O Espiritismo em 1860SETE ESPADAS inicia o terceiro ano e temos o prazer de dizer que o faz sob os mais favoráveis auspícios. Aproveitamos prazerosamente a ocasião para testemunhar aos leitores toda a nossa gratidão pelas provas de simpatia que diariamente recebemos. Só isto seria um encorajamento para nós, se não encontrássemos na natureza mesma e no objetivo de nossos trabalhos, uma larga compensação moral à fadiga consequente. A multiplicidade desses trabalhos, aos quais nos consagramos inteiramente, é tal que nos é materialmente impossível responder a todas as cartas de felicitações que nos chegam. Força é dirigirmo-nos coletivamente aos seus autores, rogando-lhes aceitem os nossos agradecimentos.Essas cartas e as numerosas pessoas que nos honram, vindo conversar conosco sobre esses graves problemas, nos convencem mais e mais do progresso do Espiritismo verdadeiro, assim entendido o Espiritismo compreendido em todas as suas consequências morais. Sem ilusões quanto ao alcance do nosso trabalho, o pensamento de haver contribuído, lançando alguns grãos na balança, é para nós suave satisfação, porque esses poucos grãos terão servido para despertar a reflexão.A prosperidade crescente da CASA OGUM SETE ESPADAS E IANSÃ IGBALÊ é um indício da benevolência com que é acolhida. Só nos resta continuar nossa obra na mesma linha, pois recebe a consagração do tempo, sem nos afastarmos da moderação, da prudência e das conveniências que sempre nos orientaram. Deixando aos contraditores o triste privilégio das injúrias e do personalismo, não os seguiremos no terreno de uma controvérsia sem objetivo. Dizemos sem objetivo, porque ela não os levaria à convicção, e é uma perda de tempo discutir com gente que desconhece o abc daquilo de que fala. Só temos uma coisa a lhes dizer: Estudai primeiro, e veremos depois. Temos mais o que fazer do que falar a quem não quer ouvir. Aliás, que importa, em definitivo, a opinião contrária deste ou daquele? Terá essa opinião tão grande importância que possa deter a marcha natural das coisas? As maiores descobertas encontraram os mais rudes adversários, o que não as prejudicou. Deixamos, pois, a incredulidade zumbir em redor de nós e nada nos desviará da rota que nos é traçada pela própria gravidade do assunto que nos ocupa.Dissemos que as ideias espíritas progridem. Com efeito, desde algum tempo, ganharam imenso terreno. Dir-se-ia que estão no ar. Certamente, não será ao zabumbar da grande e da pequena imprensa que isto se deve. Se progridem, apesar de tudo e contra tudo, e não obstante a má vontade encontrada em certas regiões, é que possuem suficiente vitalidade para se bastarem a si mesmas. Aquele que se der ao trabalho de aprofundar a questão do Espiritismo, nele encontrará uma satisfação moral tão grande; a solução de tantos problemas que inutilmente havia pedido às teorias vulgares; o desdobramento do futuro à sua frente de maneira tão clara, precisa e lógica, que verificará realmente ser impossível as coisas não se passarem assim, sendo de admirar não se tenha compreendido isto antes, pois um sentimento íntimo lhe dizia que assim deveria ser. Desenvolvida, a ciência espírita nada mais faz que formular, tirar da escuridão ideias já existentes em seu foro íntimo; daí por diante, o futuro lhe revela um objetivo claro, preciso, perfeitamente definido. Já não anda a esmo, pois vê o seu caminho. Não é mais esse futuro de felicidade ou desgraça que a sua razão não podia compreender e que, por isso mesmo, repelia. É um futuro racional, consequência das próprias leis da Natureza, capazes de suportar o mais severo exame. Por isso sente-se feliz e como que aliviado de um peso imenso, o da incerteza, porque a incerteza é um tormento. Malgrado seu, o homem sonda as profundezas do futuro e não pode deixar de vê-lo eterno. Compara-o à brevidade e à fragilidade da existência terrena. Se o futuro não lhe oferece nenhuma certeza, atordoa-se, verga-se ao presente e, para torná-lo mais suportável, nada recusa. É em vão que a consciência lhe fala do bem e do mal. Ele diz a si mesmo: O bem é aquilo que me faz feliz. Que motivo teria, então, para ver o bem alhures? Por que suportar privações? Ele quer ser feliz, e para ser feliz quer gozar; gozar do que os outros possuem. Ele quer ouro, muito ouro. A isso se apega como à sua vida, porque o ouro é o veículo de todos os prazeres materiais. Que lhe importa o bem-estar de seu semelhante? O seu, antes de tudo. Quer satisfazer-se no presente, pois não sabe se poderá fazê-lo mais tarde, num futuro em que não acredita. Assim, torna-se ávido, invejoso, egoísta, e com todos esses prazeres, não