Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2023

5 COZINHA RITUALÍSTICA Canjica branca Canjica branca cozida, leite de coco. Colocar a canjica em tigela de louça branca, despejando mel por cima, e uvas brancas, se desejar. Canjica Cozida Refogada com azeite doce, cebola e camarão seco. Manjar do Céu Leite, maizena, leite de coco, açúcar Sagu com leite de coco Colocar o sagu de molho em água pura de modo a inchar, depois de inchado, retirar a água e levar ao fogo com leite de coco, de modo a fazer um mingau bem grosso, colocar em tigela de louça branca. LENDAS DE YEMANJÁ Yemanjá teve muitos problemas com os filhos. Ossain, o mago, saiu de casa muito jovem e foi viver na mata virgem estudando as plantas. Contra os conselhos da mãe, Oxossi bebeu uma poção dada por Ossain e, enfeitiçado, foi viver com ele no mato. Passado o efeito da poção, ele voltou para casa mas Yemanjá, irritada, expulsou-o. Então ogum a censurou por tratar mal o irmão. Desesperada por estar em conflito com os três filhos, Yemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar. Yemanjá foi casada com Okere. Como o marido a maltratava, ela resolveu fugir para a casa do pai Olokum. Okere mandou um exército atrás dela mas, quando estava sendo alcançada, Yemanjá se transformou num rio para correr mais depressa. Mais adiante, Okere a alcançou e pediu que voltasse; como Yemanjá não atendeu, ele se transformou numa montanha, barrando sua passagem. Então Yemanjá pediu ajuda a Xangô; o orixá do fogo juntou muitas nuvens e, com um raio, provocou uma grande chuva, que encheu o rio; com outro raio, partiu a montanha em duas e Yemanjá pôde correr para o mar. Exu, seu filho, se encantou por sua beleza e tomou-a a força, tentando violentá-la. Uma grande luta se deu, e bravamente Yemanjá resistiu à violência do filho que, na luta, dilacerou os seios da mãe. Enlouquecido e arrependido pelo que fez, Exu “saiu no mundo” desaparecendo no horizonte. Caída ao chão, Yemanjá entre a dor, a vergonha, a tristeza e a pena que teve pela atitude do filho, pediu socorro ao pai Olokum e ao criador Olorum. E, dos seus seios dilacerados, a água, salgada como a lágrima, foi saindo dando origem aos mares. Exu, pela atitude má, foi banido para sempre da mesa dos orixás, tendo como incumbência eterna ser o guardião, não podendo juntar-se aos outros na corte. Por isso Yemanjá é representada na imagem com grandes seios, simbolizando a maternidade e a fecundidade. Você Aprendeu: Sobre a Orixá Yemanjá; As principais características de Yemanjá; Quais suas atribuições; As características dos filhos de Yemanjá; As comidas oferecidas à Yemanjá; Algumas Lendas de Yemanjá.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM.!

Imagem

2 Apesar dos preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum como Yemanjá à função da maternidade, pode estabelecer-se uma boa distinção entre esse conceitos. As duas Orixás não rivalizam (Yemanjá praticamente não rivaliza com ninguém, enquanto Oxum é famosa por suas pendências amorosas que a colocaram contra Iansã e Obá). Cada uma domina a maternidade num momento diferente. A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Yemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento. Numa Casa de Santo, Yemanjá atua dando sentido ao grupo, à comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar; criando raízes e dependência; proporcionando sentimento de irmão para irmão em pessoas que há bem pouco tempo não se conheciam; proporcionando também o sentimento de pai para filho ou de mãe para filho e vice-versa, nos casos de relacionamento dos Babalorixás (Pais no Santo) ou Ialorixás (Mães no Santo) com os Filhos no Santo. A necessidade de saber se aquele que amamos estão bem, a dor pela preocupação, é uma regência de Yemanjá, que não vai deixar morrer dentro de nós o sentido de amor ao próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente ou amigo muito querido. É a preocupação e o desejo de ver aquele que amamos a salvo, sem problemas, é a manutenção da harmonia do lar. É ela que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres aquáticos e provendo o alimento vindo do seu reino. É ela quem controla as marés, é a praia em ressaca, é a onda do mar, é o maremoto. Protege a vida marinha. Junta-se ao orixá Oxalá complementando-o como o Princípio Gerador Feminino.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM !

Imagem

CASA DE OGUM SETE ESPADAS E IANSÃ E IGBALE,! Curso de Umbanda YEMANJÁ Deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares. Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás Iorubanos, enquanto a maternidade dos Orixás Daomeanos é atribuída a Nanã. Por isso à ela também pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros. Comparada com as outras divindades do panteão africano, Yemanjá é uma figura extremamente simples. Ela é uma das figuras mais conhecidas nos cultos brasileiros, com o nome sempre bem divulgado pela imprensa, pois suas festas anuais sempre movimentam um grande número de iniciados e simpatizantes, tanto da Umbanda como do Candomblé. Pelo sincretismo, porém, muita água rolou. Os jesuítas portugueses, tentando forçar a aculturação dos africanos e a aceitação, por parte deles, dos rituais e mitos católicos, procuraram fazer casamentos entre santos cristãos e Orixás africanos, buscando pontos em comum nos mitos. Para Yemanjá foi reservado o lugar de Nossa Senhora, sendo, então, artificialmente mais importante que as outras divindades femininas, o que foi assimilado em parte por muitos ramos da Umbanda. Mesmo assim, não se nega o fato de sua popularidade ser imensa, não só por tudo isso, mas pelo caráter, de tolerância, aceitação e carinho. É uma das rainhas das águas, sendo as duas salgadas: as águas provocadas pelo choro da mãe que sofre pela vida de seus filhos, que os vê se afastarem de seu abrigo, tomando rumos independentes; e o mar, sua morada, local onde costuma receber os presentes e oferendas dos devotos. São extremamente concorridas suas festas. É tradicional no Rio de Janeiro, em Santos (litoral de São Paulo) e nas praias de Porto Alegre a oferta ao mar de presentes a este Orixá, atirados à morada da deusa, tanto na data específica de suas festas, como na passagem do ano. São comuns no reveillon as tendas de Umbanda na praia, onde acontecem rituais e iniciados incorporam caboclos e pretos-velhos, atendendo a qualquer pessoa que se interesse.SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM !

Imagem

Palavras de pai EURIPEDES DE OGUM! Dentro de mim, tem um mundo que poucos conhecem. As vezes nem eu mesma. O que sei é que gosto do sorriso aberto, de música boa, de bom papo. Gosto de quem me faz rir, de quem não tem medo de falar suas verdades, de quem tem um coração disposto. De quem faz dos momentos da vida milagres eternizados. Gostos dos que passam e marcam, dos intensos, dos corajosos. Gosto daqueles que deixam que seus olhos falem. Aprecio e quero a beleza de tudo que está ao redor, do visível e invisível. Quero é encanto, quero é milagre acontecendo dentro de mim. Quero é meu coração em pulos, enquanto a alma sorri.PAI EURIPEDES DE OGUM OTIMA SEMANA A TODOS E BOM ESTUDO

Não adianta o terreiro está cheio de pessoas e vazio de fé ! Pensa nisso !Ah filho terreiro não e boteco para viver cheio, terreiro não e casa de festa para viver lotado. Não adianta o terreiro tá lotado de médium e assistente se dentro do terreiro não exite respeito, fé,amor, caridade, união e os princípios básicos da Umbanda. Existe muitos terreiros cheios de pessoas mas vazio de fé. Quantidade não e sinal de qualidade mas vale 5 médiuns responsáveis com as lei divinas e disposto ao trabalho da Umbanda do que 20 médiuns sem disciplina sem comprometimento e sem vontade de trabalhar na Umbanda. Não adianta o terreiro esta cheio de pessoas mas faltar o essencial da Umbanda fé , caridade e respeito. SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM !

