe Exu das Sombras3) Povo da Mata da Praia -Chefe Exu das Matas4) Povo das Campinas -Chefe Exu das Campinas5) Povo das Serranias -Chefe Exu da Serra Negra6) Povo das Minas -Chefe Exu Sete Pedras7) Povo das Cobras -Chefe Exu Sete Cobras8) Povo das Flores -Chefe Exu do Cheiro9) Povo da Sementeira -Chefe Exu Arranca TôcoREINO DA CALUNGA1) Povo das Portas da Calunga -Chefe Exu Porteira2) Povo das Tumbas -Chefe Exu Sete Tumbas3) Povo das Catacumbas -Chefe Exu Sete Catacumbas4) Povo dos Fornos -Chefe Exu da Brasa5) Povo das Caveiras -Chefe Exu Caveira6) Povo da Mata da Calunga Chefe Exu Calunga (conhecido também como Exu dos Cemitérios)7) Povo da Lomba da Calunga -Chefe Exu Corcunda8) Povo das Covas -Chefe Exu Sete Covas9) Povo das Mirongas -Chefe Exu Capa Preta (conhecido também como Exu Mironga)REINO DAS ALMAS1) Povo das Almas da Lomba -Chefe Exu 7 Lombas2) Povo das Almas do Cativeiro -Chefe Exu Pemba3) Povo das Almas do Velório -Chefe Exu Marabá4) Povo das Almas dos Hospitais -Chefe Exu Curadô5) Povo das Almas da Praia -Chefe Exu Giramundo6) Povo das Almas das Igrejas e Templos -Chefe Exu Nove Luzes7) Povo das Almas do Mato -Chefe Exu 7 Montanhas8) Povo das Almas da Calunga -Chefe Exu Tatá Caveira9) Povo das Almas do Oriente -Chefe Exu 7 PoeirasREINO DA LIRA2) Povo dos Cabarés -Chefiado por Exu do Cabaré3) Povo da Lira -Chefiado por Exu Sete Liras4) Povo dos Ciganos -Chefiado por Exu Cigano5) Povo do Oriente -Chefiado por Exu Pagão6) Povo dos Malandros -Chefiado por Exu Zé Pelintra7) Povo do Lixo -Chefiado por Exu Ganga8) Povo do Luar -Chefiado por Exu Malé9) Povo do Comércio -Chefiado por Exu Chama DinheiroREINO DA PRAIA.1) Povo dos Rios -Chefiado por Exu dos Rios2) Povo das Cachoeiras -Chefiado por Exu das Cachoeiras3) Povo da Pedreira -Chefiado por Exu da Pedra Preta4) Povo do Marinheiros -Chefiado por Exu Marinheiro5) Povo do Mar -Chefiado por Exu Maré6) Povo do Lodo -Chefiado por Exu do Lodo7) Povo dos Baianos -Chefiado por Exu Baiano8) Povo dos Ventos -Chefiado por Exu dos Ventos9) Povo da Ilha -Chefiado por Exu do CôcoPOMBA GIRA / BOMBO GIRA / POMBO GIRAChamada de Pomba gira, Bombo gira, Exu mulher ou ainda Pombo Gira, é conhecida com entidade feminina. Esta forma de chamar para Ela é sem dúvida pela influência banta (Angola). A Entidade banta Aluvaiá Pomba gira foi então submetida à Entidade iorubana Exu, sendo colocada como sua mulher.Diz-se que a Pomba gira representa o poder feminino feiticeiro, comparável com as Iyami Oxorongá dos Iorubá. Ela pode ter muitos maridos, que se tornam seus "escravos" ou empregados. Todas as Entidades são duplas, é dizer, cada uma delas pode se apresentar em baixo da aparência de homem ou mulher. Por seu lado, os Exu homens podem ter muitas mulheres, as quais passam a ser suas escravas ou empregadas. É muito comum usar o número 7 (sete) para dizer quantas mulheres ou homens pode ter uma Entidade, isso é assim, por ser um número cabalístico e mágico.Cada Exu homem tem sua parte feminina ou contrapartida, que na verdade são a mesma Energia em baixo de aparências distintas, temos assim:Exu Rei das Encruzilhadas / Pomba gira Rainha das Encruzilhadas;Exu das Matas / Pomba giras das Matas;Exu Giramundo / Pomba gira Giramundo;Exu do Cravo Vermelho / Pomba gira da Rosa Vermelha;Exu Mulambo / Pomba gira Maria Mulambo;Exu Sete Capas / Pomba gira Sete Saias;Exu 7 Estrelas / Pomba gira 7 Estrelas; etc.Cada pessoa tem pelo menos um par de Exús que age e mora perto dela desde o dia do