é feliz porque o presente lhe parece muito curto.Com a certeza do futuro, tudo para ele muda de aspecto: o presente é apenas efêmero; ele o vê escoar-se sem tristeza. É menos dado aos gozos terrenos, porque estes não lhe trazem senão uma sensação passageira, fugidia, que deixa o coração vazio. Aspira a uma felicidade mais duradoura e, consequentemente, mais real.Onde poderá encontrá-la, senão no futuro? Mostrando-lhe, provando-lhe esse futuro, o Espiritismo o liberta do suplício da incerteza, e assim o torna feliz. Ora, aquilo que traz felicidade sempre encontra partidários.Os adversários do Espiritismo atribuem sua propagação rápida a uma febre supersticiosa que se apodera da Humanidade, ao amor do maravilhoso. Mas, antes de mais nada, precisariam ser lógicos. Aceitaremos o seu raciocínio, se tal se pode chamar raciocínio, quando tiverem explicado claramente por que a febre atinge precisamente as classes esclarecidas da Sociedade, mais do que as ignorantes.Quanto a nós, dizemos que é porque o Espiritismo apela ao raciocínio e não à crença cega que as classes esclarecidas o examinam, refletem e o compreendem. Ora, as ideias supersticiosas não suportam exame.Aliás, todos vós que combateis o Espiritismo, o compreendeis? Estudastes, perscrutando seus detalhes, pesados maduramente em todas as suas consequências?Não, mil vezes não. Falais do que não conheceis. Todas as vossas críticas ─ e não falo das tolas, vulgares e grosseiras diatribes, despidas de qualquer raciocínio e que não têm qualquer valor ─ falo das que têm pelo menos aparência de seriedade; todas as vossas críticas, ia dizendo, revelam a mais completa ignorância do assunto. Para criticar é necessário poder opor raciocínio a raciocínio, prova a prova. É isto possível, sem conhecimento profundo do assunto de que se trata? Que pensaríeis de quem pretendesse criticar um quadro, sem possuir, pelo menos em teoria, as regras do desenho e da pintura; discutir o mérito de uma ópera, sem saber música?Sabeis a consequência de uma crítica ignorante? É ser ridícula e denotar falta de senso. Quanto mais elevada é a posição do crítico; quanto mais ele se põe em evidência, tanto mais seu interesse o obriga a ser circunspecto, para não vir a receber desmentidos, sempre fáceis de dar a quem quer que fale daquilo que não conhece.Eis porque os ataques contra o Espiritismo têm tão pouco alcance e favorecem o seu desenvolvimento, em vez de detê-lo. Esses ataques são propaganda; provocam exame, e o exame só nos pode ser favorável, porque nos dirigimos à razão. Não há um artigo publicado contra esta doutrina que não nos tenha valido um aumento de assinaturas e de venda de obras. O do Sr. Oscar Comettant (vide o Siècle de 27 de outubro último, e nossa resposta na Revista de dezembro de 1859), produziu a venda, em poucos dias, na casa Ledoyen, de mais de cinquenta exemplares da famosa sonata de Mozart (que custa 2 fr., preço líquido, segundo a importante e espirituosa observação do Sr. Comettant). Os artigos do Univers, de 13 de abril e 28 de maio de 1859, (vide nossa resposta na Revista de maio e julho de 1859) fizeram esgotar-se o resto da primeira edição do Livro dos Espíritos, bem como de outros.Mas voltemos a coisas menos materiais. Enquanto não opuserem ao Espiritismo senão argumentos dessa ordem, ele nada terá a temer.Repetimos que a principal fonte do progresso das ideias espíritas está na satisfação que proporcionam aos que as aprofundam, e que nelas veem algo mais do que fútil passatempo. Ora, como, antes de tudo, todos querem a felicidade, não é de admirar se liguem a uma ideia que os torna felizes. Dissemos algures que, em se tratando de Espiritismo, o período da curiosidade passou, substituído pelo da razão e da filosofia. A curiosidade tem tempo certo. Decorrido esse tempo, troca-se o objetivo por um outro. Já o mesmo não se dá com quem se dirige ao pensamento sério e à razão. O Espiritismo progrediu principalmente a partir de quando foi melhor compreendido em sua essência íntima, e desde que se viu o seu alcance, pois toca na corda mais sensível do homem: a de sua felicidade, mesmo neste mundo.Essa a causa de sua propagação; o segredo da força que o fará triunfar. Vós todos que o atacais, quereis um meio seguro de combatê-lo com sucesso? Eu vo-lo indico.Substituí-o por algo melhor. Encontrai uma solução mais lógica para todas as questões que ele resolve. Dai ao homem outra certeza, que o torne mais feliz, mas compreendei bem o alcance do vocábulo certeza, porque o homem só aceita como certo aquilo que lhe parece lógico. Não vos contenteis em dizer que isto não o é, pois dizer é muito