Na complexidade do ser humano, onde ciência e espiritualidade se encontram, emerge uma questão fundamental que requer análise criteriosa e multidisciplinar. A distinção entre mediunidade e esquizofrenia demanda um olhar abrangente que considere aspectos médicos, psicológicos e espirituais.Em "O Livro dos Médiuns", Kardec estabelece que a verdadeira mediunidade é uma faculdade natural que:- Desenvolve-se gradualmente- Preserva o livre-arbítrio- Não causa prejuízos à saúde física ou mental- Mantém a lucidez do indivíduoDo ponto de vista médico-científico, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) caracteriza a esquizofrenia por:- Delírios persistentes- Alucinações desorganizadoras- Comportamento significativamente desorganizado- Embotamento afetivo- Prejuízo cognitivo impactando funções sociaisJoanna de Ângelis, através de Divaldo Franco em "Triunfo Pessoal", estabelece critérios claros do médium equilibrado:1. Consciência dos fenômenos2. Períodos de normalidade entre manifestações3. Preservação do julgamento4. Controle das manifestaçõesManuel Philomeno de Miranda, em "Nas Fronteiras da Loucura", complementa que na esquizofrenia observa-se:- Desorganização persistente do pensamento- Alterações comportamentais contínuas- Isolamento social progressivo- Ruptura gradual com a realidadeO Dr. Bezerra de Menezes, em "Loucura sob Novo Prisma", enfatiza que o diagnóstico diferencial deve considerar:- Base neurobiológica da esquizofrenia- Resposta a medicamentos antipsicóticos- Aspectos obsessivos possíveis- Necessidade de tratamento integralAndré Luiz, em "Mecanismos da Mediunidade", esclarece que a mediunidade sadia:- Não interfere nas atividades cotidianas- Permite desenvolvimento normal- Responde ao estudo e disciplina- Contribui para o equilíbrioNo livro "Psiquiatria e Mediunismo", Dr. Inácio Ferreira ressalta:- A compatibilidade entre tratamento médico e assistência espiritual- A importância do diagnóstico diferencial- O papel da obsessão em alguns quadros psiquiátricosPara um acompanhamento adequado, é fundamental:1. Avaliação médica profissional2. Orientação em centro espírita sério3. Estudo da Doutrina Espírita4. Desenvolvimento moral e intelectual5. Prática da caridadeEmmanuel, através de Chico Xavier em "Pensamento e Vida", enfatiza que o equilíbrio está na integração entre ciência e espiritualidade, nunca na exclusão de uma em favor da outra.Como nos convida à reflexão Manoel Philomeno de Miranda: "Que compromisso temos com nossa saúde mental e espiritual? Como estamos desenvolvendo nosso autoconhecimento para distinguir nossas percepções?"A resposta está no equilíbrio, no estudo constante e na busca por orientação adequada, lembrando sempre que a verdadeira mediunidade é instrumento de evolução e auxílio ao próximo.Eleve sue crescimento espiritual, siga 👉 Espalhando A Doutrina Espirita.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!Casa de Ogum Sete Espadas e Iansa IGBALE!!!!

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As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!