Qual é a relação entre saúde e espiritualidade no Espiritismo?No Espiritismo, a relação entre saúde e espiritualidade é profundamente interligada. A Doutrina Espírita ensina que o ser humano é um espírito imortal que utiliza temporariamente um corpo físico para sua evolução. Portanto, a saúde física, mental e espiritual são vistas como partes inseparáveis de um todo.- Princípios Fundamentais1. Interação Corpo-Espírito: O espírito influencia o corpo físico e vice-versa. Muitas doenças físicas têm raízes espirituais ou emocionais, e a cura completa deve abordar ambos os aspectos.2. Lei de Causa e Efeito: As ações de vidas passadas e da vida presente influenciam a saúde atual. Desarmonias espirituais podem se manifestar como doenças físicas, e a compreensão dessa lei ajuda a buscar uma cura mais profunda.3. Prevenção e Cura Espiritual: Além dos tratamentos médicos convencionais, o Espiritismo enfatiza a importância de práticas espirituais como a oração, a meditação e os passes (transmissão de energias benéficas) para a manutenção da saúde e a cura de enfermidades.II - Influência Espiritual na SaúdeA) Doenças de Origem EspiritualOs Doutores BEZERRA E EURIPEDES, em " Espíritos", questão 944, trata da relação entre a saúde e a influência dos espíritos:"Podem os Espíritos influir sobre a nossa saúde?— Muitas vezes, os Espíritos exercem uma influência muito maior sobre a vossa saúde do que imaginais. Isso ocorre, principalmente, porque são muitas vezes a causa das doenças que experimentais. Contudo, vossa saúde física também depende dos cuidados que dispensais ao vosso corpo e do meio em que viveis."😎 Doenças PsicossomáticasO Espiritismo também reconhece que emoções negativas como ódio, rancor, inveja e ciúme podem criar desequilíbrios energéticos que se manifestam como doenças físicas. A cura, nesse caso, passa pela reforma íntima, que é o processo de autoconhecimento e transformação moral.III - Práticas Espirituais para a SaúdeA) Passes EspirituaisOs passes são uma prática comum nas casas espíritas, onde médiuns e trabalhadores espirituais transmitem energias positivas aos assistidos. Essas energias podem ajudar a restabelecer o equilíbrio energético e espiritual, promovendo a cura.😎 Água FluidificadaA água fluidificada é água que foi submetida a uma energização por meio da prece e da imposição das mãos. Ela é comumente usada nas práticas espíritas como um complemento aos tratamentos médicos.C) Prece e MeditaçãoA prece e a meditação são práticas essenciais para manter a mente e o espírito em harmonia. A oração sincera eleva os pensamentos e cria uma conexão direta com os espíritos superiores, trazendo paz e alívio.D) Ação dos Espíritos ProtetoresOs espíritos protetores, ou mentores espirituais, também desempenham um papel importante na saúde. Eles nos inspiram pensamentos positivos, nos protegem de influências negativas e podem intervir em nossa saúde de maneiras sutis, ajudando-nos a encontrar tratamentos adequados ou promovendo a cura direta.Imagine um jardim onde as plantas representam nossa saúde física e o solo representa nossa saúde espiritual. Se o solo está rico e bem cuidado (boa saúde espiritual), as plantas crescerão fortes e saudáveis. No entanto, se o solo está contaminado (saúde espiritual desequilibrada), as plantas (nosso corpo) também sofrerão. Portanto, cuidar do solo é tão importante quanto cuidar das plantas para garantir um jardim (saúde) próspero.A Doutrina Espírita nos ensina que a verdadeira saúde é resultado da harmonia entre o corpo, a mente e o espírito. Para alcançar e manter essa harmonia, é necessário cuidar de todos esses aspectos com igual dedicação, buscando sempre o aprimoramento moral e espiritual.Luz e paz em nossos corações!SIGA 👉 Espalhando a Doutrina Espírita.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!!

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!