fácil. Provai, não pela negação, mas pelos fatos, que isto não é, jamais foi e não pode ser. Provai, enfim, que as consequências do Espiritismo não tornam o homem melhor pela prática da mais pura moral evangélica, moral muito elogiada, mas tão pouco praticada. Quando tiverdes feito isso, serei o primeiro a inclinar-me à vossa frente. Até lá, permiti que encare as vossas doutrinas, que são a negação de todo o futuro, como a fonte do egoísmo, verme que rói a Sociedade e, consequentemente, como um verdadeiro flagelo. Sim, o Espiritismo é forte, mais forte do que vós, porque se apoia nas bases mesmas da religião: Deus, a alma e as penas e recompensas futuras, baseadas no bem e no mal que se faz. Vós vos apoiais na incredulidade. Ele convida o homem à felicidade, à esperança, à verdadeira fraternidade. Vós lhe ofereceis o nada como perspectiva e o egoísmo como consolação. Ele tudo explica, vós nada explicais. Ele prova pelos fatos e vós nada provais. Como quereis que se vacile entre as duas doutrinas?Em resumo, constatamos ─ e cada um vê e sente como nós ─ que o Espiritismo deu um passo imenso no ano que findou, e que esse passo é a garantia do que haverá de dar no ano que começa. Não só o número de seus partidários aumentou consideravelmente, mas uma notável mudança operou-se na opinião geral, mesmo entre os indiferentes. Diz-se que no fundo de tudo isto bem poderia haver algo; que não deve haver pressa em julgá-lo. Os que, por isso, dão de ombros, começam a temer o ridículo sobre si mesmos ao ligarem o próprio nome a um julgamento precipitado, que poderá ser desmentido. Assim, preferem calar-se e esperar. Sem dúvida, durante muito tempo haverá pessoas que, nada tendo a perder com a opinião da posteridade, procurarão denegri-lo, umas por leveza de caráter ou por estado de ânimo, outras por cálculo. Mas a gente se familiariza com a ideia de ir a Charenton (N.T. - No original: aller à Charenton, referência a famoso hospital psiquiátrico francês.), pois iríamos em tão boa companhia, e esta piada de mau gosto, como tantas outras, torna-se um lugar comum que não abala, pois no fundo desses ataques vemos uma absoluta falta de raciocínio. A arma do ridículo, essa arma que dizem tão terrível, gasta-se evidentemente, e cai das mãos que a manejavam. Teria perdido o seu poder? Não, desde que não vibre golpes em falso. O ridículo só mata o que é ridículo em si, tendo de sério apenas a aparência, porque fustiga o hipócrita e lhe arranca a máscara. Aquilo que é realmente sério, só receberá golpes ligeiros e sairá sempre triunfante da luta. Vede se uma só das grandes ideias que foram atacadas na origem, pela turba ignorante e invejosa, caiu para não mais se erguer! Ora, o Espiritismo é uma das maiores ideias, porque toca na questão mais vital, a da felicidade do homem, e não se brinca impunemente com semelhante problema. Ele é forte porque tem suas raízes nas leis da Natureza e responde aos inimigos fazendo, desde o início, a volta ao mundo. Alguns anos mais, e seus detratores, impotentes para combatê-lo pelo raciocínio, encontrar-se-ão de tal modo divorciados da opinião, de tal modo isolados, que serão forçados a calar-se ou a abrir os olhos à luz.Revista Espírita Jan. 1860Allan Kardec.

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OS 7 REINOS DE EXÚExistem sete reinos, sendo sua organização remanescente das organizações tribais em reinos na África Banto. Cada Reino é composto por nove povos de Exu, sendo que cada povo é comandado por um Exu Chefe.A diante falaremos especificamente sobre cada um desses reinos.1) Reino das EncruzilhadasQue sendo chefiado por Exu Rei das Sete Encruzilhadas e Pomba gira Rainha das Sete Encruzilhadas, governa todas as passagens dos Exús que ali trabalham. Sua função principal é abrir caminhos para os outros Guias chegarem e também para os filhos e fregueses.2) Reino dos CruzeirosChefiado pelo Exu Rei dos Sete Cruzeiros e Pomba gira Rainha dos Sete Cruzeiros, governa todas as passagens dos Exús que trabalham nos cruzeiros (não confundir com encruzilhada).3) Reino das MatasChefiado pelo Exu Rei das Matas e Pomba gira Rainha das Matas. Governa todos os Exús que trabalham nas matas ou locais que tenham árvores a excepção do Cemitério, que pertence a outro reino.4) Reino da calunga Pequena (Cemitério)Governado pelo Exu Rei das Sete calungas ou calungas e Pomba gira Rainha das Sete calungas. Esses Exús também são chamados pelo nome de Rei e Rainha dos Cemitérios. Geralmente quando se diz calunga nas giras é para nomear ao cemitério. Trabalham neste reino todos os Exu que moram dentro dos cemitérios exclusivamente.5) Reino das