MARIA MULAMBO Dona Maria Mulambo é Guardiã chefe de falange, ou seja, é o nome de uma falange com milhares de "Marias Mulambos".Essas Marias têm personalidades e histórias de vidas diferentes umas das outras, mas em geral, a sua fama de boa conselheira e orientadora de seus médiuns e consulentes, tornou cada um desses espíritos que compõe sua falange, amadas, respeitadas e muito solicitadas nos terreiros.Mulambo antes de se tornar um Exú, foi Quiúmba como se diz "Dos Infernos", pois teve a oportunidade de reinar com um dos Maiorais, mas ela recusou e preferiu morar no lixo das castas espirituais, onde estão os espíritos declinados ao materialismo e os suicidas, mas este é outro assunto.Mulambo foi puxada pela Dona Maria Padilha, para formar a tríade juntamente com a Dona Maria Quitéria. Seus caminhos cruzaram e delas multiplicaram-se as falanges femininas, portanto se existe “Castas de Pombo Giras”, foram estas três que as fundaram, as demais fazem parte de uma corrente contínua.Maria Mulambo é Rainha, junto com Dona Maria Padilha, e tem como suas subordinadas as Pombo Giras Maria Farrapo e Maria Mirongueira.Para desmanchar trabalhos para o mal é uma das giras mais poderosas, pois conhece a arte da magia negra como ninguém. Maria Mulambo trabalha muito com o baixo astral, tento contato com o lixo astral em diversas áreas do Umbral, socorrendo espíritos errantes, e por morar direto com os feiticeiros da baixa magia, sabe a arte de mandar e desmanchar qualquer feitiço.Maria Mulambo é muito solicitada nas limpezas de corpo (sejam de pessoas encarnadas ou de recém-desencarnados) e das casas, para retirar o lixo astral. Neste caso essa guardiã tem um trabalho próximo com os guardiões da Calunga.Em geral são muito interessadas e dedicadas em ajudar a seus médiuns e protegidos. Quase sempre se mostram como mulheres finas requintadas e nada vulgares, mesmo as que se apresentam como do cais ou do cabaré, naturalmente alguns médiuns mal orientados e pouco conectados com a guardiã, podem interferir negativamente no comportamento e expressão, quando incorporados, mas em se tratando de "Mulambos" isso é raro e de um modo ou de outro, ela interfere, ensinando ao médium com quem está "lidando", não se brinca com “Mulambos"! Elas também podem se mostrar de uma forma totalmente deformada, para cobrar algo ou até mesmo proteger seus médiuns de egus ou dos perigos que pode vir a entrar no caminho do mesmo.São consideradas as entidades capazes de ajustar a vida como um todo, mas cobram de seus protegidos, ações e caráter firmes. As guardiãs "Marias Mulambos" também têm muitos protegidos no mundo espiritual, e também a eles são feita as cobranças necessárias à sua evolução, pois com "Mulambo" ou conserta ou quebra!A falange de Dona Maria Mulambo é dividida da seguinte forma:* Maria Mulambo da Encruzilhada* Maria Mulambo das Sete Encruzilhadas* Maria Mulambo das Almas* Maria Mulambo da Calunga* Maria Mulambo da Estrada* Maria Mulambo do Cabaré* Maria Mulambo do Cruzeiro das Almas* Maria Mulambo do Lodo* Maria Mulambo das Rosas* Maria Mulambo da Lira* Maria Mulambo da Lixeira* Maria Mulambo da Praia* Maria Mulambo das Sete Catacumbas* Maria Mulambo da Figueira* Maria Mulambo das Sete Figueiras* Maria Mulambo dos Sete Punhais* Maria Mulambo do Cruzeiro* Maria Mulambo dos Sete CruzeirosCostuma vir acompanhada de Exús de Calunga, mas nem sempre, isso depende da atuação da entidade no caminho do médium. Costuma ser companheira de Exú Tiriri, Exú Marabô, Exú Tranca Ruas, Exú Caveira, Tata Caveira, João Caveira, Sete Cova, Sete Sombras, Exú Capa Preta, etc.Essas pombos giras fazem de tudo para ajudar seus médiuns ou quem as procure em busca de soluções para as dificuldades de suas vidas, Mulambo é mãe, e como tal ama, da, mais cobra, e nos ensina, mesmo que para isso, tenha que deixar-nos sofrer um pouco. A falange Maria Mulambo costuma trabalhar dentro da vibração de Iansã, ou seja, é comum trabalharem com médiuns, filhos de Iansã, ainda que não exclusivamente.Mulambos não fogem de uma boa briga, enfrentam tudo de frente, recorrem a aliados e conseguem realizar suas missões, são muito conhecidas também por aceitarem missões de demandas e por irem aonde poucos se aventuram ir. Seus trajes variam muito, pode usar negro, o negro e vermelho, o vermelho com detalhes negros, roupas com fitas ou farrapos coloridos, a escolha da roupa depende da atuação vibracional da entidade: estrada, calunga, encruzilhada, etc. As cores de suas guias podem ser a vermelha e preta, combinada de sete em sete contas, ou a critério da entidade ou do terreiro. Suas oferendas podem ser simples ou complexas, dependendo do objetivo do trabalho, costuma pedir fitas vermelhas e pretas em quase todos os seus trabalhos. Adora frutas, especialmente figo e suas oferendas também podem conter pimentas dedo de moça.Maria Mulambo gosta de cigarros finos e cigarrilhas, champanhes, licores, anis, bebidas doces e suaves. Gosta de rosas vermelhas e também amarelas, sempre abertas e sem espinhos, gosta de dançar e são muito delicadas em sua forma de agir, trazendo sempre um “ar” de alteza, rainha. Adora joia e bijuterias, muitas pulseiras, anéis, com brilhos ou que contenha pedras bonitas e bem trabalhadas. Suas velas são naturalmente nas cores vermelhas, ou brancas, e em alguns casos podem ser pretas, amarelas ou roxas, depende da doutrina do terreiro onde está entidade trabalha. Sua ferramenta pode ser um garfo ou punhal. A origem do nome Maria Mulambo, vem não só da origem de privações financeiras, como do estado emocional em que chegam e são recolhidos os espíritos que trabalham na falange de Dona Maria Mulambo, tornou-se quase que uma padroeira das mulheres que chegam ao fim do poço e que precisa de força e estímulo, não só para continuarem a luta, bem como para vencerem e transcenderem as dificuldades, e serem dignamente mais felizes e senhoras de si, também por serem Guardiãs de uma área do Umbral onde se concentra as “lixeiras espirituais”.Prefere seus protegidos sozinhos que mal acompanhados, pode até realizar alguns "encantamentos", que funcionam como empurrãozinhos ao relacionamento, mas não suporta amarrações. Outra característica forte da falange é de não tolerar que prejudiquem injustamente seus médiuns, se o mesmo merecer passar por uma provação, as Mulambos estarão presentes, ajudando-o a vencer, mas não mexam com um filho seu, pois filhos de Mulambo entendam: seus médiuns ativos ou não, são sempre seus protegidos.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!🔱🎩♠️♥️♣️♦️

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!