nascimento. Que um homem tenha como Guia uma Pomba gira (que incorpore nele) não quer dizer que ele vai se tornar homossexual, ou vai mudar seu gosto pelas mulheres, como muitos pensam; nada disso, ele vai seguir sendo o mesmo homem de sempre. O mesmo é para as mulheres que tiverem um Exu. Isso é para os casos onde se puxa somente uma das duas Entidades que possui cada um como mínimo, pois existem muitas casas onde são puxadas a dois (Exu homem e Pomba gira), sendo que tampouco eles vão influir na definição sexual da pessoa. O que acontece é que muitos se aproveitam para colocar as culpas em Exu. Pode acontecer também que alguma pessoa tenha duas pomba giras e dois Exús, um par de Exús que estava submetido aos espíritos evangelizados e que logo após foi liberada, e uma parelha de Exús que se apresentou.Quando incorporada no cavalo, a pomba gira mostra-se quase sempre bonita, feminina, amável, elegante, sedutora, mais também tem vidência, é certeira e sempre tem algum conselho para aqueles que estão sofrendo por um amor. Ela gosta das bebidas suaves: vinhos doces, licores, cidra, champanhe, anis, etc. E gosta dos cigarros e cigarrilhas de boa qualidade, assim como também lhe atrai o luxo, o brilho e o destaque. Usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras, etc. Sendo que existem milhares de pomba giras, e que cada uma tem sua própria pessoalidade, e torna-se muito difícil uma descrição geral.Suas oferendas levam ovos, maçãs, morangos, perfumes, pentes, espelhos, flores (especialmente rosas nunca botões), bebidas, cigarros, etc.As principais pomba giras em ordem hierárquica são as correspondentes às sete passagens da representação feminina de Exu Rei, Pomba gira Rainha, após temos 63 pomba giras chefas, sendo cada uma delas a contrapartida de algum dos Exu chefes que já apresentamos na parte onde falamos dos povos de Exu.As funções principais de Pomba gira são as de ajudar os seus em todos os casos de amor, mas também é usada a sua força para desmanchar feitiços, para pedir protecção e curar várias doenças.GENERALIDADES DE ALGUNS EXUSDeixamos claro que quando falamos de alma encarnação de um determinado Exu, isso não indica que faz alusão a todos os que se apresentam com este nome, sendo que se trata de um caso específico sobre o qual estamos falando. Os Exús que chegam aos médiuns são pessoais, portanto, suas vivências e encarnações são únicas. Devem sim, ter algo em comum com a falange da qual representam e também possuir uma base sólida.Tenho constatado que muitas narrativas baseadas em dados por algum Exu pessoal têm se estendido e se generalizado para todos os que chegam com este nome em outros médiuns, o que é um erro.EXU REI DAS SETE ENCRUZILHADASEsta entidade se apresenta como um homem de idade avançada, de pele escura, barba e olhos vermelhos, cor de brasa. Traz a metade do seu corpo (o lado esquerdo) queimado, sendo que sua perna esquerda não funciona bem, por isto é muito comum que se apoie em um bastão.Prefere beber whisky de boa qualidade e fumar charutos grossos, sua voz é rouca, grave e forte. Quando está manifestado em algum médium, gosta também de azeitonas. Seu olhar é insustentável e quando se fixa em alguém, parece que o atravessa, sabendo seus segredos mais íntimos. As pessoas que o conhecem sentem certa autoridade nele e o respeitam.Se desmancha em passagens que envia ao mundo para que transmitam suas mensagens através de seus (médiuns), sendo que isto acontece com todas as