AlmasChefiado por Exu Rei das Almas Omulu e Pomba gira Rainha das Almas. Eles também são conhecidos por Rei e Rainha da Lomba, porque governam todos os Exús que trabalham em locais altos. Porém, os Exús deste reino também trabalham em hospitais, morgues, etc.6) Reino da LiraOs chefes deste reino são muito mais conhecidos por seus nomes sincréticos: Exu Lúz e Maria Padilha, sendo na verdade seus nomes Exú Rei das Sete Liras e Rainha do Candomblé (ou Rainha das Marias). Seus apelidos mostram justamente sua afinidade pela dança, a música e a arte (lira e candomblé). Dentro do reino da Lira, que também às vezes é chamado "reino do candomblé" não pelo culto africanista aos orixás, senão por ser essa palavra o sinonimo de dança e música ritual. Trabalham aqui todos os Exús que tem que ver com a arte, a música, poesia, boémia, artes ciganas, malandragem, etc.7) Reino da PraiaGovernado por Exu Rei da Praia e Rainha da Praia. Dentro dele encontram-se todos os Exús que trabalham nas praias, perto da agua o ainda dentro dela, podendo ser salgada ou doce.POVOS DE EXUEm cada reino existem 9 povos, sendo um total de 63 povos de Exu. A seguir oferecemos uma lista com os povos que pertencem a cada reino:REINO DAS ENCRUZILHADAS1) Povo da Encruzilhada da Rua -Chefe Exu Tranca Ruas2) Povo da Encruzilhada da Lira -Chefe Exu Sete Encruzilhadas3) Povo da Encruzilhada da Lomba -Chefe Exu das Almas4) Povo da Encruzilhada dos Trilhos -Chefe Exu Marabô5) Povo da Encruzilhada da Mata -Chefe Exu Tiriri6) Povo da Encruzilhada da Calunga -Chefe Exu Veludo7) Povo da Encruzilhada da Praça - Chefe Exu Morcego8) Povo da Encruzilhada do Espaço - Chefe Exu Sete Gargalhadas9) Povo da Encruzilhada da Praia - Chefe Exu MirimREINO DOS CRUZEIROS1) Povo do Cruzeiro da Rua -Chefe Exu Tranca Tudo2) Povo do Cruzeiro da Praza -Chefe Exu Kirombó3) Povo do Cruzeiro da Lira -Chefe Exu Sete Cruzeiros4) Povo do Cruzeiro da Mata -Chefe Exu Mangueira5) Povo do Cruzeiro da Calunga -Chefe Exu Kaminaloá6) Povo do Cruzeiro das Almas -Chefe Exu Sete Cruzes7) Povo do Cruzeiro do Espaço -Chefe Exu 7 Portas8) Povo do Cruzeiro da Praia -Chefe Exu Meia-Noite9) Povo do Cruzeiro do Mar -Chefe Exu Calunga (Calunga grande)REINO DAS MATAS1) Povo das Árvores -Chefe Exu Quebra Galho2) Povo dos Parques -Chefe Exu das Sombras3) Povo da Mata da Praia -Chefe Exu das Matas4) Povo das Campinas -Chefe Exu das Campinas5) Povo das Serranias -Chefe Exu da Serra Negra6) Povo das Minas -Chefe Exu Sete Pedras7) Povo das Cobras -Chefe Exu Sete Cobras8) Povo das Flores -Chefe Exu do Cheiro9) Povo da Sementeira -Chefe Exu Arranca TôcoREINO DA CALUNGA1) Povo das Portas da Calunga -Chefe Exu Porteira2) Povo das Tumbas -Chefe Exu Sete Tumbas3) Povo das Catacumbas -Chefe Exu Sete Catacumbas4) Povo dos Fornos -Chefe Exu da Brasa5) Povo das Caveiras -Chefe Exu Caveira6) Povo da Mata da Calunga Chefe Exu Calunga (conhecido também como Exu dos Cemitérios)7) Povo da Lomba da Calunga -Chefe Exu Corcunda8) Povo das Covas -Chefe Exu Sete Covas9) Povo das Mirongas -Chefe Exu Capa Preta (conhecido também como Exu Mironga)REINO DAS ALMAS1) Povo das Almas da Lomba -Chefe Exu 7 Lombas2) Povo das Almas do Cativeiro -Chefe Exu Pemba3) Povo das Almas do Velório -Chefe Exu Marabá4) Povo das Almas dos Hospitais -Chefe Exu Curadô5) Povo das Almas da Praia -Chefe Exu Giramundo6) Povo das Almas das Igrejas e Templos -Chefe Exu Nove Luzes7) Povo das Almas do Mato -Chefe Exu 7 Montanhas8) Povo das Almas da Calunga -Chefe Exu Tatá Caveira9) Povo das Almas do Oriente -Chefe Exu 7 PoeirasREINO DA LIRA2) Povo dos Cabarés -Chefiado por Exu do Cabaré3) Povo da Lira -Chefiado por Exu Sete Liras4) Povo dos Ciganos -Chefiado por Exu Cigano5) Povo do Oriente -Chefiado por Exu Pagão6) Povo dos Malandros -Chefiado por Exu Zé Pelintra7) Povo do Lixo -Chefiado por Exu Ganga8) Povo do Luar -Chefiado por Exu Malé9) Povo do Comércio -Chefiado por Exu Chama DinheiroREINO DA PRAIA.1) Povo dos Rios -Chefiado por Exu dos Rios2) Povo das Cachoeiras -Chefiado por Exu das Cachoeiras3) Povo da Pedreira -Chefiado por Exu da Pedra Preta4) Povo do Marinheiros -Chefiado por Exu Marinheiro5) Povo do Mar -Chefiado por Exu Maré6) Povo do Lodo -Chefiado por Exu do Lodo7) Povo dos Baianos -Chefiado por Exu Baiano8) Povo dos Ventos -Chefiado por Exu dos Ventos9) Povo da Ilha -Chefiado por Exu do CôcoPOMBA GIRA / BOMBO GIRA / POMBO GIRAChamada de Pomba gira, Bombo gira, Exu mulher ou ainda Pombo Gira, é conhecida com entidade feminina. Esta forma de chamar para Ela é sem dúvida pela influência banta (Angola). A Entidade banta Aluvaiá Pomba gira foi então submetida à Entidade iorubana