Preto Velho, quem são estas entidades?Antes de começar a falar sobre esta linha, a dos Pretos Velhos, gostaria apenas de dizer que nem todo Preto Velho é preto ou velho.Isto porque esta linha de trabalho atrai muitas pessoas para trabalhar do plano espiritual, o que quer dizer que a entidade que está ali encurvada e falando “ estranho”, pode ter sido um doutor, loiro e alto.Na verdade, existem poucos negros que foram escravos nessa linha de trabalho, posso dizer que estes são raros.A maioria dos espíritos atua nesta linha por afinidade, e não porque são Pretos, Velhos ou foram escravos.Uma das linhas mais antigas e carismáticas na Umbanda, parecem muito com os nossos avós, sempre prontos para nos aconselhar e nos ajudar em nossas caminhadas.Características da linha dos Pretos VelhosSua incorporação acontece de forma lenta, seus passos são lentos e andam encurvados, aparentando ter muitos e muitos anos, ou muita dor nas costas.Fumam cachimbos ou cigarros de palha, bebem café sem açúcar em algumas casas, usam as ervas para benzer enquanto falam com seus consulentes.Donos de grande sabedoria, paciência e humildade.Conhecedor profundo das ervas que curam, utiliza em seus passes e consultas, ervas como arruda e alecrim, sempre em um copo com água para fazer o benzimento, e indicam banhos específicos para cada problema.Promovem a cura, mas a cura da alma, que por sua vez irá curar o corpo físico, são ótimos conselheiros e sempre tem um bom conselho para nos dar.Suas palavras estão sempre envolvidas em sabedoria e calma, o que faz com o consulente entenda a situação e momento, e aguarde pelo momento certo.Nem sempre aquele é o momento de se resolver alguma coisa, às vezes é preciso esperar, e esta linha conhece bem este sentimento, o de resignação.Linha dos Pretos VelhosConhecida como linha das Almas, atuam no cemitério, mais especificamente nos cruzeiros dos cemitérios, responde ao nosso Pai Obaluaiê ou Omulu, mas dependendo de onde ele veio, responde também a um outro Orixá.Nesta linha iremos encontrar, Vós e Vôs, como chamamos carinhosamente os nossos Pretos Velhos, que apesar de responder diretamente ao Orixá Obaluaiê, eles trabalham também na energia dos outros Orixás.Alguns exemplos:Sempre que no nome do Preto Velho tiver uma extensão, e terá, ele serve a um outro Orixá.Aruanda, está ligado a Pai Oxalá, então Pai Joaquim de Aruanda por exemplo, está ligado diretamente a Oxalá.A mesma coisa acontece com Mata, sempre será um Preto Velho que está ligado diretamente a Pai Oxóssi, exemplo: Pai Antonio da Mata.Almas está ligado ao Orixá Obaluaiê, exemplo: Pai Joaquim das Almas.A palavra Congo está ligada a Iansã, exemplo: Pai Joaquim do Congo.D’Angola está ligado ao Pai Ogum, exemplo: Pai Francisco D’Angola.Mas encontraremos muitos outros nomes, de Preto e Preta Velha dentro da Umbanda.Datas e CoresSegunda feira, dia de maior regência, mas pode-se acender uma vela para eles em qualquer outro dia da semana.Dia de comemoração: 13 de maio, para associar a abolição da escravidãoCores: preto e branco, tanto em guias (colares), como vestimentas, e velas (metade branca e metade preto), ou apenas branca.OferendasOferendas só devem ser feitas se forem solicitadas pelas entidades, não faça uma oferenda por fazer, ela não terá nenhum significado.Se precisar de ajuda e não puder ir até um terreiro de Umbanda, acenda uma vela e faça seu pedido, com toda certeza você será atendido.Pipoca sem salAguardenteBolo de FubáCafé sem açúcarArroz doceCanjicaVelasPano branco e preto para cobrir o chãoAlguidarO local de entrega, assim como o que será pedido, vai depender da necessidade do consulente e da origem da entidade, no caso aqui Preto Velho, que pode pedir para entregar no cruzeiro do cemitério, por exemplo, ou em uma estrada.Vai depender tanto da necessidade do consulente, como do Orixá a quem ele responde.Por isto que uma oferenda não pode ser feita sem a solicitação e orientação de uma entidade.Ponto de Preto VelhoExistem vários pontos de Preto Velho, mas vou colocar aqui apenas um, e é claro não é de minha autoria.“Ele é dono de terreiroJá firmou congáSaravá meu Pai AntônioSaravá seu Jacutá.” Saudação aos Pretos VelhosAdorei as Almas, estas palavras são ditas enquanto o médium, junta as mãos viradas para baixo e reverência com a cabeça.Uma outra forma é dizer: Adorei as almas, e se curvar com as mãos juntas viradas para baixo e na altura dos joelhos.Cada casa fará à sua maneira.ConclusãoA linha dos Pretos Velhos, é a linha mais antiga na Umbanda e a mais carismática, pois tratam os consulentes como pessoas que precisam de ajuda e que não tem o dever de conhecer tudo.Com paciência e jeitinho, eles, os Pretos Velhos, vão conduzindo as pessoas para o melhor caminho, sem impor nada, apenas com conselhos de ajuda e de reforma intima.Mostrando que o importante é cuidar da alma, do espirito, que depois disto todo o resto vira, a cura para o mal do corpo está na cura do espirito.Mas sabemos também, que eles não trabalham apenas para cura, trabalham para abertura de caminho, problemas financeiros, para desfazer trabalhos feitos contra o consulente.Quem acha que esta linha só benze, está muito enganado, os Pretos Velhos têm muito poder, força e autoridade no mundo espiritual.Trabalham muito com os Exus, e sempre que eles não podem entrar em algum lugar devido a energia, os Exus entram e desfazem o que é para ser desfeito.Estes são os nossos velhinhos na Umbanda, nossos Pretos e Pretas Velhas, que chegam devagar, com suas ervas e seu cachimbo e fazem o seu trabalho.Curam nossas almas e livram os nossos corpos.Adorei as Almas!SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM.!

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!