ESPÍRITOS PERDIDOS NA TERRAUm espírito não esclarecido chega ao outro lado praticamente sem noção do que está acontecendo. Não acredita que já morreu, continua a agir como se estivesse vivo, assiste ao próprio funeral e acha que está sonhando, permanecendo ao redor do caixão ou entre os familiares.Após o enterro, volta para casa e tenta se comunicar. Como ninguém responde às suas perguntas, fica desorientado, não aceita ajuda de outros espíritos que vieram para ampará-lo. Como sempre lhe disseram que “os bons” vão direto para o céu, e como ninguém se julga mau, espera que os anjos venham buscá-lo. Como os anjos não aparecem, alguns permanecem anos ou séculos na sua casa, no local da morte ou junto aos seus bens, tesouros ou pertences.Pessoas que viveram focadas apenas nos prazeres materiais, sem se preocupar com o futuro espiritual, geralmente demoram-se na crosta terrestre, buscando os mesmos tipos de prazer que cultivavam quando encarnados. Acomodam-se junto aos encarnados que apreciam os mesmos vícios, induzindo as pessoas à prática para usufruir dos fluidos. Ex: bebidas, cigarros, etc.Aprendem a se alimentar da energia dos vivos, “encostando-se” em pessoas que lhes ofereçam condições, e muitas vezes, sem saber que estão prejudicando, sugam sua energia, deixando-as cada dia mais debilitadas, o que pode causar doenças.- Região de Sombra e DorQuando o espírito comete delitos graves na Terra (assassinatos, crimes), é atraído para regiões de sombra e dor, o umbral, onde, pelo sofrimento, chegará ao arrependimento e ao desejo de reparar o mal praticado. Então, será socorrido por espíritos bons e conduzido a postos de atendimento espiritual, conhecidos como colônias.- Falta de Preparo para a MorteTudo isso acontece porque as religiões não preparam as pessoas para essa passagem. Apenas ensinam que o pecador, batizado, convertido ou morrendo sob confissão, extrema unção, encomendação do corpo ou tendo um funeral com rituais religiosos, vai direto para o céu.As pessoas nascem e são livres para fazer o que quiserem, inclusive o mal. Aí entram as religiões, cuja missão é conduzir o homem à prática do bem e da justiça, e consequentemente, prepará-lo para voltar melhor do que veio.Por não admitirem o renascimento, a maioria das igrejas ensina que o morto deve aguardar no caixão até o momento em que as trombetas soarão e todos ressuscitarão para o julgamento final.Como nada prende um espírito, ele sai por aí para fazer o que quiser. Esse é o motivo pelo qual incontáveis irmãos se encontram nessa situação há muito tempo.É obrigação dos vivos auxiliarem com suas orações e atos aqueles que já se foram, convencendo-os do arrependimento. Daí a necessidade de doutrinar e evangelizar esses espíritos, para que conheçam a Verdade que os libertará das falsas doutrinas e promessas.🕊️🕯️ Luz e paz em nossos corações!SIGA 👉 Espalhando a Doutrina Espírita,SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!