Hoje eu tenho na casa 1 a 2 mulher q se vem nesse requisito poriso trago isto hoje aqui "À VOCÊ MULHER DE IANSÃ"Sua vida nunca foi fácil, ela nunca foi vista como meiga e jamais ficou calada diante de alguns absurdos, injustiças despertam sua ira!Ela é, ela chora, ela ri, ela transborda em meio a tantas emoções .Ela não sabe o que é ser meio-termo.Ela sabe odiar, mas também sabe amar como ninguém.Demonstra entusiasmo inesperado, mas seus medos estão sempre escondidos dentro desse seu jeito forte de ser.Ela é sim ou não...meio termo a deixa irritada.Ela consegue entender todo mundo e muitas vezes não é compreendida por ninguém.Ela é tempestade e tranquilidade...Quando fica em silêncio, cuidado, ai mora o perigo!Ela é vida e morte..Ela sabe brincar com fogo como ninguém.Com ela é tudo ou nada.Ou você soma ou someNão minta, ela vai descobrir. Se perder a confiança dela, Você já era.Sabe chorar quando alguém está esperando um simples sorriso seu e reage quando imaginam que ela já está derrotada.Ela se torna cinzas para simplesmente renascer na hora certa.Ela visita o inferno das suas próprias emoções e volta ainda mais intensa e forte.Ela odeia sentimentos vazios, pessoas vazias, sem conteúdo.Ela é a coragem e também o medo de amar...Assim somos nós, filhas e filhos de Iansã ❤"SARCEDOTE DE UMBANDA PAI EURIPEDES DE OGUM !

_*BOA TARDE*_*No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros.*Será que hoje em dia, o apóstolo poderia nos dizer o mesmo ??? Esta terreiro de Tessalonicenses entendia a mensagem da cruz, e praticava o amor conforme Jesus havia ensinado. Não sei quanto à você, mas eu pelo menos, não tenho visto muitas pessoas acolhendo os necessitados, socorrendo o aflito e ajudando o desamparado !!! Vejo poucas pessoas, que abrem mão dos seus próprios interesses para servir uns aos outros !!! Pelo contrário, tenho visto pessoas, cada vez mais, mergulhadas em seus próprios interesses !!! O egoísmo tem tomado conta das pessoas, e sem perceber estão deixando de lado a obediência ao Senhor. Por isso precisamos nos arrepender e clamar a Deus.CASA DE OGUM SETE ESPADAS E IANSÃ E IGBALE.!ORAÇÃO: Senhor Deus, eu reconheço que não tenho praticado o amor de Cristo, e estou arrependido, por isso, eu lhe peço que tenhas misericórdia de mim e me perdoe. Derrame o Espírito do Senhor sobre mim, para que o Seu amor esteja em meu coração, e que assim eu possa ser uma testemunha vida das boas novas e do amor de Jesus. Eu oro em nome de Jesus. AXÉ.SARCEDOTE DE UMBANDA, EURIPEDES

Imagem

SOU MÉDIUM, VOU INCORPORAR?!Muitos médiuns que entram para um terreiro de Umbanda, seja pelo amor ou pela dor, se questionam: Por que não incorporo?! Por que giro, giro e a entidade não chega?!Aí eu pergunto: Será que todos podem incorporar pelo fato de estarem dentro de um terreiro de Umbanda??E respondo com toda convicção que NÃO, nem todos tem mediunidade de incorporação, somente os que tem é que passam por esse processo.Existem muitos tipos de médiuns, aqueles que incorporam, aqueles que escutam, aqueles que psicografam, aqueles que enxergam, que sentem, que cheiram o mundo espiritual, entre outros...Aí o médium vai perguntar: Se não incorporo, o que estou fazendo dentro do terreiro?!E eu respondo novamente: Mesmo aquele que não incorpora tem muitas funções dentro do terreiro. Como exemplo posso destacar:✓ Médium de Sustentação - Aquele que auxilia as entidades no qual chamamos de Cambone....✓ Médium de Toque e Canto - Aquele que é responsável por segurar a gira com os pontos cantados e o toque das atabaques, no qual chamamos de Curimba e Atabaqueiro...✓ Médium de Porteira - Aquele que é responsável pela entrada e saída das pessoas dentro do congá.A intenção em compartilhar dessas informações é para esclarecer que, independente da tua função dentro do terreiro, tu não é mais nem menos que ninguém....todos temos nossas responsabilidades, seja incorporado ou não, todos que fazem parte de um terreiro estão ajudando de uma forma ou de outra e merecem o mesmo respeito e tem o mesmo valor.Que Mãe Iansã abençoe! Axé a todos!Texto do Sarcedote de Umbanda pai Euripedes