Exu, sendo colocada como sua mulher.Diz-se que a Pomba gira representa o poder feminino feiticeiro, comparável com as Iyami Oxorongá dos Iorubá. Ela pode ter muitos maridos, que se tornam seus "escravos" ou empregados. Todas as Entidades são duplas, é dizer, cada uma delas pode se apresentar em baixo da aparência de homem ou mulher. Por seu lado, os Exu homens podem ter muitas mulheres, as quais passam a ser suas escravas ou empregadas. É muito comum usar o número 7 (sete) para dizer quantas mulheres ou homens pode ter uma Entidade, isso é assim, por ser um número cabalístico e mágico.Cada Exu homem tem sua parte feminina ou contrapartida, que na verdade são a mesma Energia em baixo de aparências distintas, temos assim:Exu Rei das Encruzilhadas / Pomba gira Rainha das Encruzilhadas;Exu das Matas / Pomba giras das Matas;Exu Giramundo / Pomba gira Giramundo;Exu do Cravo Vermelho / Pomba gira da Rosa Vermelha;Exu Mulambo / Pomba gira Maria Mulambo;Exu Sete Capas / Pomba gira Sete Saias;Exu 7 Estrelas / Pomba gira 7 Estrelas; etc.Cada pessoa tem pelo menos um par de Exús que age e mora perto dela desde o dia do nascimento. Que um homem tenha como Guia uma Pomba gira (que incorpore nele) não quer dizer que ele vai se tornar homossexual, ou vai mudar seu gosto pelas mulheres, como muitos pensam; nada disso, ele vai seguir sendo o mesmo homem de sempre. O mesmo é para as mulheres que tiverem um Exu. Isso é para os casos onde se puxa somente uma das duas Entidades que possui cada um como mínimo, pois existem muitas casas onde são puxadas a dois (Exu homem e Pomba gira), sendo que tampouco eles vão influir na definição sexual da pessoa. O que acontece é que muitos se aproveitam para colocar as culpas em Exu. Pode acontecer também que alguma pessoa tenha duas pomba giras e dois Exús, um par de Exús que estava submetido aos espíritos evangelizados e que logo após foi liberada, e uma parelha de Exús que se apresentou.Quando incorporada no cavalo, a pomba gira mostra-se quase sempre bonita, feminina, amável, elegante, sedutora, mais também tem vidência, é certeira e sempre tem algum conselho para aqueles que estão sofrendo por um amor. Ela gosta das bebidas suaves: vinhos doces, licores, cidra, champanhe, anis, etc. E gosta dos cigarros e cigarrilhas de boa qualidade, assim como também lhe atrai o luxo, o brilho e o destaque. Usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras, etc. Sendo que existem milhares de pomba giras, e que cada uma tem sua própria pessoalidade, e torna-se muito difícil uma descrição geral.Suas oferendas levam ovos, maçãs, morangos, perfumes, pentes, espelhos, flores (especialmente rosas nunca botões), bebidas, cigarros, etc.As principais pomba giras em ordem hierárquica são as correspondentes às sete passagens da representação feminina de Exu Rei, Pomba gira Rainha, após temos 63 pomba giras chefas, sendo cada uma delas a contrapartida de algum dos Exu chefes que já apresentamos na parte onde falamos dos povos de Exu.As funções principais de Pomba gira são as de ajudar os seus em todos os casos de amor, mas também é usada a sua força para desmanchar feitiços, para pedir protecção e curar várias doenças.GENERALIDADES DE ALGUNS EXUSDeixamos claro que quando falamos de alma encarnação de um determinado Exu, isso não indica que faz alusão a todos os que se apresentam com este nome, sendo que se trata de um caso específico sobre o qual estamos falando. Os Exús que chegam aos médiuns são pessoais, portanto, suas vivências e encarnações são únicas. Devem sim, ter algo em comum com a falange da qual representam e também possuir uma base sólida.Tenho constatado que muitas narrativas baseadas em dados por algum Exu pessoal têm se estendido e se generalizado para todos os que chegam com este nome em outros médiuns, o que é um erro.EXU REI DAS SETE ENCRUZILHADASEsta entidade se apresenta como um homem de idade avançada, de pele escura, barba e olhos vermelhos, cor de brasa. Traz a metade do seu corpo (o lado esquerdo) queimado, sendo que sua perna esquerda não funciona bem, por isto é muito comum que se apoie em um bastão.Prefere beber whisky de boa qualidade e fumar charutos grossos, sua voz é rouca, grave e forte. Quando está manifestado em algum médium, gosta também de azeitonas. Seu olhar é insustentável e quando se fixa em alguém, parece que o atravessa, sabendo seus segredos mais íntimos. As pessoas que o conhecem sentem certa autoridade nele e o respeitam.Se desmancha em passagens que envia ao mundo para que transmitam suas mensagens através de seus (médiuns), sendo que isto acontece com todas as demais Entidades. Sua