demais Entidades. Sua vestimenta quase sempre é em tons vermelho e negro, com toques brancos e às vezes dourados (quando fora da Encruzilhada da Lira), prefere a capa e a cartola. Gosta de trabalhar com pouco público, em sessões que tenham força espiritual, onde os que nelas se encontram estejam concentrados ao máximo para dar o melhor de si. Não é importante a quantidade, e sim a qualidade e o resultado final da cerimónia.Em sua última encarnação foi um Tatá Nganga banto, que foi trazido como escravo ao Brasil. Começou chegando como um Exu de baixo e foi levantado para "o alto" quando se fizeram os sacrifícios. Quando lhe perguntamos porque se denominava "da Lira" respondeu:"Lira é uma cidade africana, que fica nas fronteiras orientais do Reino Baganda, de lá venho eu..."Tem um carácter sério, amável e tranquilo, mas também pode ser enérgico e enojar-se quando há algo que ele não gosta. Tem prazer em ensinar e doutrinar, por isto sempre está tirando dúvidas a todo aquele que lhe faça perguntas, desde as perguntas mais insólitas como "porque há estrelas..." até as mais comuns como "quero saber se meu marido me engana..."Apesar do Exu Rei das 7 Encruzilhadas tenha sido posto em um lugar privilegiado por alguns autores (os que escreveram com muita subjectividade), ele mesmo afirma que não é o Rei absoluto, e sim que apenas é um dos principais.É rígido e severo quanto a seguir as tradições e que os rituais se cumpram passo a passo como deve ser, mesmo que, como todo Exú está aberto a mudanças, às movimentações e inovações, sempre e quando os mesmos sejam feitos pelos próprios Exús.EXU VELUDO.Este Exu, vem das costas orientais da África, era swahili (negro arabizado). Usa um turbante na cabeça, e lindos tecidos de veludo trazidos de oriente, que lhe valeram o apelido, de "veludo" Dado a sua forma luxuosa de se vestir, no estilo muçulmano, muitos que viram seu tipo de apresentação através da mediunidade, o confundiram com um cigano e o associaram com os mesmos. Isto não significa que não trabalhe com os ciganos, ao contrário, tem inclusive uma passagem ou caminho que se apresenta como um. Tem muitos conhecimentos sobre feitiços que se fazem utilizando panos, tigelas, agulhas, pembas e outros ingredientes. Abre os caminhos e limpa trabalhos negativos feitos nos cemitérios. Gosta de um bom whisky e grossos charutos.Alguns de seus caminhos são:Exu Veludo da Meia-NoiteExu Veludo CiganoExu Veludo 7 EncruzilhadasExu Veludo Menino VeludinhoExu Veludo dos 7 CruzeirosExu Veludo das AlmasExu Veludo da CalungaExu Veludo da PraiaExu Veludo do OrienteExu Veludo SigatanaExu Veludo do LixoEXU MEIA-NOITEO Exu da Meia-noite que conhecemos foi um negro descendente de escravos, que vivia em Minas Gerais. Sua especialidade é a de praticar feitiços ou trabalhos que são efectuados sob a influência dos planetas, as estrelas e suas posições. E prefere, como seu nome o diz, receber oferendas e fazer trabalhos à meia-noite, mais não o que marca no relógio, e sim a mágica, aquela que se calcula dividindo as horas do dia em que há luz solar e encontrando justamente sua metade.Gosta de beber whisky e fuma charutos. Sua vestimenta é totalmente de cor negra, com alguns tons vermelhos. Traje negro, chapéu e às vezes traz uma capa.Alguns de seus caminhos são:Exu Meia-Noite da CalungaExu Meia-Noite das AlmasExu Meia-Noite da PraiaExu Meia-Noite do MarExu Meia-Noite do OrienteExu Meia-Noite das 7 EncruzilhadasExu Meia-Noite da CapelaExu Meia-Noite