Imagem

O CABOCLO Sete Encruzilhada.Falaremos hoje de um dos caboclos mais conhecidos dos nossos terreiros de Umbanda, o Seu Sete Encruzilhada. Caboclo que tem grande calma e paciência, passa aos consulentes toda a sua paz. Realiza diversos trabalhos, destacando-se os que são voltados ao equilibrio espiritual, reposição de força, fortalecimento energético. O caboclo Sete Encruzilhada se destaca também por ser um exímio puxador de entidades. Em terra, é um grande conselheiro, amigo e fiel, sempre tem a palavra certa para nos motivar em períodos de extrema dificuldades. No plano astral, faz um trabalho de coordenação junto as outras entidades de luz, no combate as entidades de Baixo Astral. Chefe de uma poderosa falange de caboclos que trabalham com o seu nome, este glorioso caboclo vem na vibração do Orixá Oxóssi, e é o seu representante na linha do nosso grande Pai Oxalá. OKÊ CABOCLO!!!SARAVÁ Seu SETE ENCRUZILHADA !!=============================SARCEDOTE DE UMBANDA !EURIPEDES !===========================

Imagem

Jamais se deixe abaterHoje estou passando aqui porque senti uma tristeza em seu coração, percebi que isso tem afetado sua vida de tal forma, que seu sorriso se apagou e sua vontade de vencer se dissipou. Você não é mais como era antes, seu jeito alegre e sorridente deram lugar ao desânimo e ao isolamento.Filho(a), as coisas não funcionam assim desse jeito, se deu errado agora o que você mais queria, tenha paciência e força de vontade, logo dará certo! O que não pode acontecer é você ficar desse jeito se entregando e desistindo de lutar. Preocupações todos vocês tem, independentemente das diferenças de cada um. A partir de agora, não quero sentir seu coração ferido de tristezas e angústias, quero ver você com o rosto virado pra frente e caminhando rumo as realizações de seus sonhos.Filho(a), com você estarei sempre e passaremos juntos pela linha de chegada e conseguiremos a vitória.Zé Pilintra..!!...🎲🎩💃🔱♣️♦️♠️❤️🍀💥.. Babalorixa Euripedes .

ZÉ PILINTRA NO CATIMBÓ No Nordeste do Pais, mas precisamente em Recife (na religião que conhecemos como Catimbó), ainda que nas vestes de um malandrão, a figura de Zé Pelintra, tem uma conotação completamente diferente. Lá, ele é doutor, é curador, é Mestre e é muito respeitado. Em poucas reuniões não aparece seu Zé. O reino espiritual chamado “Jurema”, é o local sagrado onde vivem os Mestres do Catimbó, religião forte do Nordeste, muito aproximada da Umbanda, mas que mantém suas características bem independentes. Na Jurema, Seu Zé, não tem a menor conotação de Exu, a não ser quando a reunião é de esquerda, por que o Mestre tem essa capacidade. Tanto pode vir na direita ou na esquerda. Quando vem na esquerda, não é que venha para praticar o mal, é justamente o contrário, vem revestido desse tipo de energia para poder cortá-la com mais propriedade e assim ajudar mais facilmente aos que vem lhe rogar ajuda. No Catimbó, Seu Zé usa bengala, que pode ser qualquer cajado, fuma cachimbo e bebe cachaça. Dança côco, Baião e Xaxado, sorri para as mulheres, abençoa a todos, que o abraçam e o chamam de padrinho. NOMES DE ALGUNS MALANDROS E MALANDRAS: Zé Pilintra Zé Malandro Zé do Coco Zé da Luz Zé de Légua Zé Moreno Zé Pereira Zé Pretinho Malandrinho Camisa Listrada 7 Navalhadas Maria do Cais Maria Navalha Você Aprendeu: Quem são os Malandros. As atribuições dos Malandros. A história de Zé Pilintra. Como Zé Pilintra se apresenta no Catimbó. Como os Malandros se apresentam na incorporação.Babalorixa Euripedes