vestimenta quase sempre é em tons vermelho e negro, com toques brancos e às vezes dourados (quando fora da Encruzilhada da Lira), prefere a capa e a cartola. Gosta de trabalhar com pouco público, em sessões que tenham força espiritual, onde os que nelas se encontram estejam concentrados ao máximo para dar o melhor de si. Não é importante a quantidade, e sim a qualidade e o resultado final da cerimónia.Em sua última encarnação foi um Tatá Nganga banto, que foi trazido como escravo ao Brasil. Começou chegando como um Exu de baixo e foi levantado para "o alto" quando se fizeram os sacrifícios. Quando lhe perguntamos porque se denominava "da Lira" respondeu:"Lira é uma cidade africana, que fica nas fronteiras orientais do Reino Baganda, de lá venho eu..."Tem um carácter sério, amável e tranquilo, mas também pode ser enérgico e enojar-se quando há algo que ele não gosta. Tem prazer em ensinar e doutrinar, por isto sempre está tirando dúvidas a todo aquele que lhe faça perguntas, desde as perguntas mais insólitas como "porque há estrelas..." até as mais comuns como "quero saber se meu marido me engana..."Apesar do Exu Rei das 7 Encruzilhadas tenha sido posto em um lugar privilegiado por alguns autores (os que escreveram com muita subjectividade), ele mesmo afirma que não é o Rei absoluto, e sim que apenas é um dos principais.É rígido e severo quanto a seguir as tradições e que os rituais se cumpram passo a passo como deve ser, mesmo que, como todo Exú está aberto a mudanças, às movimentações e inovações, sempre e quando os mesmos sejam feitos pelos próprios Exús.EXU VELUDO.Este Exu, vem das costas orientais da África, era swahili (negro arabizado). Usa um turbante na cabeça, e lindos tecidos de veludo trazidos de oriente, que lhe valeram o apelido, de "veludo" Dado a sua forma luxuosa de se vestir, no estilo muçulmano, muitos que viram seu tipo de apresentação através da mediunidade, o confundiram com um cigano e o associaram com os mesmos. Isto não significa que não trabalhe com os ciganos, ao contrário, tem inclusive uma passagem ou caminho que se apresenta como um. Tem muitos conhecimentos sobre feitiços que se fazem utilizando panos, tigelas, agulhas, pembas e outros ingredientes. Abre os caminhos e limpa trabalhos negativos feitos nos cemitérios. Gosta de um bom whisky e grossos charutos.Alguns de seus caminhos são:Exu Veludo da Meia-NoiteExu Veludo CiganoExu Veludo 7 EncruzilhadasExu Veludo Menino VeludinhoExu Veludo dos 7 CruzeirosExu Veludo das AlmasExu Veludo da CalungaExu Veludo da PraiaExu Veludo do OrienteExu Veludo SigatanaExu Veludo do LixoEXU MEIA-NOITEO Exu da Meia-noite que conhecemos foi um negro descendente de escravos, que vivia em Minas Gerais. Sua especialidade é a de praticar feitiços ou trabalhos que são efectuados sob a influência dos planetas, as estrelas e suas posições. E prefere, como seu nome o diz, receber oferendas e fazer trabalhos à meia-noite, mais não o que marca no relógio, e sim a mágica, aquela que se calcula dividindo as horas do dia em que há luz solar e encontrando justamente sua metade.Gosta de beber whisky e fuma charutos. Sua vestimenta é totalmente de cor negra, com alguns tons vermelhos. Traje negro, chapéu e às vezes traz uma capa.Alguns de seus caminhos são:Exu Meia-Noite da CalungaExu Meia-Noite das AlmasExu Meia-Noite da PraiaExu Meia-Noite do MarExu Meia-Noite do OrienteExu Meia-Noite das 7 EncruzilhadasExu Meia-Noite da CapelaExu Meia-Noite do CruzeiroExu Meia-Noite da MataEXU CIGANOEste, como seu nome indica, se manifesta sob a aparência de um cigano. Quando vivia foi um cigano árabe, que veio como escravo ao Brasil junto com um contingente que provinha da África Oriental. Seu nome em vida era Hassam. Por ser o primeiro cigano que se iniciou no culto afro brasileiro que ele conheceu no cativeiro junto com os demais escravos, obteve o privilégio de ser o comandante dos demais ciganos que se iniciaram, de onde passou a ser chefe do povo cigano. Logo, quando começa a manifestar-se, como "Exu de Alto" se dá a conhecer como "Cigano L'erú" que significa: "O cigano que foi escravo", dando a entender que foi um dos que chegaram primeiro.Sua vestimenta é composta de panos coloridos, turbante e bombacha no estilo árabe. Sendo um dos poucos ciganos (homens) que se apresentam desta maneira, já que a maioria vem com chapéu de feltro ou lenço de cabeça, calça, camisa e jaleco, pois são ciganos muito mais novos no tempo. Os outros Exús que se manifestam como ciganos, quase nunca se chamam "ciganos", por que de uma maneira geral são Almas de Ciganos que se iniciaram no culto, e chegam com a representação