do CruzeiroExu Meia-Noite da MataEXU CIGANOEste, como seu nome indica, se manifesta sob a aparência de um cigano. Quando vivia foi um cigano árabe, que veio como escravo ao Brasil junto com um contingente que provinha da África Oriental. Seu nome em vida era Hassam. Por ser o primeiro cigano que se iniciou no culto afro brasileiro que ele conheceu no cativeiro junto com os demais escravos, obteve o privilégio de ser o comandante dos demais ciganos que se iniciaram, de onde passou a ser chefe do povo cigano. Logo, quando começa a manifestar-se, como "Exu de Alto" se dá a conhecer como "Cigano L'erú" que significa: "O cigano que foi escravo", dando a entender que foi um dos que chegaram primeiro.Sua vestimenta é composta de panos coloridos, turbante e bombacha no estilo árabe. Sendo um dos poucos ciganos (homens) que se apresentam desta maneira, já que a maioria vem com chapéu de feltro ou lenço de cabeça, calça, camisa e jaleco, pois são ciganos muito mais novos no tempo. Os outros Exús que se manifestam como ciganos, quase nunca se chamam "ciganos", por que de uma maneira geral são Almas de Ciganos que se iniciaram no culto, e chegam com a representação de algum outro Exu do Alto Comando, por exemplo: Exu Corcunda Cigano.Alguns de seus caminhos são ramos de onde podem chegar os distintos ciganos:Exu Cigano do Oriente -O que vem da África Oriental, Arábia e outros países asiáticos.Exu Cigano do Circo -O que trabalha -como indica seu nome -nos circos e também em todos os lugares onde fazem espectáculos públicos.Exu Cigano do Pandeiro -É quem vem com um pandeiro na mão, bom dançarino, tem um estilo turco.Exu Cigano Caló -É ele que representa a os ciganos que vieram ao Brasil desde Portugal, Espanha e França.Exu Cigano da Praça -Aquele que se dedica a buscar oportunidades nas praças, feiras e parques, fazendo negócios.Exu Cigano Romanó -Quando se apresenta como um cigano que vem de algum dos países de Europa oriental.Exu Cigano do Violino -Que é a passagem na qual ele sabe tocar violino, sendo um cigano rumano.Exu Cigano da Lira – Que faz alusão aos conceitos: (a que provém de uma cidade africana chamada Lira e que fora a princípio um ponto de encontro entre várias raças para comerciar;) que é hábil compondo canções, cantado e tocando instrumentos variados.Exu Cigano Giramundo -Que não deve se confundir com "Exu Giramundo cigano", pois Cigano Giramundo é uma passagem de Exu Cigano o que mostra sob a faceta de trota mundos, andarilho, em sua carruagem viajando de povo em povo. Sem dúvida, Giramundo cigano é a representação de Exu Giramundo através de uma passagem como cigano.Exu Cigano do Garito -O que trabalha nas casas de jogo clandestino. Devemos ressaltar, que "garito" é uma palavra cigana.Há, todavia, muitos sub ramos derivados das primeiras passagens e também outras passagens. Devemos deixar claro que, não há algum lugar para ciganos (homens) com nomes próprios, pois temos ouvido por aí que chegam: cigano André, cigano Ramiro, cigano Sandro, cigano Marco, etc. No Candomblé só chega Exu Cigano "de tal parte", os espíritos de ciganos homens que venham com nomes próprios, NÃO SÃO EXUS DE LEI, não devem ser admitidos nas giras, porque não pertencem à nossa religião. Os ciganos que entraram na nossa religião quando viviam, têm até o momento, somente um dos caminhos: a) Chegar representando a Exu Cigano ou Pomba gira Cigana e um grupo; b) Chegar representando qualquer Exu dos altos comandos e ter ao final a denominação: "cigano".BREVE RESUMO DE OUTROS EXUS QUE NÃO DEIXAM DE SER IMPORTANTES:Exu Angola -Que pertence ao povo das Almas do Cativeiro.Exu Cobra Preta -Pertence ao povo das Cobras que trabalha dentro do Reino das Matas.Exu Come Fogo -Ronda nas cercanias dos crematórios e pertence ao povo do forno.Exu Coquinho -Que integra (dentro do Reino da Lira)Exu da Estrada -Que trabalha nas rotas e estradas (povo do Cruzeiro da Rua)Exu da Lama -Tem a incumbência onde há incêndios e faz parte do Povo do Forno.Exu Dalva -Pertence ao Povo do Cruzeiro do Espaço. Gosta de trabalhar quando está amanhecendo e recebe as oferendas em terrenos abertos.Exu do Ar -Trabalha sob o comando de Exu dos Ventos.Exu Formiga -Pertence ao Povo das Campinas, mora perto dos formigueiros onde procura um de seus alimentos predilectos: as formigas.Exu Gato -Prefere trabalhar nas encruzilhadas dos montes.Exu Gererê -Trabalha dentro do mar, pertence ao povo dos pescadores, de fato, seu nome significa “red” em linguagem banto.Exu Hora Grande -Outro tipo de nome que se usa para referir-se a Exu Meia-Noite.Exu Kolobô -Que trabalha nos cemitérios e ataca condolências, pertence ao povo das Mirongas.Exu Lalu -Trabalha nas encruzilhadas da praia sob as ordens de Exu Mirim.Exu Limpa Trilhos -Trabalha nas vias de trem abrindo os caminhos, pertence ao povo da Encruzilhada de Trilhos e seu chefe directo é o Exu Marabô.Exu Mangue -Vive nos mangues.Exu do Pantanal -pertence ao povo do Lodo.Exu Pinga Fogo -Que pertence ao povo dos Fornos ou do Fogo (povo do fogo material)Exu Relâmpago -Trabalha no povo da Encruzilhada do Espaço (pontos cardinais), sob as ordens de Seu Sete Gargalhadas.Exu Sete Horas -Que pertence ao povo do Cruzeiro do Espaço.Exu Tira Tôco -Trabalha nos montes de Eucaliptos a beiradas do mar. Pertence ao povo da mata da praia.Exu Tranca Gira -Trabalha nos cruzeiros sob as ordens de Exu Tranca Tudo.Pomba gira da Terra -Trabalha nos cemitérios.Pomba gira Rosaria -Trabalha nos mercados e feiras.Pomba gira Sete Folhas -Pertence ao povo das árvores e trabalha na entrada dos montes.OFEREÇO TAMBÉM A SEGUINTE LISTA:Exu AlebaExu ApavenãExu BanzéExu BaráExu BauruExu Boca de FogoExu CaçambaExu CandôExu CasamenteiroExu Chico PretoExu da FigueiraExu da GuinéExu da LaranjeiraExu da LimeiraExu do CongoExu do MarExu EspetoExu Folha SecaExu GibóiaExu João CaveiraExu João da BaiaExu João das AlmasExu João CalungaExu João MandingaExu João MirongaExu João PepeuExu LaborêExu LoáExu LofeExu LonãExu MadeiroExu MaiôExu MareiroExu MarombaExu MarujoExu MatançaExu MiloáExu MirôExu Olho GrandeExu PanteiraExu Pedra roxaExu Pena de CorujaExu Pena de UrubuExu Pena PretaExu PimentaExu ReboloExu SerapiãoExu Sete BaforadasExu Sete DiasExu Sete FacasExu Sete MontesExu Sete PregosExu Tata NdaíExu TataláExu TatuExu TibiriExu Tira TeimaExu ToquinhoExu Treme TerraExu Três Encruzilhadas da PerdiçãoExu Três PenasExu TroncoExu TronqueiraExu TrovoadaExu TuniquinhoPomba gira AkiesanPomba gira AruáPomba gira CarangolaPomba gira da LombaPomba gira das CachoeirasPomba gira das CobrasPomba gira das FloresPomba gira de BelémPomba gira de MaceióPomba gira de Máfia (da Ilha de Máfia na África)Pomba gira de Pemba (da Ilha de Pemba na África)Pomba gira DetêPomba gira do BananalPomba gira do JardimPomba gira do LuarPomba gira do OrientePomba gira do RioPomba gira do Sol e da LuaPomba gira GanzáPomba gira KirombôPomba gira MalevaPomba gira Maria Alagoana (de Alagoas)Pomba gira Maria Baiana (da Baia)Pomba