Imagem

Uma é de ser muito brincalhão, gosta muito de dançar, gosta muito da presença de mulheres, gosta de elogiá-las ,etc... Outra é ficar mais sério, parado num canto assim como sua imagem, gosta de observar o movimento ao seu redor mas sem perder suas características. Às vezes muda um pouco, pede uma outra roupa, um terno preto, calças e sapatos também pretos, gravata vermelha e às vezes até cartola. Em alguns terreiros ele usa até uma capa preta. E outra característica dele é continuar com a mesma roupa da direita, com um sapato de cor diferente, fuma cigarros, cigarilhas ou até charutos, bebe batidas, pinga de coquinho, marafo, conhaque e uísque, rabo-de-galo; é sempre muito brincalhão, extrovertido. Seu ponto de força é na subida de morros, esquinas, encruzilhadas e até em cemitérios, pois ele trabalha muito com as almas, assim como é de característica na linha dos pretos velhos e exus. Sua imagem costuma ficar na porta de entrada dos terreiros, pois ele também toma conta das portas, das entradas, etc... É muito conhecido por sua irreverência, suas guias podem ser de vários tipos, desde coquinhos com olho de Exu, até vermelho e preto, vermelho e branco ou preto e branco. HISTÓRIA DE ZÉ PILINTRA José dos Anjos, nascido no interior de Pernambuco, era um negro forte e ágil, grande jogador e bebedor, mulherengo e brigão. Manejava uma faca como ninguém, e enfrentá-lo numa briga era o mesmo que assinar o atestado de óbito. Os policiais já sabiam do perigo que ele representava. Dificilmente encaravam-no sózinhos, sempre em grupo e mesmo assim não tinham a certeza de não saírem bastante prejudicados das pendengas em que se envolviam. Não era mal de coração, muito pelo contrário, era bondoso, principalmente com as mulheres, as quais tratava como rainhas. Sua vida era a noite. Sua alegria, as cartas, os dadinhos a bebida, a farra, as mulheres e por que não, as brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos, estes sempre dispensava, mandava embora, mesmo que precisasse dar uns cascudos neles. Mas ao contrário, aos falsos espertos, os que se achavam mais capazes no manuseio das cartas e dos dados, a estes enganava o quanto podia e os considerava os verdadeiros otários. Incentivava-os ao jogo, perdendo de propósito quando as apostas ainda eram baixas e os limpando completamente ao final das partidas. Isso bebendo aguardente, cerveja, vermouth, e outros alcoólicos que aparecessem.