de algum outro Exu do Alto Comando, por exemplo: Exu Corcunda Cigano.Alguns de seus caminhos são ramos de onde podem chegar os distintos ciganos:Exu Cigano do Oriente -O que vem da África Oriental, Arábia e outros países asiáticos.Exu Cigano do Circo -O que trabalha -como indica seu nome -nos circos e também em todos os lugares onde fazem espectáculos públicos.Exu Cigano do Pandeiro -É quem vem com um pandeiro na mão, bom dançarino, tem um estilo turco.Exu Cigano Caló -É ele que representa a os ciganos que vieram ao Brasil desde Portugal, Espanha e França.Exu Cigano da Praça -Aquele que se dedica a buscar oportunidades nas praças, feiras e parques, fazendo negócios.Exu Cigano Romanó -Quando se apresenta como um cigano que vem de algum dos países de Europa oriental.Exu Cigano do Violino -Que é a passagem na qual ele sabe tocar violino, sendo um cigano rumano.Exu Cigano da Lira – Que faz alusão aos conceitos: (a que provém de uma cidade africana chamada Lira e que fora a princípio um ponto de encontro entre várias raças para comerciar;) que é hábil compondo canções, cantado e tocando instrumentos variados.Exu Cigano Giramundo -Que não deve se confundir com "Exu Giramundo cigano", pois Cigano Giramundo é uma passagem de Exu Cigano o que mostra sob a faceta de trota mundos, andarilho, em sua carruagem viajando de povo em povo. Sem dúvida, Giramundo cigano é a representação de Exu Giramundo através de uma passagem como cigano.Exu Cigano do Garito -O que trabalha nas casas de jogo clandestino. Devemos ressaltar, que "garito" é uma palavra cigana.Há, todavia, muitos sub ramos derivados das primeiras passagens e também outras passagens. Devemos deixar claro que, não há algum lugar para ciganos (homens) com nomes próprios, pois temos ouvido por aí que chegam: cigano André, cigano Ramiro, cigano Sandro, cigano Marco, etc. No Candomblé só chega Exu Cigano "de tal parte", os espíritos de ciganos homens que venham com nomes próprios, NÃO SÃO EXUS DE LEI, não devem ser admitidos nas giras, porque não pertencem à nossa religião. Os ciganos que entraram na nossa religião quando viviam, têm até o momento, somente um dos caminhos: a) Chegar representando a Exu Cigano ou Pomba gira Cigana e um grupo; b) Chegar representando qualquer Exu dos altos comandos e ter ao final a denominação: "cigano".BREVE RESUMO DE OUTROS EXUS QUE NÃO DEIXAM DE SER IMPORTANTES:Exu Angola -Que pertence ao povo das Almas do Cativeiro.Exu Cobra Preta -Pertence ao povo das Cobras que trabalha dentro do Reino das Matas.Exu Come Fogo -Ronda nas cercanias dos crematórios e pertence ao povo do forno.Exu Coquinho -Que integra (dentro do Reino da Lira)Exu da Estrada -Que trabalha nas rotas e estradas (povo do Cruzeiro da Rua)Exu da Lama -Tem a incumbência onde há incêndios e faz parte do Povo do Forno.Exu Dalva -Pertence ao Povo do Cruzeiro do Espaço. Gosta de trabalhar quando está amanhecendo e recebe as oferendas em terrenos abertos.Exu do Ar -Trabalha sob o comando de Exu dos Ventos.Exu Formiga -Pertence ao Povo das Campinas, mora perto dos formigueiros onde procura um de seus alimentos predilectos: as formigas.Exu Gato -Prefere trabalhar nas encruzilhadas dos montes.Exu Gererê -Trabalha dentro do mar, pertence ao povo dos pescadores, de fato, seu nome significa “red” em linguagem banto.Exu Hora Grande -Outro tipo de nome que se usa para referir-se a Exu Meia-Noite.Exu Kolobô -Que trabalha nos cemitérios e ataca condolências, pertence ao povo das Mirongas.Exu Lalu -Trabalha nas encruzilhadas da praia sob as ordens de Exu Mirim.Exu Limpa Trilhos -Trabalha nas vias de trem abrindo os caminhos, pertence ao povo da Encruzilhada de Trilhos e seu chefe directo é o Exu Marabô.Exu Mangue -Vive nos mangues.Exu do Pantanal -pertence ao povo do Lodo.Exu Pinga Fogo -Que pertence ao povo dos Fornos ou do Fogo (povo do fogo material)Exu Relâmpago -Trabalha no povo da Encruzilhada do Espaço (pontos cardinais), sob as ordens de Seu Sete Gargalhadas.Exu Sete Horas -Que pertence ao povo do Cruzeiro do Espaço.Exu Tira Tôco -Trabalha nos montes de Eucaliptos a beiradas do mar. Pertence ao povo da mata da praia.Exu Tranca Gira -Trabalha nos cruzeiros sob as ordens de Exu Tranca Tudo.Pomba gira da Terra -Trabalha nos cemitérios.Pomba gira Rosaria -Trabalha nos mercados e feiras.Pomba gira Sete Folhas -Pertence ao povo das árvores e trabalha na entrada dos montes.OFEREÇO TAMBÉM A SEGUINTE LISTA:Exu AlebaExu ApavenãExu BanzéExu BaráExu BauruExu Boca de FogoExu CaçambaExu CandôExu CasamenteiroExu Chico PretoExu da FigueiraExu da GuinéExu da LaranjeiraExu da LimeiraExu do CongoExu do MarExu EspetoExu Folha SecaExu