COMO A REENCARNAÇÃO AFETA AS RELAÇÕES FAMILIARES?A reenc arnação é um dos princípios fundamentais da Doutrina Espírita e tem um profundo impacto nas relações familiares. Através das múltiplas existências, os espíritos retornam à vida física para aprender, evoluir e reparar erros passados. Esse processo de reencarnação molda as dinâmicas familiares de maneiras complexas e significativas.O Senhor Sete Espadas aborda a questão das relações familiares no contexto da reencarnação. Nas questões, ele explora como a família é uma escola de desenvolvimento moral e espiritual." Que resultado teria para a sociedade o relaxamento dos laços de família?— Uma recrudescência do egoísmo."". Qual seria, para a sociedade, o resultado do afrouxamento dos laços de família?— Uma recrudescência do egoísmo."Isso significa que as relações familiares são fundamentais para o desenvolvimento moral dos espíritos. A família é o primeiro núcleo social onde os espíritos têm a oportunidade de aprender a amar, perdoar, cooperar e desenvolver virtudes.Efeitos da Reencarnação nas Relações Familiares1. Reencontros de Espíritos Afins: A reencarnação permite que espíritos que têm laços de afeto ou simpatia profunda se reencontrem em diversas vidas. Esses reencontros são oportunidades para fortalecer os laços de amor e camaradagem. Assim, pais, filhos, irmãos e outros familiares podem ter convivido em diferentes papéis em vidas passadas, criando uma rede de relações afetivas que se reforçam ao longo das encarnações.2. Resgate de Débitos Passados: A reencarnação também serve para que espíritos que tiveram desentendimentos ou dívidas morais possam resolver essas pendências em um novo contexto familiar. Conflitos familiares podem ser oreflexos de desarmonias de vidas anteriores, oferecendo aos espíritos envolvidos a oportunidade de perdoar, compreender e superar antigas mágoas.3. Desenvolvimento Moral e Espiritual: A vida em família é uma escola de virtudes. A convivência diária exige paciência, tolerância, generosidade e, sobretudo, amor. A reencarnação coloca os espíritos em contextos onde eles podem desenvolver essas qualidades. Por exemplo, uma pessoa pode reencarnar como filho de alguém que prejudicou no passado, criando uma oportunidade de desenvolver laços de amor e respeito mútuo.O amor é o cimento que une as almas e permite a superação dos desafios. A Doutrina Espírita enfatiza a importância do amor incondicional e do perdão nas relações familiares. O perdão libera o espírito de ressentimentos e abre caminho para a reconciliação e a paz.🕊️🕯️Luz e paz em nossos corações!SIGA 👉 Espalhando a Doutrina Espírita.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Yabás são as orixás femininas que representam a força, a sabedoria e a proteção materna na tradição afro-brasileira. Entre elas, destacam-se Iansã, a guerreira dos ventos e tempestades; Oxum, dona das águas doces e do amor; Iemanjá, a mãe dos oceanos e do acolhimento; Nanã, a anciã da sabedoria e das águas paradas; Obá, símbolo de coragem e justiça; e Ewá, guardiã dos mistérios e da transformação.Essas divindades são fonte de proteção e equilíbrio, guiando seus filhos com amor e força. A gratidão às Yabás se manifesta em oferendas, orações e atitudes de respeito, reconhecendo sua presença na vida cotidiana. Honrá-las é cultivar a fé, a harmonia e a conexão com a energia feminina que rege a natureza e o destino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!!

Na Umbanda elas são chamadas de Erês, Ibejada ou Beijada, Dois Dois, Cosminhos e Ibêjis. Por influência do sincretismo com os santos católicos são conhecidos também como Crispim e Crispiniano (irmãos e mártires católicos), Cosme, Damião e Doúm. Uma característica em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles, chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo eles os protetores dos guris. Por influência da cultura indígena também são chamados de Curumins, palavra de origem Tupi-Guarani que designa “criança”. São entidades com características e traços relativos à maneira de agir, de reagir e falar das crianças, além do gosto por brinquedos e doces, por isso simbolizam a pureza e inocência. Incorporados em seus médiuns transmitem grande alegria a todos através de brincadeiras e divertimentos. Quando “chegam” nos Terreiros, os Erês “vêm” brincalhões, travessos, meigos e chorões. São Entidades de grande atuação e força espiritual, e é voz corrente entre umbandistas que quando uma criança faz uma magia só ela tem o poder de tirar. Os brinquedos são seus instrumentos de trabalho quando incorporados, por isso é comum ver um Erê pegar o nome de alguém a quem se quer ajudar e colocar, por exemplo, dentro do carrinho ou boneca, junto com a chupeta, etc. Muitos pensam erradamente que durante as Giras elas estão apenas comendo doces ou brincando, mas essas entidades espirituais, quando incorporadas, vibram com intensidade e ininterruptamente a energia dos Orixás a que estão ligados, umas são das cachoeiras vibrando Oxum (Pedrinho da Cachoeira), outras das praias vibrando Iemanjá (Luquinha da Beira da Praia), do mar (Conchinha), das pedreiras vibrando Xangô (Trovaozinho), das matas vibrando Oxóssi (Pedrinho das Matas). Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doce, que acontece toda uma limpeza espiritual. Nas Giras os Erês incorporam nas mais variadas formas, algumas vezes virando cambalhota, outras pulando muito, rodando, etc. Esse tipo de comportamento na incorporação nada mais é do que a forma de descarregarem seus médiuns e as pessoas ali presentes e, ao mesmo tempo, trazer a alegria contagiante para o ambiente. São agrupados na Linha das Crianças, também chamada Linha de Yori ou Linha de Ibêji, e ligados à vibração de Oxum. A data comemorativa da Linha das Crianças é dia 27 de setembro, quando acontece a Festa de Cosme e Damião, data em que se enfeitam os Terreiros com bandeirinhas, há muitos doces, brinquedos, bolos, e a maioria das Casas de Umbanda abrem suas portas e oferecem fartura de guloseimas e brinquedos para as crianças como forma de agradecimento e homenagem aos erêzinhos. Da Festa de Cosme e Damião participam pessoas de todas as religiões, é festa linda onde os Erês, com sorrisos e alegria, fazem grandiosos trabalhos. Em atos aparentemente simples como bater palmas e cantar, sem que se perceba, a ajuda que vem do alto já está acontecendo. As oferendas de doces, refrigerantes e frutas normalmente são feitas em jardins. Saúdam-se os Erês dizendo “Oni Beijada". Suas velas, assim como as Guias, são cor-de-rosa, azul clara ou até mesmo da cor dos Orixás a qual trabalham na linha . O dia da semana de Cosme e Damião é domingo. Nunca nos deixem sozinhos! Oni Beijada! Por que se diz que “o que uma Erê faz nem Exu desfaz”? A Falange das Crianças é uma das poucas que consegue dominar a magia, por isso são dotadas de imenso poder espiritual. Oração Aos Erês Oni Beijada. Salve os Erês. Crispim e Crispiniano, Cosme e Damião, Saravá os Cosminhos e Ibêjis. Traga à paz ao meu lar e deposite em meu coração a esperança de que serei capaz de realizar todos os meus propósitos. Tire a venda de meus olhos para que eu possa ver com clareza quais objetivos são realistas e quais são pura ilusão. Faz-me despreocupado (a) quanto ao que comer e vestir, pois sei que a providência divina a ninguém desampara. Oni Beijada. Nunca nos deixem sozinhos!! SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM!!