gira Maria ColodinaPomba gira Maria da PraiaPomba gira Maria das AlmasPomba gira Maria de Minas (de Minas)Pomba gira Maria FarraposPomba gira Maria LixeiraPomba gira Maria MulamboPomba gira Maria NavalhaPomba gira Maria QuitériaPomba gira Maria RosaPomba gira Maria TúnicaPomba gira Moça BonitaPomba gira MundanaPomba gira Rosa AmarelaPomba gira Rosa CaveiraPomba gira Rosa PretaPomba gira Rosa RoxaPomba gira RosinhaPomba gira Sete ChocalhosPomba gira Sete CoresPomba gira Sete EstrelasPomba gira Sete MaridosPomba gira Sete OndasPomba gira Sete SaiasSARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM..

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​☀️🇧‌🇴‌🇲‌ 🇩‌🇮‌🇦‌🌤Vamos dar início às postagens devocionais do dia0⃣9⃣/1⃣2⃣/2️⃣1⃣。・♡.°• •° 🌹 Semeando com Amor .•°🌼🌼°•.🍃🍃_{🍃🌸🍃__________________ 🍃🌸🌸🍃°•🌸🍃°• 🌸🌸🍃 _ •.¸ ✫¸¸.•*•❥✫❝"... 💁🏻 💁🏻‍♂ ✔ .•°.•°🍃🌼🌼 .•°.•°🌼🍃 ... Nem todo mundo terá maturidade espiritual o suficiente para entender suas conclusões, então não se preocupe com as palavras contrárias, ainda que "usem" a Bíblia para contradizer o seu posicionamento, não se deixe abater, o Diabo conhece a Bíblia do início ao fim, mas não a revelação por trás da palavra.... ❞✫¸¸.•*•❥✫♡ ♡✍ °°•🌼🌼°°• 🙋🏻‍♀✍ °❤️ °°•🍃🌸•°🍃🌸🌸🍃°•🌸🌸↪ Deus é contigo...✍°°•🌹🍃🍃°°• _ Graça e paz. Bom dia Babalorixa Euripedes 。・゚♡ ゚・・゚♡・。。゚♡゚・。* 🌸🍃

OS ESPÍRITOS NÃO PERMANECEM NOS TÚMULOSComo se sabe, a visita às sepulturas apenas expressa que lembramos do amado ausente. Mas saibam que, não é o lugar, os objetos, as flores e as velas que realmente importam. O que vale é a intenção, a lembrança sincera, o amor e a oração. Túmulos suntuosos não importam e não fazem diferença para aquele que partiu.Podemos orar por eles, em qualquer lugar, porque eles sentem e recebem as nossas vibrações, orações e pensamentos. O lugar não importa, desde que a prece seja sincera. Da mesma forma que ligamos pelo celular para alguém que mora em outro país, podemos também orar de qualquer lugar para os entes queridos que vivem na pátria espiritual, usando o pensamento.Quando oramos, a força do pensamento emite um fio luminoso impulsionado pelo sentimento de amor, indo ao encontro do espírito para o qual rogamos as bênçãos de Deus. Porém, o que importa é orarmos com sinceridade em benefício deles; afinal, se os nossos parentes e amigos já estão felizes na pátria espiritual, as nossas preces aumentarão ainda mais essa felicidade. Caso estejam sofrendo, como os espíritos que estão no Umbral, perdidos, desorientados, ou no Vale dos suicidas, as nossas orações são um bálsamo, com o incrível poder de aliviar as suas dores, aflições e sofrimentos. No Livro dos Espíritos, ANDRE LUIZ esclarece sobre a não permanência dos espíritos nos túmulos. Os espíritos elevados se comunicam pela oração sincera e não necessitam de rituais específicos. O próprio ANDRE menciona: “Os Espíritos, enquanto encarnados, acham-se localizados, por isso mesmo que constituem uma espécie de matéria, porém, uma vez desencarnados, não o estão mais” Além disso, a Revista Espírita de janeiro de 1866, em seu artigo sobre “A comunicação dos espíritos”, detalha como as preces sinceras e pensamentos elevados são capazes de alcançar e confortar os espíritos em qualquer estado que estejam. Isso demonstra a importância do sentimento e da sinceridade da prece, detrimento do local físico. 🕊️🕯️ Luz e paz em nossos corações!SIGA 👉 Espalhando Adoutrina Espirita.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!!