Imagem

Sociedade Espiritualista CASA DE OGUM SETE ESPADAS E IANSÃ E IGBALE!! Curso de Umbanda MALANDROS Os malandros têm como principal característica de identificação, a malandragem, o amor pela noite, pela música, pelo jogo, pela boemia e uma atração pelas mulheres(principalmente pelas prostitutas, mulheres da noite, etc...). Isso quer dizer que em vários lugares de culturas e características regionais completamente diferentes, sempre haverá um malandro. O malandro de Pernambuco, dança côco, xaxado, passa a noite inteira no forró; no Rio de Janeiro ele vive na Lapa, gosta de samba e passa suas noites na gafieira. Atitudes regionais bem diferentes, mas que marcam exatamente a figura do malandro. No Rio de Janeiro aproximou-se do arquétipo do antigo malandro da Lapa, contado em histórias, músicas e peças de teatro. Alguns quando se manifestam se vestem a caráter. Terno e gravata brancos. Mas a maioria, gosta mesmo é de roupas leves, camisas de seda, e justificam o gosto lembrando que: “a seda, a navalha não corta”. Navalha esta que levavam no bolso, e quando brigavam, jogavam capoeira (rabos-de-arraia, pernadas), às vezes arrancavam os sapatos e prendiam a navalha entre os dedos do pé, visando atingir o inimigo. Bebem de tudo, da Cachaça ao Whisky, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto. São cordiais, alegres, dançam a maior parte do tempo quando se apresentam, usam chapéus ao estilo Panamá. Podem se envolver com qualquer tipo de assunto e têm capacidade espiritual bastante elevada para resolvê-los, podem curar, desamarrar, desmanchar, como podem proteger e abrir caminhos. Têm sempre grandes amigos entre os que os vão visitar em suas sessões ou festas. Existem também as manifestações femininas da malandragem, Maria Navalha é um bom exemplo. Manifesta-se como características semelhantes aos malandros, dança, samba, bebe e fuma da mesma maneira. Apesar do aspecto, demonstram sempre muita feminilidade, são vaidosas, gostam de presentes bonitos, de flores principalmente vermelhas e vestem-se sempre muito bem. Ainda que tratado muitas vezes como Exu, os Malandros não são Exus. Essa idéia existe porque quando não são homenageados em festas ou sessões particulares, manifestam-se tranqüilamente nas sessões de Exu e parecem um deles. Os Malandros são espíritos em evolução, que após um determinado tempo podem (caso o desejem) se tornarem Exus. Mas, desde o início trabalham dentro da linha dos Exus. Pode-se notar o apelo popular e a simplicidade das palavras e dos termos com os quais são compostos os pontos e cantigas dessas entidades. Assim é o malandro, simples, amigo, leal, verdadeiro. Se você pensa que pode enganá-lo, ele o desmascara sem a menor cerimônia na frente de todos. Apesar da figura do malandro, do jogador, do arruaceiro, detesta que façam mal ou enganem aos mais fracos. Salve a Malandragem! Na Umbanda o malandro vem na linha dos Exus, com sua tradicional vestimenta: Calça Branca, sapato branco(ou branco e vermelho), seu terno branco, sua gravata vermelha, seu chapéu branco com uma fita vermelha ou chapéu de palha e finalmente sua bengala. Gosta muito de ser agradado com presentes, festas, ter sua roupa completa, é muito vaidoso, tem duas características marcantes:

Imagem

Sagrado Exu Mirim, Clamo e peço licença para evocar o vosso Mistério divino que o Criador colocou sob vossa guarda.Amada criança que evolui à 7ª dimensão a minha Esquerda.Solicito a vossa presença nesse momento ao meu lado, para que me auxilie diante as diversas dificuldades que me encontro.Peço que anule todas as magias negativas e ações malignas de espíritos trevosos e demoníacos que estejam me atingindo.Peço que liberte das trevas todos os meus protetores.Que me liberte dos Guias espirituais e Guias familiares que possam ter sido atingidos por forças ou poderes negativos desconhecidos e incompreendidos por mim.Peço que recolha e positive todas as energias cósmicas que possam estar ocultas ou fora do alcance dos correspondentes protetores de luz.Peço que feche todos os portais negativos abertos através de ações negativas externas ou que foram abertos através de meus pensamentos e ações negativas.Peço que afaste as complicações de minha vida, identifique os focos negativos que me envolvem e anule essa ação.Revitalize minha saúde espiritual e material.Traga prosperidade, fartura e expansão no campo ou atividade profissional.Fortaleça minha Fé no Divino Criador.Em nome do Divino Criador, dos Regentes da Lei Maior e Justiça Divina e sob o amparo sagrado de Exu Mirim.Que Exu Mirim percorra todos os planos da Criação que eu esteja ligado.Que onde houver desequilíbrio, peço em nome do Senhor da Luz que restabeleça, reequilibre e auxilie todos os seres que habitam essas dimensões e realidades a assumir sua evolução diante aos ditames da Lei Maior e Justiça Divina.Laroyê Exu Mirim!Exu Mirim é Mojubá!🙏🔱🖤Babalorixa Euripedes

Imagem

Eu estou em terreiro para os meus guias, orixás e entidades...Eu vou por eles, faço por eles...Não me preocupo com estética, não me preocupo com alinhamentos, não me preocupo com status...Eu me preocupo em ter sempre o fumo e palheiro pro meu nego veio, bebida e charuto pro meu povo de esquerda, coisas de meu caboclo, beijada, Ogum, e assim vai