GibóiaExu João CaveiraExu João da BaiaExu João das AlmasExu João CalungaExu João MandingaExu João MirongaExu João PepeuExu LaborêExu LoáExu LofeExu LonãExu MadeiroExu MaiôExu MareiroExu MarombaExu MarujoExu MatançaExu MiloáExu MirôExu Olho GrandeExu PanteiraExu Pedra roxaExu Pena de CorujaExu Pena de UrubuExu Pena PretaExu PimentaExu ReboloExu SerapiãoExu Sete BaforadasExu Sete DiasExu Sete FacasExu Sete MontesExu Sete PregosExu Tata NdaíExu TataláExu TatuExu TibiriExu Tira TeimaExu ToquinhoExu Treme TerraExu Três Encruzilhadas da PerdiçãoExu Três PenasExu TroncoExu TronqueiraExu TrovoadaExu TuniquinhoPomba gira AkiesanPomba gira AruáPomba gira CarangolaPomba gira da LombaPomba gira das CachoeirasPomba gira das CobrasPomba gira das FloresPomba gira de BelémPomba gira de MaceióPomba gira de Máfia (da Ilha de Máfia na África)Pomba gira de Pemba (da Ilha de Pemba na África)Pomba gira DetêPomba gira do BananalPomba gira do JardimPomba gira do LuarPomba gira do OrientePomba gira do RioPomba gira do Sol e da LuaPomba gira GanzáPomba gira KirombôPomba gira MalevaPomba gira Maria Alagoana (de Alagoas)Pomba gira Maria Baiana (da Baia)Pomba gira Maria ColodinaPomba gira Maria da PraiaPomba gira Maria das AlmasPomba gira Maria de Minas (de Minas)Pomba gira Maria FarraposPomba gira Maria LixeiraPomba gira Maria MulamboPomba gira Maria NavalhaPomba gira Maria QuitériaPomba gira Maria RosaPomba gira Maria TúnicaPomba gira Moça BonitaPomba gira MundanaPomba gira Rosa AmarelaPomba gira Rosa CaveiraPomba gira Rosa PretaPomba gira Rosa RoxaPomba gira RosinhaPomba gira Sete ChocalhosPomba gira Sete CoresPomba gira Sete EstrelasPomba gira Sete MaridosPomba gira Sete OndasPomba gira Sete SaiasSARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM..

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​☀️🇧‌🇴‌🇲‌ 🇩‌🇮‌🇦‌🌤Vamos dar início às postagens devocionais do dia0⃣9⃣/1⃣2⃣/2️⃣1⃣。・♡.°• •° 🌹 Semeando com Amor .•°🌼🌼°•.🍃🍃_{🍃🌸🍃__________________ 🍃🌸🌸🍃°•🌸🍃°• 🌸🌸🍃 _ •.¸ ✫¸¸.•*•❥✫❝"... 💁🏻 💁🏻‍♂ ✔ .•°.•°🍃🌼🌼 .•°.•°🌼🍃 ... Nem todo mundo terá maturidade espiritual o suficiente para entender suas conclusões, então não se preocupe com as palavras contrárias, ainda que "usem" a Bíblia para contradizer o seu posicionamento, não se deixe abater, o Diabo conhece a Bíblia do início ao fim, mas não a revelação por trás da palavra.... ❞✫¸¸.•*•❥✫♡ ♡✍ °°•🌼🌼°°• 🙋🏻‍♀✍ °❤️ °°•🍃🌸•°🍃🌸🌸🍃°•🌸🌸↪ Deus é contigo...✍°°•🌹🍃🍃°°• _ Graça e paz. Bom dia Babalorixa Euripedes 。・゚♡ ゚・・゚♡・。。゚♡゚・。* 🌸🍃

OS ESPÍRITOS NÃO PERMANECEM NOS TÚMULOSComo se sabe, a visita às sepulturas apenas expressa que lembramos do amado ausente. Mas saibam que, não é o lugar, os objetos, as flores e as velas que realmente importam. O que vale é a intenção, a lembrança sincera, o amor e a oração. Túmulos suntuosos não importam e não fazem diferença para aquele que partiu.Podemos orar por eles, em qualquer lugar, porque eles sentem e recebem as nossas vibrações, orações e pensamentos. O lugar não importa, desde que a prece seja sincera. Da mesma forma que ligamos pelo celular para alguém que mora em outro país, podemos também orar de qualquer lugar para os entes queridos que vivem na pátria espiritual, usando o pensamento.Quando oramos, a força do pensamento emite um fio luminoso impulsionado pelo sentimento de amor, indo ao encontro do espírito para o qual rogamos as bênçãos de Deus. Porém, o que importa é orarmos com sinceridade em benefício deles; afinal, se os nossos parentes e amigos já estão felizes na pátria espiritual, as nossas preces aumentarão ainda mais essa felicidade. Caso estejam sofrendo, como os espíritos que estão no Umbral, perdidos, desorientados, ou no Vale dos suicidas, as nossas orações são um bálsamo, com o incrível poder de aliviar as suas dores, aflições e sofrimentos. No Livro dos Espíritos, ANDRE LUIZ esclarece sobre a não permanência dos espíritos nos túmulos. Os espíritos elevados se comunicam pela oração sincera e não necessitam de rituais específicos. O próprio ANDRE menciona: “Os Espíritos, enquanto encarnados, acham-se localizados, por isso mesmo que constituem uma espécie de matéria, porém, uma vez desencarnados, não o estão mais” Além disso, a Revista Espírita de janeiro de 1866, em seu artigo sobre “A comunicação dos espíritos”, detalha como as preces sinceras e pensamentos elevados são capazes de alcançar e confortar os espíritos em qualquer estado que estejam. Isso demonstra a importância do sentimento e da sinceridade da prece, detrimento do local físico. 🕊️🕯️ Luz e paz em nossos corações!SIGA 👉 Espalhando Adoutrina Espirita.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!!