💢Orixá de Frente💢O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.💢Orixá Adjunto ou Juntó💢É aquele que forma par com o Orixá de Frente, apassivando ou estimulando o ser, sempre visando ao seu equilíbrio íntimo e crescimento interno permanente. Quando exageramos a energia do Orixá de Frente, é este que vem para equilibrar.💢Orixá Ancestral💢O Orixá Ancestral, como o nome sugere, está ligado à nossa ancestralidade. Trata-se do Orixá com o qual nossa alma teve contato pela primeira vez e sua energia ficará ligada ao espírito na sua matriz.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI Euripedes DE OGUM!!!

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas sĂŁo chamadas de ErĂŞs, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e IbĂŞjis. Por influĂŞncia do sincretismo com os santos catĂłlicos sĂŁo conhecidos tambĂ©m como Crispim e Crispiniano (irmĂŁos e mártires catĂłlicos), Cosme, DamiĂŁo e DoĂşm. Uma caracterĂ­stica em relação Ă s representações de SĂŁo Cosme e SĂŁo DamiĂŁo Ă© que junto aos dois santos catĂłlicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de DoĂşm ou Idowu, que personifica as crianças com atĂ© sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influĂŞncia da cultura indĂ­gena tambĂ©m sĂŁo chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. SĂŁo entidades com caracterĂ­sticas e traços relativos Ă  maneira de agir, de reagir e falar das crianças, alĂ©m do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocĂŞncia. Incorporados em seus mĂ©diuns transmitem grande alegria a todos atravĂ©s de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os ErĂŞs “vĂŞm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. SĂŁo Entidades de grande atuação e força espiritual, e Ă© voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia sĂł ela tem o poder de tirar. Os brinquedos sĂŁo seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso Ă© comum ver um ErĂŞ pegar o nome de alguĂ©m a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estĂŁo apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estĂŁo ligados, umas sĂŁo das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando XangĂ´ (Trovaozinho), das matas vibrando OxĂłssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os ErĂŞs incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais Ă© do que a forma de descarregarem seus mĂ©diuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. SĂŁo agrupados na Linha das Crianças, tambĂ©m chamada Linha de Yori ou Linha de IbĂŞji, e ligados Ă  vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças Ă© dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e DamiĂŁo, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erĂŞzinhos. Da Festa de Cosme e DamiĂŁo participam pessoas de todas as religiões, Ă© festa linda onde os ErĂŞs, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente sĂŁo feitas em jardins. SaĂşdam-se os ErĂŞs dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, sĂŁo cor-de-rosa, azul clara ou atĂ© mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e DamiĂŁo Ă© domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma ErĂŞ faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças Ă© uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso sĂŁo dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos ErĂŞs Oni Beijada. Salve os ErĂŞs. Crispim e Crispiniano, Cosme e DamiĂŁo, Saravá os Cosminhos e IbĂŞjis. Traga Ă  paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propĂłsitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos sĂŁo realistas e quais sĂŁo pura ilusĂŁo. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providĂŞncia divina a ninguĂ©m desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!